IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Sustentabilidade do campo a mesa

18 de agosto de 2017

 

 Virada Sustentável é o principal evento de sustentabilidade realizado no Brasil e acontece em 6 cidades com o objetivo de promover a cultura sustentável.

 

A faculdade IED SP, a Revista Globo Rural, Nambu Cozinha de Raiz, Vegetais Saudáveis e empresa PariPassu se uniram para propor uma programação especial na Virada Sustentável 2017. 

O objetivo é promover o debate e trazer experiências de ações voltadas à sustentabilidade integrando, campo e cidade, Food Design , agronegócios e comunicação.

 

Confira abaixo a programação deste evento imperdível:

 

10h | Abertura

10h às 18h | Feira e degustação de todos os produtos da iniciativa Vegetais Saudáveis

Vegetais Saudáveis é uma iniciativa abraçada por produtores de frutas e vegetais que praticam, dia após dia, missões e valores capazes de levar uma alimentação mais transparente até a sua mesa.

O objetivo é resgatar a verdadeira simplicidade no ato de plantar e colher. A Vegetais Saudáveis acredita que, apesar de toda a velocidade que nos é imposta pelos dias atuais, os produtores de alimento nunca devem esquecer-se de que, do outro lado da ponte, existem consumidores preocupados com o nutrir… E não existe nutrição sem cuidado.

Consumidores mais saudáveis e atentos merecem marcas mais saudáveis e conscientes. É justamente esse o compromisso de Vegetais Saudáveis.

Para garantir um produto que ofereça qualidade, sabor e segurança, o caminho é produção própria — e é por isso que todos os produtores têm total controle sobre suas hortas e plantações.

www.vegetaissaudaveis.com.br

 

10h às 18h | Exposição das capas da Revista Globo Rural e trabalhos desenvolvidos em parceria pelos alunos de DG e Digital

Desde 2015 o IED e a Editora Globo fazem uma parceria de co-branding para desenvolvimento de conteúdos, revistas impressas e digitais, motion graphics e vídeo no curso de Design Gráfico e Digital. No semestre passado a marca parceira foi a Globo Rural e o resultado será apresentado nesta exposição.

Desde 1985 a Revista Globo Rural, da editora Globo é “A palavra do campo”. A palavra do campo que traz soluções e ideias para o produtor prosperar. Análises e tendências do agronegócio, tecnologia, manejo, dicas de cultivo e criação, e muito mais. Entre os temas abordados estão produção agrícola, o mundo da pecuária, tecnologias, cultura popular, lazer, entretenimento, receitas culinárias, além de uma série de reportagens feitas com ênfase na prestação de serviços para o produtor rural.

www.revistagloborural.globo.com

 

10h às 18h | Apresentação dos projetos Ganhadores do Prêmio Fazenda Sustentável Revista Globo Rural

O PRÊMIO FAZENDA SUSTENTÁVEL é uma ação da Revista Globo Rural, em parceria com a Fundação Espaço Eco, com o Banco Rabobank Internacional do Brasil S.A e WWF – Brasil.

O PRÊMIO tem como objetivo avaliar e premiar as propriedades rurais inscritas, assim entendidas as propriedades destinadas à exploração agrícola de qualquer natureza que apresentem a melhor performance em sustentabilidade, a qual consiste no equilíbrio econômico, social e ambiental, com a produção que remunere adequadamente o produtor rural e forneça produtos competitivos que satisfaçam as necessidades humanas, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e, ao mesmo tempo, reduzir progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do clico de vida.

www.hom.fazendasustentavel.revistagloborural.globo.com

 

10h às 18h | Apresentação do Trailer do Documentário: Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente

O projeto multiplataforma Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente teve início com a produção de um documentário (à partir de uma ideia original da economista Luciana Quintão, presidente da Ong Banco de Alimentos) e amplia a discussão sobre o tema desperdício.

Deu voz a alguns ativistas, economistas, pensadores, futuristas e técnicos de diversas áreas relacionadas ao tema que com suas visões e atividades provocarão reflexões e incentivarão a ação certa para o fim da cultura do desperdício e para a promoção da cidadania consciente.

O documentário tem direção de Paula Galacini, produção executiva de Sílvia Prado e com direção geral de Sérgio Lopes e realização da Conteúdos Diversos Produções.

O lançamento acontecerá na Virada Sustentável dia 27 / 08 às 15h00 no roof top (terraço 2) do Conjunto Nacional.

www.conteudosdiversos.com.br/culturadodesperdicio

 

15h às 16h | Mesa de debate com Chef de cozinha, produtor rural, representante da PariPassu, Designer, com mediação de um representante da Ed. Globo para discutir as intersecções entre sustentabilidade, alimentos e design

A empresa PariPassu ensina e desenvolve a cadeia de abastecimento de alimentos perecíveis, através de soluções para a gestão do campo, a rastreabilidade de alimentos, o controle de qualidade dos produtos e processos e a análise estratégica do negócio.

O objetivo é fomentar a cadeia de abastecimento de alimentos por meio da criação de ambientes e ferramentas que favoreçam a transparência, a colaboração e a simplicidade nas relações entre todos os elos, do produtor ao consumidor final.

PariPassu é uma expressão originária do latim que significa lado a lado, ao mesmo tempo e, de maneira justa ou imparcial.  E é desta forma que o trabalho se desenvolve: entender e respeitar a realidade de cada cliente.

O compromisso da Paripassu é disponibilizar soluções colaborativas com resultados coletivos pautado em um fluxo de informação inteligente e ordenado.

www.paripassu.com.br

 

17h às 18h | Workshop de Biomassa de Banana Verde: Chef Fabio Martins / Alexandre Carvalho do Nambu Cozinha de Raiz

Como aproveitar o alimento da casca à polpa, sem descartar nada? E quando esse alimento ainda está verde no pé, o que é possível fazer? Nesse workshop prático, o Nambu apresenta as valiosas propriedades da biomassa de banana verde e suas aplicações em receitas doces e salgadas, simples e práticas. Além disso, ensina como usar a casca da banana sem abrir mão do sabor. Rica em amido resistente que desempenha papel similar ao da fibra, a biomassa de banana verde previne doenças intestinais, é coadjuvante na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, é uma solução econômica, democrática, inclusiva e saudável.

Saiba mais aqui.


Irina Gatsalova
Irina Gatsalova estudou arquitetura de interiores na Universidad San Francisco de Quito, moda na Faap e Hotelaria na Anhembi Morumbi. Seu histórico profissional inclui tradução e redação na Sputnik Brasil, parte da agência de notícias Russia Today em Moscou, Rússia, e organização de vernissages em galerias de arte. Com vivência internacional em Moscou, Quito, Madrid e Roma, possui experiência nas áreas de vendas ligadas à arte e design, relações públicas, tradução, e social media marketing. Atualmente, se dedica à content hunting no IED São Paulo e é artista visual no www.irinagatsalova.com.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.