IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

TEDxUnirio

12 de julho de 2018

 

Você conhece a expressão “Ideas worth spreading”?

TED, abreviatura de “Tecnologia, Entretenimento e Design”, é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1984, com a intenção de disseminar “ideias que merecem ser compartilhadas“.

Com esse propósito, a organização criou o TEDx: eventos planejados de forma independente, mas que seguem padrões. O TEDx promove a integração e a transformação das pessoas de uma comunidade, discutindo assuntos relevantes para aquela região. Ao organizar um evento TEDx, a expectativa é que ele se torne um fórum local para troca de informações e que possa servir como fonte inspiradora para ideias e ações inovadoras.

TEDxUnirio

O evento aborda o tema “Escassez e Abundância“. A premissa é a de que os extremos se tocam. Entre a abundância e a escassez existe uma linha tênue que pode ser ultrapassada facilmente. A abundância, significando excesso, pode gerar falta, escassez. O contrário também é verdadeiro. Situações de escassez podem gerar soluções mais criativas do que situações de abundância, onde a facilidade de acesso a recursos pode gerar uma certa apatia criativa. 

Jonas Pavoa, responsável pela arte principal da campanha TEDxUnirio foi aluno do curso Saperfare em Design Gráfico, no IED Rio. Ele conta como foi desenvolver o projeto, com atenta coordenação de Ricardo Cunha Lima:

“Desenvolver a arte principal da campanha que vai divulgar o TEDx Unirio foi uma oportunidade de estar em contato com uma bandeira tão importante quanto essa: disseminar o conhecimento. Foi uma forma de endossá-la também.

O cartaz que concebi junto com o Ricardo, me fez viajar no mundo da ilustração, nas referências e nos artistas. Eu adoro o Millôr e pensei muito nele durante o processo. Nas aulas de retórica visual do curso Saperfare em Design Gráfico, o Ricardo trouxe um universo de cartunistas que me comoveu, então acabou saindo uma arte com essa cara, de cartum.

Eu achei ótimo porque o resultado traz uma mensagem forte e uma estética que não costumo ver nas divulgações do TED. E o cartum é uma coisa simpática, acho que todo mundo gosta.

O cartaz é um convite e uma brincadeira. Seu sentido só se completa através da participação do espectador. É uma dupla leitura. Num primeiro momento, você vê a montanha e a flor. Em seguida, a multidão que constitui o relevo. É um jogo que revela ora a escassez – o broto solitário erguendo-se frágil do que parece um solo infértil -, ora a abundância – a flor que ganha força nutrida pela aglomeração e sobreleva o peso das adversidades.

Esgotamento e decadência, crescimento e esperança: depende de como se vê. É preciso mudar de ponto de observação.

Sobre a abordagem do tema, Lucas ainda ressalta que: “A constatação do tema Escassez e Abundância traz à tona, inclusive, a importância de pensarmos em como transformar as redes sociais num território que propicie as boas conexões, para que a coisa não descambe numa arena de ódio, espionagem e manipulação. É o senso de comunidade que vai nos salvar.”

Mais informações aqui: http://www.tedxunirio.com.br.

 

 

 


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.