IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Virada Sustentável 2019 | IED Rio confirma seu ativismo para uma moda mais sustentável!

30 de setembro de 2019

 

Durante os dias 18 e 19 de Outubro o IED Rio recebe a Virada Sustentável, movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, com o objetivo comum de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade.

Para a realização do evento a Moda Verde, empresa de Yamê Reis, e realizadora do REF, promove junto com a consultora de moda sustentável Lilly Clark e apoio da jornalista Manoela Castro Ramos uma programação incrível com painéis, workshop e a primeira edição da Feira Verde.


Poluição ambiental, uso excessivo de recursos naturais e condições de trabalho não adequadas, são alguns dos problemas da indústria da moda, que chega a ser citada como a segunda mais poluente do mundo. Mas como esse mercado, que é um dos setores que mais gera empregos no mundo pode se reinventar e tornar-se sustentável? Qual é o papel das marcas e dos consumidores nessa transformação?
Um time de agitadores do cenário da sustentabilidade do Rio de Janeiro se uniu nessa Virada Sustentável para oferecer uma programação que coloca na discussão os temas da moda atual e do seu futuro, economia circular, novas formas de consumo e seus impactos,  com uma abordagem otimista e regenerativa. São profissionais apaixonados pelo valor cultural, social e ambiental dessa indústria, pessoas que estão fazendo parte dessa revolução. 
As atividades são gratuitas, acontecerão nos dias 18 e 19 de Outubro, no IED-RIO. Serão oferecidos ao público painéis de discussão, palestras e workshop. O evento realiza também nos 2 dias uma feira que vai proporcionar ao público conhecer e experimentar novas formas de consumir e produzir moda. Afinal, somos todos cocriadores desse novo modo de viver.

Mobilizadores da moda consciente carioca criam agenda positiva para o setor na Virada Sustentável.

Confira a programação e participe!

FEIRA VERDE: novas formas de consumo.
18 e 19 de OUTUBRO
Horário: 12h às 19h
Local: Terraço do IED Rio


A Feira Verde é formada por projetos e marcas de moda sustentável, um ecossistema que propõe a produção e o consumo de moda mais ético e responsável.  Serão dois dias em um ambiente coletivo e colaborativo com projetos independentes e locais onde a experiência de consumo é um ato de revolução, de mudança de comportamento, onde teremos: troca de roupa, bazar de desapego, feira de brechós e participação de marcas de moda com produção consciente. É um espaço de diálogo, onde é possível conhecer e conversar com as pessoas que falam sobre o futuro da moda que nós queremos construir. Tudo isso com a vista deslumbrante para a praia da Urca e com happy hour do Balneário Café.

Marcas e projetos:
Ahlma, marca de moda com produção consciente, vegan e colabs.

Faz Girar Market, mercado de segunda mão que segue a tendência mundial de repensar a forma de consumo, transfomando-o em sustentável e colaborativo.

Jardim da Mag, troca-troca de roupa, acreditamos que já existe roupa suficiente no mundo. Cada uma de nós, do seu jeito único com suas próprias escolhas criam um movimento, porque quando a gente muda, o mundo muda!

Pipa Social, polo de criação coletiva, produção e informação voltado para pessoas talentosas que moram em comunidade de baixa renda.

Projeto Gira, edição Re-Design, projeto com foco na recirculação de materiais de consumo e bens materiais. Isto significa projetar para remanufatura, reforma e reciclagem de modo que componentes e materiais continuem em movimento, contribuindo para a economia circular. 

+ brechós Abapha e Agrega 

+marcas sustentáveis Levh, Pitô e Holyfancy

__________________________________

Palestras | Mesas | Painéis 18 de outubro 2019

Talk Fashion Revolution

Data: dia 18 de outubro de 14h às 15h

Sobre o encontro: Qual é a moda que queremos? Artesanal & Indústria 4.0 Ressignificação e Redesign no futuro da moda. A mediação será realizada por Manoela Castro Ramos @manoelacastroramos, com a representante do Fashion Revolution no Rio Patricia Santanaconvidados.

Inscreva-se: https://iedbrasil.com.br/rio/evento/talk-fashion-revolution/

Sobre o palestrante: Manoela é jornalista e esteve por 15 anos à frente de sua agência de comunicação. Atualmente se dedica a projetos que impulsionam um estilo de vida sustentável. Após ingressar no Fashion Revolution, movimento internacional de moda ética, fundou a COMM, @wecomm.cc uma plataforma digital de compartilhamento de conteúdo sustentável.

