Pitch Fights 2016: saiba como foi a batalha criativa no IED SP
6 de dezembro de 2016
IED São Paulo entrevista Anderson Penha, professor do IED São Paulo, que conta mais detalhes do evento
·
O Pitch Fights 2016 foi realizado dia 30 de novembro no Istituto Europeo di Design São Paulo. A Batalha entre Criativos para os alunos de graduação em Design de Produto, Interiores, Moda e Gráfico e Digital proporcionou novas ideias sobre a economia do compartilhamento.
·
O IED São Paulo entrevistou o professor Anderson Penha, da disciplina Laboratório Integrado de Design, para explicar como funcionou o evento. Confira!
·
IED SP: O que é o Pitch Fights?
Anderson Penha: O Pitch Fights é um social game. A ideia é fazer com que criativos, empreendedores e executivos tenham um formato mais dinâmico para apresentar suas ideias e receber feedback de maneira mais efetiva e divertida. O evento foi desenhado dentro do formato das lutas travadas por B-Boys, onde criativos se enfrentam frente a frente em um ringue de forma a provar que sua ideia é a melhor para um público e aos jurados.
·
IED SP: Qual a importância de receber o Pitch Fights no IED?
A. P.: Entender uma oportunidade ou necessidade social, criar alternativas e vender a melhor delas não é uma tarefa fácil para ninguém. O trabalho de um criativo, pessoa criadora de qualquer área, é lidar com isso todos os dias. No entanto, as escolas criativas de forma geral acabam se orientando para fortalecer seus estudantes nos dois primeiros itens, dando pouca atenção sobre vender um conceito para o mundo.
A plataforma do Pitch Fights ajuda justamente nesse ponto. Os estudantes tem um semestre inteiro para utilizar as inteligências criativas de forma a criar um conceito matador e vendê-lo a um grupo que represente uma parte de nossa sociedade, ou seja, os clientes, parceiros, influenciadores e concorrentes.
Por trás do formato lúdico criado pela plataforma (digital e analógica), as pessoas são levadas a organizarem seus conceitos e apresentá-las em formatos que realmente provoquem a audiência. Quando não se tem uma oportunidade como esta, as pessoas geralmente testam suas ideias entre amigos e parentes e os feedbacks às vezes não são tão confiáveis ou precisos. O formato de dialética do evento com o olhar crítico de terceiros faz com que o aprendizado seja constante e mais assertivo.
Mesmo em uma era de colaboração, utilizar a filosofia de lutas criativas acabam ajudando os estudantes a melhorarem seus discursos e ajustarem seus conceitos, ainda que não saiam campeões da arena.
·
·
·
“O IED se aproxima mais da realidade de mercado e estimula o pensamento crítico dos alunos, onde eles passam a avaliar suas próprias obras tornando a figura do professor em um facilitador e fomentador do autodesenvolvimento”, afirma o professor Anderson Penha.
·
IED SP: Quem foram os alunos do IED SP vencedores do Pitch Fights 2016?
A. P.: O tema escolhido foi “Economia do Compartilhamento”, os alunos do 2º semestre em Design: Bruna França, Bruno Cassapula e Zasha Arieta, conquistaram o jogo apresentando a ideia batizada de “Clever” – uma calculadora que avalia seu estilo de vida e o quanto você reduziria o impacto ambiental e econômico se adotasse um estilo de vida dentro da lógica da economia de compartilhamento.
Depois de quatro lutas, onde tiveram que enfrentar outras ideias e possibilidades sobre o mesmo tema, o projeto dos meninos provou ser o mais estimulante, factível, viável e alinhada aos princípios a serem trabalhados neste semestre.
Conseguimos criar um sistema de crowdfunding entre os alunos e, de quebra, os campeões conseguiram levar uma grana para fechar o semestre com nota 10 na matéria relacionada!
·
IED SP: E no próximo ano? Terá uma nova edição do evento no IED SP?
A. P.: Com certeza vale a pena receber o evento em 2017! O formato deve ser ajustado e, provavelmente, deverá ser expandido para os alunos da Pós-Graduação. A ideia é criar categorias diferentes, onde os alunos possam avaliar sua evolução na criação e na venda de conceitos. Futuramente, acreditamos que o formato poderá sustentar um modelo de crowdfunding entre alunos e ex-alunos, de modo a viabilizar o lançamento de ideias que a comunidade IED Brasil acredita ser interessante para nossa sociedade.
·
·