IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Veja como foi a primeira edição da TAB!

20 de outubro de 2017

Aconteceu nessa quinta-feira (19 de outubro) a TAB – Design em Movimento, feira que reuniu design, arte e tecnologia no pátio do IED São Paulo

O encontro apresentou o melhor do universo criativo e inovador e contou com a exposição de alunos e ex-alunos da faculdade, que hoje participam também da feira de design Samambaia, além de uma ativação da marca ÖUS, que exibiu detalhes de tecidos, solas e processo técnico da produção dos tênis e da Central Livros, que trouxe livros sobre arquitetura, design, arte, fotografia e moda com 50% de desconto.

O aluno de Design de Produtos e Serviços e fundador do Xirê Ateliê, Matheus deVitto, participou com suas peças artesanais em cerâmica e conta que a aceitação dos professores foi positiva. “Muitos professores não sabem o que os alunos produzem e se produzem. Alguns não conheciam minha cerâmica, outros se surpreenderam quando viram, é bem interessante”, ele comenta.

Já os ex-alunos Fernando Cuccolo e Stefano Leggieri exibiram suas peças de acessórios e joias. Cuccolo encontrou no curso de One Year em Jewlery Design um caminho para desenvolver uma carreira e sua marca com criações artesanais que unem prata, pedras e resina em peças com inspirações geométricas e nos elementos da natureza.

Leggieri, que se formou em Design de Produtos e Serviços em 2015, criou sua marca como continuação de seu projeto de TCC, em que produziu peças com madeira de retalho e resina, agregando lembranças específicas das pessoas. Sobre a escolha dos materiais, o designer explica que é “uma forma de aproveitar tudo, desde o material que encontro até o que eu gero como descarte na produção das minhas peças. ”

Na opinião de Leggieri, o design não precisa ser setorizado. “Tem que ter o curso de produto, moda, interiores, mas com o design você consegue desenvolver qualquer coisa. Uma pessoa que foi fazer moda, vai acabar produzindo um acessório, um produto, por exemplo”, explica o designer, que tem como objetivo expandir a marca desenvolvendo mobiliário e objetos para casa e escritório.

Também com início a partir de um trabalho de conclusão de curso, o Eminência em Preto, do ex-aluno de Design de Produtos e Serviços, Victor Vasconcelos, apresentou um mix de moda, produtos e objetos. “Para mim o design tem que contar uma história, tem que ser um livro que você lê cada capítulo. Com meus objetos, por exemplo, faço uma introdução do que está por vir: uma linha de mobiliário”, revela ele.

Ricardo Abruzzini e Raquel Kwok apresentaram a nova coleção da Morttale, marca de roupas sem gênero definido. “Gostei muito da experiência, fiquei feliz de poder agregar nessa tarde e rever os amigos. A gente já expõe em festas, agora estamos começando a expor em feiras também”, conta Abruzzini, que cursou de Design de Produtos e Serviços.

Presente com um espaço expositivo, a empresa Ideias Diferentes,  que tem como foco incentivar as pessoas a colocar a mão na massa e mostrar as diversas possibilidades que o mesmo material pode ter. “Sair do comum no meio da decoração e produto é nossa proposta. Achei legal a oportunidade de participar e colocar em algum espaço físico o que a gente tem guardado”, destaca o idealizador da marca Ricardo Fontenele, também ex-aluno de Design de Produtos e Serviços no IED São Paulo.

O evento contou ainda com uma intervenção ao vivo dos alunos de Automotive Design, nomeado SpeedSkecth. “A proposta é mostrar o que é o [curso] automotivo, passar mais sobre o design e as possibilidades que a gente pode ter em relação à carros”, relata o aluno Matheus Ferreira de Carvalho, um dos autores da intervenção. Ele completa: “Juntar todo tipo de design, como moda, cerâmica e joia, é legal porque mostra que o design em si está interligado em todas as áreas, todo mundo trabalha pelo mesmo objetivo. ”

Para Gustavo Munhoz, que também fez parte da intervenção, o evento fortalece a faculdade. “Esse modelo de exposição é interessante porque mostra muito do que o IED produz. ”  Nesse sentido, o designer Stefano Leggieri acrescenta: “O fato dessa exposição estar exibindo trabalhos de alunos e ex-alunos mostra que a faculdade incentiva o empreendedorismo, estimulando pessoas que querem ter uma marca própria”, ele conclui.

 

 

A segunda edição da TAB será realizada no próximo dia 28 de outubro e contará com ainda mais expositores e atrações, não perca!

Feira TAB
Data: 28 de outubro
Hora: das 10h às 18h
Local: Pátio do IED SP
Endereço: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis, São Paulo
Informações: [email protected]

 

 


Gabriela Nunes
Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Já atuou em assessoria de imprensa e redação de portais e revistas segmentadas. Possui experiência com produção de notícias sobre arquitetura, design e construção sustentável. Atualmente, se dedica à redação de conteúdos no IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.