IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Práticas Contemporâneas | Paisagismo Arte: Estúdio Burle Marx

10 de agosto de 2017

No dia 14 de agosto, o curso MA.DE.IN – Design do Espaço recebe os arquitetos Isabela Ono, Gustavo Leivas e Julio Ono, sócios do Escritório de Paisagismo Burle Marx. Os convidados irão falar sobre processo criativo, projetos e práticas do escritório, apresentando uma visão do paisagismo contemporâneo e discutindo o espaço como forma de arte.

Fundado por Roberto Burle Marx em 1955, o escritório é um renomado estúdio de paisagismo que desenvolve projetos para espaços públicos e privados no Brasil e no exterior, sempre pensando na harmonia, beleza e sustentabilidade dos espaços.

A palestra faz parte da série Práticas Contemporâneas do curso Master Profissional MA.DE.IN – Design do Espaço. A série de debates tem como objetivo explorar os conceitos centrais da arquitetura contemporânea brasileira, com foco na prática arquitetônica.

Vai ficar fora dessa? 14/08, às 19h30, na Magistretti. Inscreva-se aqui para participar!

Sobre os palestrantes

Isabela Ono, Diretora Geral do Escritório
Ingressou como estagiária no Escritório de Paisagismo Burle Marx em 1993. Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ em 1997. Participou como bolsista de pesquisas no Laboratório da FAU – UFRJ entre 1993/1995. De 1996 a 1998 exerceu a função de Gerente da Chácara da empresa onde coordenava a manutenção e produção de mudas. De 1998 a 2000 coordenou e fiscalizou grandes execuções nacionais e internacionais de jardins. Em 2004 defendeu mestrado com dissertação sobre a sociabilidade em espaço público, pelo PROURB FAU-UFRJ. Ministrou aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – PUC – RJ, na disciplina de Paisagismo, entre 2004 e 2006. Isabela é sócia e coordenadora da empresa desde 2006, e atualmente é a Diretora Geral do Escritório.

Julio Ono, arquiteto paisagista e sócio do Escritório
Ingressou como estagiário no Escritório de Paisagismo Burle Marx em 1996, onde permaneceu até 2000. Após esse período participou como estagiário na Fundação Parques e Jardins e em alguns outros escritórios. Graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ em 2002. Em 2003 regressou ao Burle Marx como gerente do viveiro da empresa, coordenando a produção e o manejo de mudas até 2005. Em 2008 e em 2010 participou junto ao escritório Raymond Jungles, Inc., nos Estados Unidos, na montagem do Orchid Show, no Jardim Botânico de NY e no projeto Brazilian Garden do Jardim Botânico de Naples, Flórida. Concluiu o mestrado em urbanismo com dissertação sobre o desenho na paisagem de Burle Marx, pelo PROURB FAU-UFRJ em 2011. Hoje, Julio é arquiteto associado do escritório e atua na área de criação e desenvolvimento de projetos paisagísticos.

Gustavo Leivas, arquiteto paisagista e sócio do Escritório
Ingressou como estagiário no escritório Burle Marx em 1995 onde permaneceu até 1999. Graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1998). Trabalhou como arquiteto, no programa “Rio Rua” da RIOURBE (Prefeitura da Cidade do RJ)  desenvolvendo projetos urbanos e de paisagismo de 1999 a 2001. Em 2001 fundou a empresa MOVLE onde atuou até 2005. Trabalhou com as arquitetas paisagistas Sandra Donaldson e Sandra Barone em Montreal (Canadá) em 2002. Gustavo retornou à Burle Marx em 2005, onde permanece até hoje. Concluiu o mestrado em urbanismo com dissertação sobre mobilidade cicloviária e forma urbana, pelo PROURB FAU-UFRJ em 2013. Hoje Gustavo é arquiteto associado do escritório e atua na área de criação e desenvolvimento de projetos paisagísticos.

 

Perguntas Frequentes

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar no evento?

Não temos estacionamento no IED e o bairro da Urca não conta com estacionamento. O IED Rio incentiva a redução do uso de carro particular em prol da convivência e da qualidade de vida na cidade, principalmente na Urca. Temos um compromisso de sustentabilidade com o Rio de Janeiro. Recomendamos o uso do transporte coletivo, bicicleta ou taxi 😉

Vindo de ônibus

» As linhas 107, 513, 581 e 582 são opções para chegar na Urca, todas passam em frente ao IED.

Vindo de bicicleta

» Você também pode usar as laranjinhas do Bike Rio. Temos uma estação bem em frente ao IED. Cadastre-se e veja a localização de todas as estações no site: www.mobilicidade.com.br/bikerio

 

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não é preciso imprimir o convite. Para fazer o check-in é necessário apenas identificar-se na recepção. O check-in será aberto 30 minutos antes do início da atividade, chegue com antecedência!


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.