IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Momentos Rio | Festival de dança

9 de maio de 2019

Festival de dança convida alunos a participarem de montagem do espetáculo.

O Projeto:
O projeto internacional de performance dança-teatro Momentos foi criado por Vinicius na cidade de Viena com o apoio da Universidade de Viena, aonde é docente de dança, desde 2011. Em 2013 o projeto chegou à cidade de Innsbruck, e seguiu para o Rio de Janeiro, em 2015, e Curitiba em 2017, através do apoio da Embaixada e do Consulado da Áustria. Em janeiro de 2018 comemoraram a décima-primeira produção do Momentos Wien (Viena).
2018 a Audi do Brasil apresentou Momentos Rio e Momentos Curitiba-SJP, oferecendo o apoio financeiro para a realização do espetáculo “Fragilidade Humana“. 
2019 a Embaixada da Áustria em Brasília estará proporcionando a inauguração da quarta Cidade-Momentos: Brasília.
Momentos Rio será sediado em 2019 na Cidade das Artes e no Centro Coreográfico do Rio.
Estudantes do IED Rio terão a oportunidade de participar deste grande projeto internacional este ano, com as suas próprias idéias e autonomia dentro do tema pré-estabelecido pela produção este ano “O fio da meada”. Não há custos para que alunos IED Rio participem do projeto multidisciplinar. O resultado final será a montagem de um espetáculo, incluindo figurino, cenografia, etc.
O projeto oferece aos alunos a possibilidade de agregar ao seu portfólio fotos da produção do projeto, ter seu nome no programa oficial da quarta edição “O Fio da Meada” além de nome, foto e currículo na página oficial do projeto no Facebook.
Sobre Vinicius:
Carioca, naturalizado alemão e residindo em Münster, Alemanha, nos últimos 27 anos. É etnólogo (Westfälische Wilhelms-Universität Münster), coreógrafo (mestrado em coreografia na Middlesex University London), pedagogo de dança (Deutsches Institut für Tanzpädagogik, Berlin), dançarino e poeta. Co-fundador do Instituto Fantast Artist – Treinamento & Consultoria para cantores e bandas na área de performance para palco, assim como co-autor do livro: Vocal Performance Coach, PPV Verlag, 200.
Em maio de 2015 dirigiu, produziu e lançou o poético “Starting a New Day – Abschied Despedida Farewell“ pelo Fantast Records, com 23 poesias de própria autoria em alemão, inglês e português. Em dezembro de 2015 o CD foi condecorado pela Deutsche Popstiftung com 2 prêmios: 1° lugar para a melhor canção pop latina e 2° lugar a melhor trilha sonora de filme.  O mesmo foi lançado em Viena (em maio de 2016) e no Rio de Janeiro, apresentado pelo Goethe-Institut Rio (em julho de 2016).
Também ministra oficinas de dança internacionais para crianças e adultos em vários países europeus, entre eles França, Islândia, Áustria, Eslovénia, Ucrânia, Eslováquia etc; Sou docente na Westfälische Wilhelms-Universität Münster (na Musikhochschule Münster – cadeira „Bühnenperformance“), e docente convidado para dança nas Universidades de Viena, Innsbruck e Salzburg.
Site oficial
Facebook
Dados de base e estruturais sobre o projeto Momentos Rio
Datas de ensaios/apresentação: 
13 a 25 de julho: Cidade das Artes – ensaios
26 de julho : estréia às 19hs na Cidade das Artes
27 e 28 de julho: segunda e terceira apresentação às 19hs na Cidade das Artes
03 e 04 de agosto: apresentação no Centro Coreográfico
Informações sobre os projetos Momentos:
Áustria
Viena:
www.facebook.com/momentos.wien
Innsbruck:
www.facebook.com/momentos.innsbruck
Alemanha
Münster:
www.facebook.com/momentos.muenster
Brasil
Rio de Janeiro:
www.facebook.com/momentos.riodejaneiro
 Curitiba & S. José dos Pinhais:
www.facebook.com/momentos.curitiba
Vídeos sobre a segunda edição do Momentos Rio 2017:
www.facebook.com/momentos.riodejaneiro/videos/1497086127034793/
https://youtu.be/r8hRQtrL2OI

Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.