26 de outubro de 2016
Em um desses momentos históricos e inesquecíveis da História da Moda brasileira, Ronaldo Fraga apresentou nesta quarta-feira, 26/10, seu desfile no Theatro São Pedro durante a 42ª São Paulo Fashion Week.
O tema “el día que me quieras” é uma referência à loja que o estilista Ney Galvão teve em Itabuna, na Bahia, nos anos 70, e que virou referência para as travestis da época. Ronaldo Fraga homenageou Galvão ao receber o Prêmio Ícone da Moda 2016 no IED São Paulo – Istituto Europeo di Design, mas surpreendeu a todos ao trazê-lo como inspiração central de sua coleção.
“Ronaldo Fraga reafirmou a roupa, o corpo, o vestir e a identidade contra uma atitude reacionária. O desfile de hoje transcendeu a materialidade da Moda para revelar o ser. Causou e continua a causar um suspiro ao refletir sobre o que é ser homem, ser mulher, ser o que se quer. É um convite à transgressão do que é profunda e estranhamente humano. Ronaldo Fraga nos faz repensar a Moda, o mundo e nós mesmos”, analisa Márcia Merlo, coordenadora de Design de Moda do IED São Paulo.
Cada um dos looks foram apresentados diante de cenário com ilustração de Renan Santos. A partir de uma mesma base, a coleção trouxe um expressivo trabalho de estamparia, com acessórios, aplicações, acabamentos e styling que remetiam às primeiras décadas do século, marcas pela emancipação da mulher. Depois de uma única cortina, uma espécie de performance final trouxe as modelos, todas transexuais, dançando o tango imortalizado por Gardel dançando aos pares, despidas em lingeries na cor preta.
Ovacionado pelo público presente com gritos de “bravo” e aplausos calorosos, o designer apareceu aos prantos, beijando a mão de cada uma das modelos. O próprio criador, nas entrevistas que se seguiram, chamou este trabalho de “um ato político”.
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882