IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

RETROSPECTIVA MA.DE.IN 2017

21 de dezembro de 2017

 

Perguntamos a Ayara Mendo, coordenadora do Master Profissional em Design de Espaços – Metodologia MA.DE.IN, as principais questões que marcaram o design espacial em 2017.

Escalas humanas, processos criativos, o desenho como descoberta… Se liga só no que rolou neste ano:

Conhecimento vs Inspiração

O processo criativo no design do espaço não passa unicamente por dar as respostas adequadas aos clientes e usuários. Na verdade, ele passa muito mais pela construção de umas boas perguntas.

Construir o maior número de perguntas possíveis significa estabelecer um processo de respostas sem um final ou forma determinada. Afinal de contas, no decorrer do processo criativo, o final não existe.

Desenhar origina o descobrir. Um design original não depende do momento “mágico” de inspiração, mas de uma metodologia de trabalho que cultive o conhecimento.

Processo vs Resultado

Os desenhos realizados pelo designer de espaços passaram a ser instrumentos de criação, que desvelam e revelam os meandros do processo, e não somente mostram um resultado formal.

A medida no design de espaços está em relação com a técnica, não com a forma. A construção de um processo criativo deve prezar conhecimento, com a finalidade de desenhar espaços complexos no lugar de formas.

Stills do filme Powers of Ten, com diferentes escalas que vão do universo cósmico ao celular

 Multiescalaridade vs Escalaridade Lineal

O design de espaços passou a articular e costurar as escalas, as sinergias, os agentes, as geometrias e os princípios entre os campos que não estavam em relação. Mostrar as relações escalares ou geométricas entre os fatos é construir novos ritmos espaciais.

Atualmente, o ser humano vivencia espaços com relações multiescalares. Por isso mesmo, articular a escala territorial à humana passou a ser  fundamental.no design de espaços

Abrir uma porta à paisagem. Incorporar ao projeto as geometrias herdadas no território e patrimônio preexistentes. O Design de Espaços deve contar as múltiplas escalas justapostas.

Quer saber mais sobre o Master Profissional em Design de Espaços? Dá um clique.


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.