16 de novembro de 2016
Entrevista com Caio Esteves sobre Branding
·
A pós-graduação em Branding Experience do Istituto Europeo di Design São Paulo tem novo coordenador. Caio Esteves é arquiteto de formação, concluiu MBA em Branding, começou a carreira neste segmento como Executivo de Marca e após quatro anos abriu sua primeira agência especializada em Place Branding do Brasil.
Confira abaixo um bate papo com o Caio sobre Branding e as oportunidades proporcionadas aos interessados na pós-graduação no qual coordena.
·
IED SP: Caio, para começar, o que é Branding?
Caio Esteves: Para mim é a gestão da dinâmica de relacionamento entre marcas e pessoas. E no fim do dia, literalmente, entre pessoas e pessoas. As marcas são feitas por pessoas que, por sua vez, se comunicam com as pessoas que são a audiência da marca.
O Branding está sempre olhando o que é e como vai ser.
·
“O que eu falo o tempo inteiro é que não trabalhamos com consumidor e sim com audiência. As marcas devem estar atentas a todos os públicos no qual ela fala e se relaciona. Não necessariamente uma pessoa que se interessa pela marca seja o consumidor do seu principal produto. Um exemplo é a Harley Davidson, muitas vezes o fã da marca não tem uma moto, mas tem um chaveiro ou uma camiseta”.
·
IED SP: Quais são os diferenciais da pós-graduação em Branding Experience?
C.E.: É um curso voltado para a experiência da marca, não só no pensamento acadêmico, conceitual ou bibliográfico, mas também entender como a marca transforma e é transformada ao longo do processo; como nós nos conectamos com ela; como somos tocados e como elas são tocadas pelos consumidores de volta.
Durante muito tempo havia uma construção linear composta por: marca, mercado e consumidor. Agora sabemos que é: marca, mercado, consumidor e marca.
A marca se retroalimenta o tempo inteiro da sensação, da conversa, do diálogo, da experiência e do relacionamento com o consumidor.
Aqui no IED nos dedicamos muito entre o fazer e o pensar. Tem uma grande base para o dia a dia, de hands on, pessoas que estão no mercado discutindo isso e vivendo isso. O Branding é um dos segmentos mais dinâmicos que existem. Exige do corpo docente constante atualização, porque as marcas mudaram.
O dinamismo é o ponto forte desta pós-graduação, além da transdiciplinalidade.
·
“O desafio de se trabalhar com branding é entender o que cada marca tem de singular e a partir disso trabalhar o fortalecimento da marca”
·
IED SP: A quem se destina a pós-graduação?
C.E.: Todo mundo deveria estudar Branding por dar uma visão ampla sobre como as marcas funcionam e como as empresas podem melhorar. Serve para pessoas que trabalham em empresas de departamento de marketing, para formados em Comunicação como os publicitários, para os designers criarem uma camada mais significativa do que fazem, para formados em Administração e também aos empreendedores de modo geral que querem entender como mudar o seu negócio.
·
Faça pós-graduação em Design de Interação no IED SP. Inscrições abertas!
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882