IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Um passeio pela ArtRio com Bernar Gomma

26 de setembro de 2019

 

A ArtRio aconteceu na semana passada e já deixou saudades. Reconhecida como um dos principais eventos de arte da América Latina, a feira é uma oportunidade de ver, em um mesmo espaço, obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas em uma seleção especial das principais galerias do país e do mundo.

O IED Rio esteve por lá e convidou o músico e artista plástico Bernar Gomma para dar uma volta pelas galerias e nos contar suas impressões e destaques.

Confira um pouco do que ele nos contou:

A Art Rio, a feira de arte é como uma feira de vinil: muita gente comprando, vendendo e trocando. Muita gente só olhando e tirando foto também. 

Esta foi a segunda edição que visitei. A primeira, no ano passado, me deixou tonto, abriu meus horizontes e a minha cabeça. Dessa vez, por já conhecer melhor a minha relação com a arte, foi diferente. Vi o evento como feira e não só pelas obras. As galerias que mais gostei foram Athena, Cavalo, Milan e Mapa. 

Luiz Zerbini | Márcio Cravo | Milton Dacosta

Dos artistas que vi os que mais gostei foram Luiz Zerbini, Victor Vasarely, Aluísio Carvão, Ivan Serpa, Lygia Pape, Sandra Cinto, Antônio Maluf, Luiz Sacilotto, Mano Penalva, Marcio Cravo Jr, Rafael Alonso, Milton Dacosta, Hélio Oiticica, José Pedro Costigliolo e Sul Solar.

Aluísio Carvão | Hélio Oiticica

O evento teve a pichação como forma de protesto num quadro dos gêmeos, e uma outra área da feira picharam “NEGRO”. O que por si só, já criou uma grande reflexão para todo mundo que viu…”

 

Sobre o nosso convidado:

Sou músico desde adolescente, atualmente sou integrante das bandas Beach Combers e Comandante 22. Em 2018 comecei a me interessar por arte visual (apresentada pelo Edu Masini), e este ano comecei a desenhar. Tenho mais de 30 desenhos, todos no formato 30×30(capa de vinil), em preto e branco. Faço as marcações com lápis e régua, depois passo pilot permanente preto. 

Meu objetivo é continuar este trabalho, pensando em partir para outras plataformas como estampas de camisa, azulejos… e desta forma, começar a montar projetos mesmo. A música que faço está integrada aos meus desenhos, faço artes para cartazes das bandas, capas de disco e mais.  Começo a desenhar pensando nisso, em identidade visual e design. São muitas possibilidades, e este é só o começo.

 

Como artista me identifico mais com o concretismo e neoconcretismo. Formas geométricas etc…

Confira alguns dos trabalhos de Bernar Gomma:

Um pouco mais do seu trabalho pode ser conferido aqui.

 


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.