IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Soluções inovadoras na Semana de Design de Milão

3 de abril de 2019


Stefano Carta do IED Brasil e ex-alunos marcam presença na grande vitrine mundial do mobiliário


De 9 a 14 de abril, o Salone del Mobile.Milano — principal vitrine global para a indústria de mobiliário e design — recebe cerca de 550 designers de todo o mundo como parte da programação da Semana de Design de Milão, que também inclui mostras e exposições do FuoriSalone espalhadas pela cidade.

Dentre os expositores da semana mais importante para o design no mundo está Stefano Carta Vasconcellos com o projeto Light Kitchen, como designer convidado de Marva Griffin, curadora do SaloneSatellite, evento paralelo à Semana de Design.

A Light Kitchen chamou a atenção do Salone del Mobile.Milano pela sustentabilidade e gestão inovadora de processos de criação e distribuição de peças de mobiliário. Seguindo a temática desse ano — food as a design object —, Stefano retorna à Semana de Design de Milão no SaloneSatellite um ano após vencer o SaloneSatellite Award com o mesmo trabalho: uma cozinha facilmente customizável e com sistema de montagem totalmente por encaixe — sem parafusos ou cola —, ajustada digitalmente sob medida e produzida por marceneiros locais.

 

Outros participantes são os ex-alunos do IED Tiago Curioni, com a mesa de jantar Picolé, e Flávio Sadalla, com a luminária FLYAWAY, que participam da exposição BE BRASIL MILAN 2019, proposta pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para promover a economia brasileira no mercado internacional.

Inspirada nos palitos de picolé presentes nas praias brasileiras, a peça de Tiago é desenhada para áreas mistas entre ambiente interno e externo e conversa com um público jovem e casual. Feita em madeira maciça faia sob o conceito da simplicidade absoluta, desde a escolha do material até a montagem, visa uma produção racional e limpa. Em branco, preto ou verde menta, a porção pintada recebe a gravação de sua respectiva cor, sinalizando o óbvio com um design brasileiro jovem e provocador.

Por sua vez, a luminária do Studio Sadalla foi desenhada com base no estudo da leveza e do movimento das asas das borboletas, feita a mão a partir de telas de policarbonato cortadas a laser e pintadas com tinta metálica nas cores dourada, prateada e acobreada. Podendo ser suspensas ou fixas, as peças oferecem uma iluminação econômica e eficiente, com as cores e os materiais transformando a luz bruta do LED em algo confortável e intimista.


Stefano Carta Vasconcellos
Supervisor acadêmico do IED Brasil, Stefano Carta tem formação em Economia e em Design de Produto pelo IED Cagliari. Ele traduz sua infância e trajetória nômades entre Brasil e Itália em produtos para uma nova geração, combinando práticas artesanais com fabricação digital no estúdio que leva seu nome, fundado em 2013, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores, de itens de cozinha e escritório a mobiliário, tendo exibido trabalhos na Maker Faire Rome, Operae em Turim, e na última Triennale di Milano. Especialista em fabricação digital pelo programa da Sardegna Ricerche, desde 2015, Stefano também é professor do curso de Design de Produto no IED Cagliari.


Tiago Curioni
Arquiteto e designer com estúdio baseado em São Paulo e filial em Porto, Portugal, possui mais de 40 produtos em seu portfólio, desenvolvendo-os em sua própria marca e assinando peças para outras empresas de mobiliário, iluminação e galerias.
Dono de um traço limpo e simples, está sempre a procura de elementos inovadores que desafiem seu desenho em peças comerciais de grande alcance e em objetos únicos, limitados e assinados, tendo já conquistado prêmios, exposto em importantes museus e comercializado em leilões na Europa.

 

Flávio Sadalla
Formado em Lighting Design pelo IED São Paulo e Cinema, há mais de 20 anos, é diretor de arte de filmes publicitários e apaixonado por iluminação, arte e design.
No Studio Sadalla, ao lado de Gal Figueredo, desenvolve projetos autorais e alia-se a outras figuras talentosas e criativas para criar soluções inovadoras, autênticas e de qualidade.

 


Serviço
BE BRASIL
Data: de 8 a 14 de abril de 2019
Local: Palazzo della Permanente
Via Fillipo Turati 34, 20121, Milão – Itália

SaloneSatellite
Data: de 9 a 14 de abril de 2019
Horário: 9h30 às 18h30
Local: Milan Fairgrounds, Rho (Milão)
Entrada direta ao SaloneSatellite: Cargo 5


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.