IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

O mundo de Sofia Esquenazi | Design de Moda no IED Rio

9 de abril de 2020

Com vocês Sofia Esquenazi, ex aluna do Saperfare em Design de Moda. Seu depoimento dispensa introduções e a sua experiência fala tudo. O IED Rio apoia e se inspira com seus alunos, suas conquistas e suas histórias!

“Busquei o curso de Design de Moda no IED no fim da minha graduação em Engenharia Ambiental com o objetivo de realizar a transição de carreira. Desenvolvi minha monografia com o tema “Os benefícios da gestão de resíduos têxteis”, pois sempre acreditei em uma moda consciente, justa e sustentável, que buscasse alternativas alinhadas à preservação ambiental e à responsabilidade social. No IED, fui muito incentivada a seguir nesse caminho, – considerado a nova realidade da moda – o que me motivou a fazer meu projeto final seguindo essa direção.

Admiro muito o streetwear e tinha bastante interesse em trabalhar com tecidos como o nylon, mas não via sentido em adquirir esse material do zero, tendo em vista todo o tempo que esse leva para se decompor no meio ambiente. Então busquei avaliar onde poderia existir resíduo desse tipo em grande quantidade e após um longo caminho, consegui a doação de um parapente original do ano de 1994 que estava no fim da sua vida útil e seria descartado. Assim, comecei a desenvolver a minha coleção pautada no upcycling, que elimina o descarte do material, trazendo-o do desuso de volta à cadeia produtiva e também o ressignificando.

A coleção foi completamente ditada pelo parapente obtido, então, assumi todas as características dele, como cores, logos, marcas de uso e desbotamentos. Dessa forma, as peças agregam também valor afetivo, levando consigo toda a história do parapente e as possíveis aventuras que ele vivenciou. Visando aproveitar ao máximo o material recuperado, utilizei artifícios estéticos como recortes, emendas, e até mesmo a criação de acessórios a partir das suas cordas.

Lucas Magno, meu professor de styling no IED, me chamou para colaborar em uma campanha da marca Via Mia, dando assistência e disponibilizando minhas peças da coleção para uso no styling, pois achou que as cores e a estética combinavam. Hoje, venho colhendo os frutos desse projeto ao ver minhas peças colorindo a cidade por aí. Se hoje consigo ver meu trabalho ganhando forma e reconhecimento, é porque o IED, com seus ensinamentos e oportunidades, abriu as portas para a evolução profissional que venho tendo, e por isso sou muito grata e tenho a certeza de que fiz uma ótima escolha.”


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.