13 de agosto de 2019
O 15º Colóquio de Moda em sua 12ª edição Internacional é um congresso científico que tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações.
Com periodicidade anual, o Colóquio de Moda consolidou-se como o maior espaço de intercâmbio acadêmico-científico entre pesquisadores, líderes e membros de grupos de pesquisa, docentes e estudantes oriundos dos Programas de Pós-Graduação e dos cursos de Graduação do país nas áreas de Moda, Design, Artes, História, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração, Marketing, Publicidade e Jornalismo.
A programação do Colóquio de Moda inclui: minicursos e oficinas; conferências nacionais e internacionais; mesas temáticas desenvolvidas sob as perspectivas: Modos de Pensar e Modos de Fazer fomentadas por palestrantes convidados e mediadores; e apresentações de trabalhos nas sessões de GTs e no Congresso de Iniciação Científica, cujos artigos tenham sido devidamente aprovados pela Comissão Científica do Congresso. Ainda contamos com a realização de exposições, mostras de produtos locais, circuito cultural e o circuito de moda regional.
No dia 3 de Setembro as 10h, Maya Marx Estarque, professora do IED Rio, participa da mesa redonda Colaborações entre arte e Moda com a palestra Confluência e Hibridação entre Arte e Moda no Processo Criativo de Criadores Contemporâneos.
Arte e moda são dois campos de inovação contínua e expressão criativa. No entanto, mesmo que estejam seguidamente se relacionando, eles são decididamente distintos um do outro: enquanto a arte é livre de quaisquer restrições, a moda tem tarefa prática de vestir e esta vinculada às exigências de mercado e processos de fabricação. Esta mesa propõe apresentar pesquisas recentes de colaboração entre Arte e Moda, que vão muito além de apresentar o hábito recorrente e histórico de designers que se “inspiram” na Arte quando não conseguem dar soluções mais criativas em suas coleções. Interessa aqui demonstrar um novo e empolgante espaço onde os dois campos se encontram para questionar como pode ser o futuro do emparelhamento da arte com a moda, não apenas como obras de arte, mas como ofertas inovadoras de como compor as aparências, que permitem aos designers criar para além dos domínios tradicionais da moda. Com o suporte de tecnologias contemporâneas disponíveis, há a introdução de uma inteligência e alegrias subversivas nesses projetos de produtos de produtos de uso e/ou de contemplação que desafiam a tradição da marca, do artista ou do designer para tentar algo novo. Cria-se, assim, um trabalho verdadeiramente extraordinário e original, são os chamados colecionáveis cult, alinhados a expansão dos meios de expressão e liberdade artística, que resultam em colaborações sensacionais entre os dois campos.
Sobre a palestra:
No campo da criação contemporânea a hibridação entre arte e moda se estabelece como norteador de diversas expressões tais como: produção de imagens, coleções de moda, desfiles ou performances que ressaltam o corpo e sua extensão, a veste como elementos geradores de múltiplas propostas. Criadores como Miuccia Prada e Jeff Koons ou grandes marcas como Louis Vuitton e Chanel foram capazes de explorar esse continuo diálogo entre arte e moda, desde o seu processo criativo até o resultado de propostas que podem levar o corpo e a sua exposição ao limite da experiência artística.
Sobre Maya Marx Estarque:
Professora da disciplina Cultura e História da Moda do Master Profissional em Marketing de Moda desde 2015. Co-coordenadora do GT Gestão e Negócios de Moda do Colóquio Internacional de Moda. Doutora e graduada em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Espanha e especialista em Design de Moda pelo Senai Cetiqt. Pesquisa sobre a interação entre arte, moda e corpo na atualidade com desdobramentos em identidade, comportamento e consumo.
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