 

Bate Papo Moda Verde | Novas Formas de Consumo.

Data: 18 de outubro de 15h às 16h

Sobre o encontro: Quando a Sustentabilidade é divertida e não custa nada. Falamos muito de sustentabilidade com o peso e a consciência por um futuro melhor, mas não falamos do lado leve e divertido que ela traz. Sustentabilidade é um movimento inclusivo, coletivo e divertido, acessível a todxs. Aqui, 3 histórias trazem criatividade, colaboração e coletividade para sua roupa, a próxima história pode ser a sua! A mediação será realizada por Lilly Clark @lilyclark.com, com Talitha Rozenbaum @nossoarmariocoletivo, Paula Maia @fazgirarmarket e João Incerti @o_incerto

Inscreva-se: https://iedbrasil.com.br/rio/evento/bate-papo-moda-verde-novas-formas-de-consumo/

Sobre o palestrante:  Lilly Clarck é especialista em moda sustentável, head de marketing sustentável na Moda Verde e Diretora Criativa na Pipa Social.

 

Bate papo Manas Sustentáveis

Data: 18 de outubro de 16h às 17h

Sobre o encontro: Manas Sustentáveis:um bate papo sobre sustentabilidade, com Mana Malta @organicamoda, Gabriela De Laurentis @delaurentis, Fabíola Trinca @studiotrinca e Claudia @EzeJeans. Um papo sobre como a moda é um canal de comunicação para educarmos a nós mesmos e a sociedade em prol de um estilo de vida mais orgânico, natural e ativista. Como empreendedoras da moda transparente, elas falarão dos desafios e darão dicas para quem deseja mergulhar neste universo da moda limpa. Mediação por Mana Malta.

Inscreva-se: https://iedbrasil.com.br/rio/evento/bate-papo-manas-sustentaveis/

Sobre o palestrante: Mana Malta, fundadora da Orgânica Moda Eco e do Conecta Organica, convida o grupo Sustenta Manas, composto de empreendedoras mulheres do Rio de Janeiro, do mercado de moda baseado na transparência e no desenvolvimento consciente dos meios de produção.

 

Painel AHLMA Economia Circular

Data: 18 de outubro de 17h às 18h

Sobre o encontro: Temos esgotado os recursos do nosso planeta. Consumido sempre mais do que ele pode nos oferecer de forma orgânica. A lógica linear de produção de moda de extrair, produzir e descartar está agindo seus limites físicos. Como continuar “na moda”, respeitando o planeta? Ou melhor, ajudando o planeta? É o que vamos ver nesse painel. Mediação por André Carvalhal com Giovanna Nader @projetogaveta e Mig @migjeans.

Inscreva-se: https://iedbrasil.com.br/rio/evento/painel-ahlma-economia-circular/

Sobre o palestrante: André Carvalhal, Autor e especialista em moda sustentável e diretor criativo da marca AHLMA.

_____________________________________

Palestras | Mesas | Painéis | Workshop 19 de outubro 2019

Workshop Nosso Armário Coletivo

Data: 19 de outubro de 10h30 às 13h

Facilitador: Nosso Armário Coletivo @nossoarmariocoletivo

Essa é uma iniciativa de compartilhamento de roupas e acessórios que são emprestados entre grupos de mulheres. Tem proporcionado o encanto de ter sempre novidades no armário, além de fazer circular peças que estão paradas. É uma experiência afetiva e transformadora que tem gerado abundância no guarda-roupas de cada integrante, estimulando o desapego e a generosidade. Participe do nosso workshop na Virada Sustentável e vamos juntas fazer esse movimento por um mundo mais consciente.

Sobre o workshop: Com capacidade máxima de 30 participantes, o workshop do Nosso Armário Coletivo tem como objetivo disseminar essa iniciativa para o público interessado em se tornar facilitador de novos grupos por meio dessa experiência .
Será dividido em 3 etapas:
– Primeira parte | Roda de conversa – bate papo com as idealizadoras do projeto sobre como surgiu a ideia e como tem sido essa vivência para cada uma.
– Segunda parte | Pílula da vivência – demonstração de como tem acontecido essa experiência.
– Terceira parte | Na prática – observação ou a própria prática do Nosso Armário
Coletivo onde haverá a possibilidade da formação de grupos, mediados pelas idealizadoras. Cada pessoa colocará 3 peças “na roda” para já iniciarem essa experiência abundante e transformadora.
 

