IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Projetos do curso Master Profissional em Design de Espaços | Metodologia MADEIN

12 de setembro de 2019

Confira os projetos do Master Profissional em Design de Espaços | Metodologia MADEIN, realizados para o módulo um do curso.

 

Materializar o Espaço

Neste módulo o aluno aprende a compreender profundamente a origem de um determinado material para projetar, a partir de sua originalidade, um espaço comercial para a Rua Gonçalves Dias no Rio de Janeiro.  O processo criativo é orientado através da inversão do percurso comum do design de espaços: limitando o uso de um único material, incentivamos a inovação e a criatividade de cada aluno através da pesquisa rigorosa das características, essências e personalidade do material escolhido. Na experiência empírica do material e dos espaços, o aluno aprende a decifrar a lógica da nossa percepção humana: a compreensão dos contrastes, o sentido das texturas, a sensibilidade às luminosidades, a comoção nos ambientes e as emoções provocadas pelo tato e pelos sons.  

Professora orientadora: Tatiane Carrer 

 

Aluna: Mariana Alonso

 

Projeto: Faces da cortiça

Material: Aglomerado de cortiça

“A partir de um sistema flexível cria–se um conjunto complexo, que se modifica constantemente. Ao mudar um módulo de lugar, a pessoa transforma o espaço, assim como ele se adapta de acordo com as necessidades do público. Dessa forma o projeto explora a resiliência como a essência da experiência vivencial.”

 

 

Karina Melegare

 

 

Projeto: Espaço Filtro

Material: Tecido metálico

“O projeto faz crítica ao desmatamento e à quebra do filtro mais importante – as florestas – através da experiência de passar por camadas de tecidos metálico, usados comercialmente como filtro, chegando a uma imagem de impacto.”

 

 

Paula Passos

 

Espaço Terra: manipular e semear

Material: Terra

“O espaço explora as sensações que se pode encontrar entre o embate do uso da terra. A forma em que o material foi aplicado no espaço dialoga com a manipulação do homem na terra, o que pode ocasionar escassez e desconforto, ou gerar vida e abundância.”

   

 

Anna Persia Bastos

 

Tecendo a transferência

Material: Voil

“O voil é o personagem que constrói o espaço. O objetivo do projeto foi criar um espaço que trouxesse relaxamento, permitindo encontros e desencontros durante o desvelar do espaço. A transparência e a leveza, características do material, foram ressaltadas através da estrutura das ocas que foram posicionadas no espaço acompanhando uma trama urbana irregular na contramão da trama do tecido.”

 

 

Daniela Fonseca

 

Projeto: Conexão Vegetal

Material: Papel vegetal 230g

“O objetivo do projeto é conjugar a resistência do papel vegetal com a sua translucidez, a partir do empilhamento e encaixe de módulos, a fim de transmitir a sensação de firmeza vista através do próprio material. A conexão das peças é matriz de todo processo de construção do espaço, além de experimentar a visão que atravessa o papel iluminado, o visitante é convidado a interagir com os blocos, sempre renovando as suas posições, permitindo constante variação do layout inicial.” 

 

Marina Machado

 

 

Projeto: Universo brilho

Material: Tecido lurex esponjado

“A intenção do projeto é criar um espaço onde se experiencie as características materiais e imateriais do tecido Lurex Esponjado. Entendendo-o como a máxima do efeito brilhoso em malha, a forma trilobal da fibra do tecido, – característica que o confere este potencial de reflexão de luz – foi o partido para orientar o projeto. Os rolos são empilhados e dispostos fazendo referência a esta forma e criando uma trajetória de ritmo crescente em um universo de luz e exuberância.” 

 

 

 

Rita Pereira

 

Projeto:  A Exuberância do Cabo de Aço

Material: Cabo de aço

“O estudo aprofundado do material revelou que sua função, somada aos conceitos da física, nos proporcionaria um sistema muito mais eficiente e seguro.”

 

 

 

Érica Cantini

 

Projeto: De volta à origem: Uma crítica ao ciclo do plástico

Material: Manta de polietileno expandido

“O objetivo do projeto é causar uma sensação de incômodo, estranheza e desconforto por meio da percepção ótica e das grandes alturas que foram utilizadas. A aplicação do material no espaço está relacionada ao plástico encontrado nos oceanos, que é derivado do petróleo e após a manipulação do homem, retorna ao seu lugar de origem.”

 

 

 

Raphael Madeira

 

O Volume de um Fio

Material: Fio de nylon

“Qual o volume de água necessário para produzir o que usamos? O objetivo deste projeto é expor a descomunal quantidade de água necessária para se obter 1kg de Nylon. Para isso, o projeto converteu o volume das lojas em Kg de Nylon, materializando o espaço com sistema construtivo que provocasse a interação do usuário e trouxesse a tona um olhar crítico para a temática ambiental.”

 

 

Mariza Dias Guimarães

 

Projeto: Arte para Sobreviver

Material: Folíolos do coqueiro

“É nos laços e entrelaços que as tramas se formam, que a arte surge e a sobrevivência se instala. O projeto tem a intenção de construir um espaço utilizando somente folhas de coqueiro, também único material usado na confecção de peças artesanais locais.” 

 


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.