IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Stefano Carta Vasconcellos assume a Supervisão Acadêmica do IED Brasil

21 de novembro de 2018

Filho de pai italiano e mãe brasileira, criado em temporadas entre um país e outro, a relação de Stefano Carta Vasconcellos com o Brasil existe desde muito cedo. Durante seu crescimento nômade, no qual passou longos períodos por aqui, também ajudava na loja de móveis de seu pai na Itália enquanto sonhava em estudar Design de Transporte no IED Turim. Porém, com o pensamento de seguir uma carreira tida como convencional, iniciou seus estudos em Economia.

Após concluir o curso, decidiu levar adiante seu interesse pelo design e, em 2014, formou-se em Design de Produto pelo IED Cagliari, onde logo contribuiu como tutor e então professor.

Em 2013, ainda na graduação, fundou o estúdio de design que leva seu nome, desenhado como centro inovador que combina a prática artesanal com a fabricação digital para criar acessórios de escritório e cozinha até peças de mobiliário.

Especialista em fabricação digital no programa de pesquisa da Sardegna Ricerche – agência para pesquisa tecnológica da região da Sardenha –, Stefano desenvolveu projetos incríveis como a CelerFurniture (ou “móveis rápidos”), coleção pensada no nomadismo da geração atual para ser facilmente customizada, ajustada digitalmente sob medida, produzida por marceneiros locais, e com sistema de montagem totalmente por encaixe.

No mesmo conceito e sob essas mesmas premissas, o designer desenvolveu também a CucinaLeggera (“cozinha leve”), que lhe rendeu a última edição do SaloneSatellite Award, tendo exibido esse e outros trabalhos em eventos como a Maker Faire Roma, Operae em Turim e Trienal de Milão.

Aliando sua experiência no mercado da economia a do design, Stefano agora estende sua relação com o Istituto Europeo di Design e com o Brasil como Supervisor Acadêmico das sedes de São Paulo e Rio de Janeiro, onde deseja fortalecer o intercâmbio cultural e de conteúdo entre o IED Brasil e as sedes da Europa por meio das diferentes perspectivas que obteve ao longo de sua trajetória, dentro e fora do instituto, além de reforçar o que conquistou sua admiração pela faculdade anos atrás, valorizando o canal aberto entre alunos, professores, coordenadores e funcionários para cuidar de quem já participa de nossa rede e abrir as portas para futuros admiradores.


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.