Inscreva-se: https://iedbrasil.com.br/rio/evento/workshop-nosso-armario-coletivo/

Palestra Instituto Rio Moda | Os Doze Dragões em Luta contra as Iniciativas Sociais

Data: 19 de outubro de 14h às 15h

Sobre o encontro: Dragões constituem uma feliz imagem encontrada por Lex Bos para referir-se às ameaças que pesam sobre a concretização de ideias sociais. Sociais no melhor sentido do altruísmo, do servir às necessidades reais de uma comunidade em todos os setores da vida humana. Dragões interiores e dragões exteriores, todos eles estão sempre à espreita para fazer fracassar iniciativas dos mais diversos matizes. Na palestra de 19 de outubro, Roberto Meireles vai construir com os participantes caminhos para identificar tais dragões. Mediação Roberto Meireles do Instituto Rio Moda.

Inscreva-se: https://iedbrasil.com.br/rio/evento/palestra-instituto-rio-moda-os-doze-dragoes-em-luta-contra-as-iniciativas-sociais/

Sobre o palestrante: O Instituto Rio Moda é um centro integrado de referência, que contribui desde 2008 com o desenvolvimento de competências profissionais no setor da moda. Ancora seus resultados na articulação entre teoria e produtos concretos originados da prática efetiva, produzindo um ambiente de troca de conhecimento e reflexão, em que se gera valor a estudantes, profissionais e empresas participantes.

 

COMM | #InspirarOnlinePraticarOffline

Data: 19 de outubro de 15h às 16h

Sobre o encontro: Vamos juntos ocupar a web com conteúdo sustentável? Se somos todos compartilhadores, somos todos influenciadores. A internet é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável.  O empoderamento do compartilhamento de conteúdo é um agente de transformação social. A mediação será realizada por Manoela Castro Ramos @wecomm.cc.

Inscreva-se: https://iedbrasil.com.br/rio/evento/comm-inspiraronlinepraticaroffline/

Sobre o palestrante: Manoela é jornalista e esteve por 15 anos à frente de sua agência de comunicação. Atualmente se dedica a projetos que impulsionam um estilo de vida sustentável. Após ingressar no Fashion Revolution, movimento internacional de moda ética, fundou a COMM, @wecomm.cc uma plataforma digital de compartilhamento de conteúdo sustentável.

 

Moda Verde | Como a Moda pode contribuir para a regeneração da Amazônia?

Data: 19 de outubro de 16h às 17h

Sobre o encontro: A temperatura global do planeta ameaça atingir mais de 1.5 graus nos próximos anos caso as tendências de emissão de carbono continuem a
crescer. A boa notícia é que novas pesquisas indicam que, acrescentando 1 bilhão de hectares de floresta em áreas disponíveis, esse processo pode ser revertido. As florestas são o maior aliado natural do combate a crise climática, elas preservam a biodiversidade e melhoram a qualidade da água. Nesse momento, onde as taxas de desmatamento da Amazônia atingem o nível mais alto dos últimos anos, torna-se emergente pensar formas inovadoras de preservação e exploração sustentável que beneficiem a floresta e as populações locais. Como a moda pode contribuir para esse processo? Como as marcas de moda podem se conectar de forma positiva com os saberes tradicionais, gerando renda para as populações locais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável?

A mediação será realizada por Yamê Reis @modaverde e @rioethicalfashion com Nina Braga @institutoe, Gabriel Ribenboim @welight e Yuri Diniz @carpe.projetos.

Inscreva-se: https://iedbrasil.com.br/rio/evento/moda-verde-como-a-moda-pode-contribuir-para-a-regeneracao-da-amazonia/

Sobre o palestrante: Atualmente atuando como coordenadora de Design de Moda no IED-Rio, Yamê é idealizadora e realizadora do Rio Ethical Fashion. Em 2017 fundou a Moda Verde, empresa que atua nas áreas de Educação, Direção Criativa e projetos especiais para Moda Sustentável. Seu objetivo é colaborar com empresas que desejem contribuir de forma positiva para a construção de uma Moda socialmente responsável e com baixo impacto ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

 


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.