IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

METODOLOGIA MA.DE.IN GANHA MANIFESTO NO IED RIO

11 de abril de 2018

Josep Ferrando e Ayara Mendo lançam documento por uma nova proposta metodológica no design de espaços

 

 

Manifesto

Etimologia. do latim manifēstus, ‘palpável, evidente’.

1. Declaração trazida a público para fins diversos, na qual uma pessoa ou grupo expõe determinado posicionamento, concepção ou programa.

2. Gênero textual surgido nas vanguardas modernas, usado como instrumento de legitimação política e poética para um determinado grupo de artistas e intelectuais.

No dia 22 de março, o arquiteto catalão e mentor do Master Profissional em Design de Espaços Josep Ferrando lançou o Manifesto MA.DE.IN, um conjunto de princípios e ações para uma nova metodologia no design espacial. Consolidação da obra de Josep, o documento busca articular uma agenda de ensino e pesquisa em arquitetura, que há dez anos vem sendo desenvolvida na prática entre as cidades do Rio e Barcelona.  

Aula do Master Profissional em Design de Espaços

“Este manifesto se propõe a expressar os princípios e ações em construção, que compõem uma nova forma de olhar, pensar e se manifestar espacialmente. MA.DE.IN é uma metodologia para aprender a ver e a construir processos, no lugar de construir resultados. Temos uma metáfora na qual dizemos que não ensinamos receitas, mas que ensinamos a cozinhar. Não ensinamos a fazer um bom prato, mas a entender os materiais, compreender os ingredientes da cozinha, e entender quais combinam melhor e quais combinam pior” – afirma Josep.

O manifesto foi lançado no IED Rio, durante uma palestra na qual Josep e Ayara Mendo – coordenadora do curso – deram exemplos de aplicações práticas da metodologia MA.DE.IN na obra do arquiteto e em trabalhos de alunos do curso. O documento possui sete tópicos, dualidades que expressam o sistema de valores desse novo fazer construtivo: conhecimento x inspiração; processo x resultado; sistema x forma; eficiência x acessório; multiescala x escala; rigoroso x aleatório; experiência x imagem.

Confira o manifesto na íntegra aqui.


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.