1 de fevereiro de 2017
Luiza Issler lança empresa de Visual Merchandising após curso de One Year
Na foto, a turma de Retail Design & VM com a coordenadora Cintia Lie em Barcelona
·
Um curso com aulas aos finais de semana incluindo uma experiência internacional na Espanha, foi a escolha certa para que a arquiteta Luiza Issler se especializasse na área de Visual Merchandising.
Ao se inscrever no One Year Creative Course em Retail Design & Visual Merchandising do Istituto Europeo di Design São Paulo, Luiza desenvolveu estratégias para o varejo, absorveu conhecimento e estreitou conexões com os próprios colegas de turma. Além disso, ao final de 1 ano de estudos, abriu uma empresa especializada em Visual Merchandising.
Entenda como o curso de One Year motivou significativamente a carreira de Luiza.
·
IED São Paulo: Quais motivos foram decisivos para você cursar o One Year em Retail Design & Visual Merchandising no IED?
Luiza Issler: O caminho para chegar até o One Year foi interessante. Fiz um curso aos finais de semana no IED Rio sobre cenografia, pois havia recém me formado e sabia que não gostaria de trabalhar com uma arquitetura convencional, de interiores ou edificações. A partir disso, recebi alguns e-mails do IED informando sobre novos cursos e fui apresentada ao One Year de Retail Design & VM. Ali vi a oportunidade de juntar muitos dos meus desejos! Trabalhar com varejo (onde já havia feito estágio na área), entender um pouco sobre o comportamento das pessoas, além de montar vitrines. Todos estes aspectos unidos à minha formação em Arquitetura me motivaram a fazer o One Year no IED São Paulo.
·
IED SP: Agora que você já concluiu o curso, como foi e o que mais te marcou?
L.I.: O curso abriu muitas portas e me direcionou a buscar novos conhecimentos. Muitas das aulas foram marcantes pela abordagem de assuntos variados, mas três aulas que trataram de diferentes temas foram um diferencial:
– A aula da professora Katherine Sresnewsky, que nos ensinou a olhar para as lojas de forma crítica, analisando as dificuldades e as potencialidades de cada estabelecimento comercial;
– A da arquiteta Jovita Torrano que falou sobre supermercados e a forma com que ela organiza os espaços, direciona as pessoas, utiliza materiais e a comunicação na experiência do cliente;
– A do professor Pedro Calabrez que nos mostrou um pouco sobre a neurociência, assunto que vem sendo cada vez mais presente quando se trata de consumo e comportamento humano.
Outros dois fatores foram especiais ao longo do curso. O primeiro deles foi a turma de amigos que fizemos nas aulas com uma forte união, interação e troca de experiências. Já o segundo fator foi a viagem para Barcelona que me possibilitou conhecer uma cidade cheia de arte e cultura.
·
IED SP: Qual a importância do Visual Merchandising no mercado varejista atualmente?
L.I.: O Visual Merchandising ainda é um assunto muito novo para grande parte do mercado varejista no Brasil. O conhecimento sobre essa técnica, hoje, fica retido para grande parte das marcas, que, por possuírem uma estrutura maior, conseguem dar um foco de todo departamento a este tema. Entretanto, acredito que todo este cenário esteja mudando, pois a preocupação com a experiência do cliente, quais os reais desejos que ele apresenta, vem sendo um assunto extremamente recorrente em todos os lugares. Isso porque cada vez mais a concorrência é maior e todo o diferencial que é impresso nas lojas surte efeito gerando conquista, encantamento e atração ao cliente.
·
Equipe Vitrine Perfeita com Luiza Issler (à direita)
·
IED SP: Quando surgiu a ideia de montar sua empresa sobre Visual Merchandising?
L.I.: A Vitrine Perfeita surgiu após a combinação de algumas habilidades específicas. A nossa equipe é formada por quatro profissionais: por mim (arquiteta e visual merchandiser), o Francisco Issler (engenheiro civil), a Simone Issler (arquiteta) e o Rafael Trommenschlag (cientista da computação).
Após muitas conversas aprofundando o assunto, percebemos que muitas lojas deixam de ter bons resultados por não terem acesso aos conhecimentos de Visual Merchandising. Isso acontece especialmente nas lojas de menor porte, que normalmente estão localizadas nos centros das cidades. Percebendo esta demanda específica e vislumbrando trabalhar com o mundo digital, desenvolvemos este canal.
A nossa intenção é apresentar medidas simples e de baixo investimento que poderão ser aplicadas pelo próprio lojista (ou equipe) para melhorar o desempenho da sua loja. Este conhecimento será compartilhado através de dicas gratuitas sobre experiência de compra dos clientes, cursos de capacitação e outras ideias que ainda estamos desenvolvendo. Qualquer estabelecimento comercial interessado em melhorar o seu potencial de encantar para atrair mais clientes poderá aplicar os conceitos ensinados.
·
·Assim como a Luiza, amplie seu futuro com experiência internacional e faça conexões incríveis.
Inscrições abertas para One Year em Retail Design & VM. Saiba mais!
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882