12 de setembro de 2019
Confira os projetos do Master Profissional em Design de Espaços | Metodologia MADEIN, realizados para o módulo um do curso.
Materializar o Espaço
Neste módulo o aluno aprende a compreender profundamente a origem de um determinado material para projetar, a partir de sua originalidade, um espaço comercial para a Rua Gonçalves Dias no Rio de Janeiro. O processo criativo é orientado através da inversão do percurso comum do design de espaços: limitando o uso de um único material, incentivamos a inovação e a criatividade de cada aluno através da pesquisa rigorosa das características, essências e personalidade do material escolhido. Na experiência empírica do material e dos espaços, o aluno aprende a decifrar a lógica da nossa percepção humana: a compreensão dos contrastes, o sentido das texturas, a sensibilidade às luminosidades, a comoção nos ambientes e as emoções provocadas pelo tato e pelos sons.
Professora orientadora: Tatiane Carrer
Aluna: Mariana Alonso
Projeto: Faces da cortiça
Material: Aglomerado de cortiça
“A partir de um sistema flexível cria–se um conjunto complexo, que se modifica constantemente. Ao mudar um módulo de lugar, a pessoa transforma o espaço, assim como ele se adapta de acordo com as necessidades do público. Dessa forma o projeto explora a resiliência como a essência da experiência vivencial.”
Karina Melegare
Projeto: Espaço Filtro
Material: Tecido metálico
“O projeto faz crítica ao desmatamento e à quebra do filtro mais importante – as florestas – através da experiência de passar por camadas de tecidos metálico, usados comercialmente como filtro, chegando a uma imagem de impacto.”
Paula Passos
Espaço Terra: manipular e semear
Material: Terra
“O espaço explora as sensações que se pode encontrar entre o embate do uso da terra. A forma em que o material foi aplicado no espaço dialoga com a manipulação do homem na terra, o que pode ocasionar escassez e desconforto, ou gerar vida e abundância.”
Anna Persia Bastos
Tecendo a transferência
Material: Voil
“O voil é o personagem que constrói o espaço. O objetivo do projeto foi criar um espaço que trouxesse relaxamento, permitindo encontros e desencontros durante o desvelar do espaço. A transparência e a leveza, características do material, foram ressaltadas através da estrutura das ocas que foram posicionadas no espaço acompanhando uma trama urbana irregular na contramão da trama do tecido.”
Daniela Fonseca
Projeto: Conexão Vegetal
Material: Papel vegetal 230g
“O objetivo do projeto é conjugar a resistência do papel vegetal com a sua translucidez, a partir do empilhamento e encaixe de módulos, a fim de transmitir a sensação de firmeza vista através do próprio material. A conexão das peças é matriz de todo processo de construção do espaço, além de experimentar a visão que atravessa o papel iluminado, o visitante é convidado a interagir com os blocos, sempre renovando as suas posições, permitindo constante variação do layout inicial.”
Marina Machado
Projeto: Universo brilho
Material: Tecido lurex esponjado
“A intenção do projeto é criar um espaço onde se experiencie as características materiais e imateriais do tecido Lurex Esponjado. Entendendo-o como a máxima do efeito brilhoso em malha, a forma trilobal da fibra do tecido, – característica que o confere este potencial de reflexão de luz – foi o partido para orientar o projeto. Os rolos são empilhados e dispostos fazendo referência a esta forma e criando uma trajetória de ritmo crescente em um universo de luz e exuberância.”
Rita Pereira
Projeto: A Exuberância do Cabo de Aço
Material: Cabo de aço
“O estudo aprofundado do material revelou que sua função, somada aos conceitos da física, nos proporcionaria um sistema muito mais eficiente e seguro.”
Érica Cantini
Projeto: De volta à origem: Uma crítica ao ciclo do plástico
Material: Manta de polietileno expandido
“O objetivo do projeto é causar uma sensação de incômodo, estranheza e desconforto por meio da percepção ótica e das grandes alturas que foram utilizadas. A aplicação do material no espaço está relacionada ao plástico encontrado nos oceanos, que é derivado do petróleo e após a manipulação do homem, retorna ao seu lugar de origem.”
Raphael Madeira
O Volume de um Fio
Material: Fio de nylon
“Qual o volume de água necessário para produzir o que usamos? O objetivo deste projeto é expor a descomunal quantidade de água necessária para se obter 1kg de Nylon. Para isso, o projeto converteu o volume das lojas em Kg de Nylon, materializando o espaço com sistema construtivo que provocasse a interação do usuário e trouxesse a tona um olhar crítico para a temática ambiental.”
Mariza Dias Guimarães
Projeto: Arte para Sobreviver
Material: Folíolos do coqueiro
“É nos laços e entrelaços que as tramas se formam, que a arte surge e a sobrevivência se instala. O projeto tem a intenção de construir um espaço utilizando somente folhas de coqueiro, também único material usado na confecção de peças artesanais locais.”
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882