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Projetos dos alunos do Master Profissional em Design de Espaço

29 de outubro de 2018

Na disciplina Permear o Espaço, que corresponde ao segundo módulo do curso Master Profissional em Design de Espaço | Metodologia MA.DE.IN., o aluno aprimora sua experiência adquirida no módulo anterior incorporando mais uma camada de conhecimento no processo de design de espaços, à partir da investigação de  uma determinada localização urbana e de sua composição paisagística. Como exercício prático, os alunos projetaram um restaurante cuja ideação ocorre a partir da pesquisa do contexto urbano do local proposto e da análise da vista de uma paisagem carioca. O projeto busca abordar as múltiplas inter-relações entre o espaço interior e o exterior considerando, principalmente, a identificação do significado e do valor simbólico da paisagem analisada. Para auxiliar a ideação dos projetos, a discussão teórica também explora os diversos tipos de espaços gastronômicos, partindo desde os clássicos aos contemporâneos, permitindo ao aluno a exploração de espaços e tipos de restaurante totalmente inovadores.

O projeto desenvolvido pelos alunos, orientados pela coordenadora do curso Tatiane Carrer, foi de um restaurante.

Tendo a Baía de Guanabara como denominador comum, cada grupo desenvolveu a construção do espaço a partir da pesquisa, análise e interpretação de diferentes elementos oriundos da paisagem percebida a partir do local do projeto, na Praia de Botafogo. Foram os elementos estudados que determinaram desde a relação entre consumidor, comida e espaço até a materialidade, duração e experiência sensorial no projeto do restaurante.

Para a montagem da exposição, os alunos foram orientados pelo professor Bernardo Nascimento Soares, e você pode conferir fotos aqui.

 

O curso Master Profissional em Design de Espaços | Metodologia MADEIN é coordenado pelos arquitetos Josep Ferrando e Tatiane Carrer

 

 

Conheça nossos alunos e os projetos realizados:

 

Alunas: Gabrielle Miceli e Giordana Pacini

 

Projeto: mnemis

O Projeto Mnemis é a conservação de lembranças, compostas por camadas de tempo e movimento. Tem como objetivo transformar o espaço em lugar significante, construir uma identidade através do desenrolar das ações humanas e da cooperação coletiva. Para tal, se utiliza dos materiais madeira e argila em um sistema de subtração que revelará diversas escalas habitáveis, inspiradas nas formas de construir da natureza.”

 

Aluna: Patricia Nabuco

Projeto: Ação x Reação

“A Baía de Guanabara apresenta quadro severo de degradação ambiental. Demonstrando que ações humanas podem resultar em grandes danos. Por outro lado, quando as ações são realizadas com consciência ecológica e coletiva, o resultado é igualmente grandioso. A APA de Guapi-Mirim é exemplo desse ressurgimento de vida. 2000 famílias pesqueiras voltaram às suas atividades após recuperação do ecossistema. O Puçá foi o elemento escolhido para representar como ações de um indivíduo podem influenciar diretamente a vida de outros seres vivos.”

 

Alunas: Joanina Freitas e Marcella Arnaut

Projeto: A dicotomia entre o urbano e o humano no processo de transformação da paisagem

“Este projeto elabora um estudo sobre a dicotomia entre o natural e o tecnológico, representado no restaurante com a aplicação de dois materiais: a palha e a viga de metal. A palha ilustra a natureza e a viga conduz o indivíduo ao futuro. O objetivo é proporcionar ao usuário uma realidade totalmente diferente, transformando a estadia no local em uma experiência. Essa dicotomia se mostra presente desde o pedido da comida (feita por impressoras 3D) até a forma como ele come o alimento (sentado na palha apreciando a paisagem). Nosso objetivo é dar sentido e convergência entre a tecnologia e a natureza.”

 

Alunas: Aline Rangel e Izabel Bukowski

Projeto: A ilusão através da luz zenital

“A figura mitológica da Ibis estampada no Pão de Açúcar é, na verdade, ilusão causada pela incidência da luz zenital em uma depressão da rocha. Utilizando película espectro-seletiva e sistema pivotante, convidamos o observador a se (con)fundir com a paisagem enquanto acompanha o percurso do sol na esfera celeste.”

Aluna: Raquel Pucci

Projeto: O Muro

“Som, cor, ocupação humana, análise de tempo, projeções mentais foram materializadas  para compor este trabalho, fundado na noção de universo orgânico e espiritual. Caos é, para os gregos, um deus andrógino que se subdividiu e criou vida. Meus pensamentos caóticos tiveram como pilar fundamental um poema sobre Tempo, de T. S. Elliot, Burton Norton. Madeira sobrevive ao tempo e está onipresente na existência humana por isso foi escolhida. Agradeço todos que permitiram essa viagem. A comida será vegana.”

Alunas: Clarissa Romancini, Elisa Emmel e Laís Paiva

Projeto: Ró – Restaurante de comida crua vegana

“É o projeto de um restaurante de comida Crua Vegana que a partir de um estudo  do histórico do bairro de Botafogo percebemos o aterro e o desterro constante. Criamos então novos ciclos representados pelo “ módulo composteira” que a cada estação do ano  se transforma em terra adubada e fertilizante e muda de cor e de localização no espaço criando uma espécie de relógio diário através dessa sequência cíclica infinita que muda diariamente, aterrando,  desterrando e recompondo.”

Alunas: Caroline Dias e Mirella Pimenta

Projeto: Soluto Bar – Equilíbrio e estabilidade em tempos líquidos

“As relações dinâmicas e voláteis estabelecidas na sociedade atual ganham notoriedade e transformam a forma como nos relacionamos e construímos espaços. De forma fluida, dinâmica e imprevisível o sistema construtivo arquitetônico do projeto convida o usuário a sentir e viver o espaço ao mesmo tempo em que o transforma e é transformado por ele.”

Aluno: Flávio Teixeira

Projeto: Vento


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