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Pós-Graduação

Branding

SEMI-PRESENCIAL
400 Horas
21/09/2022
Segundas e Quartas - Poderão ocorrer algumas aulas aos sábados
Das 19h às 22h
MATRÍCULA ONLINE
Quer mais informações?

Por quê?

Toda marca tem sua história, mas nem todas contam com um conjunto de estratégias apropriadas para gerir sua imagem, elaborado a partir de um estudo aprofundado sobre suas origens, de modo a transmitir ao público-alvo com naturalidade: valores, missão e personalidade. Para saber contar a história de uma marca, será preciso aliar dados concretos, estratégia e uma boa dose de criatividade. Afinal, o propósito de uma marca deve ser relevante; sua comunicação, clara, e o processo, divertido (sempre que possível).

Para quem?

O curso é voltado para profissionais das áreas de marketing, administração, comunicação e design que tenham um olhar estratégico, assim como pessoas interessadas em atuar na criação e gestão de marcas de forma criativa e contemporânea. Profissionais que atuam nas áreas de design ou redação podem assumir um papel estratégico ao dispor de um amplo acervo de ferramentas, habilidades e competências reais, desenvolvidas, potencializadas e colocadas em prática nos projetos ao longo da jornada no IED.

Como é?

A pós-graduação em Branding do IED Rio nasceu de um curso livre com a proposta de fornecer aos estudantes um olhar contemporâneo, colaborativo e aberto para trabalhar os principais conceitos da disciplina, estratégias relevantes para negócios e ferramentas acessíveis, conectadas às práticas atuais do mercado. O curso procura potencializar seu conhecimento e desenvolver a habilidade de se manter atualizado para atuar com gestão de marketing, consultoria de Branding ou como estrategista de marca, tanto em empresas como em agências.


Curso

Quando pensamos em Branding, imediatamente lembramos de marcas cuja comunicação é única e se destaca em meio a tantos posicionamentos ultrapassados. O que diferencia essas marcas das demais é o Branding. A construção de um posicionamento sólido e coeso determina a forma como ela será percebida, identificada e lembrada pelos consumidores. Um trabalho de branding bem desenhado e executado, possibilita a utilização de elementos básicos enquanto características distintas de uma marca – seja por efeitos sonoros, uma frase ou apenas uma cor.

Não se trata apenas de aproximar pessoas para vender produtos ou serviços: o branding deve ser encarado como uma disciplina objetiva, que ensina a focalizar o cerne da questão para, de maneira criativa, inovadora e com uso de diferentes ferramentas, solucionar problemas com maior agilidade. 

Durante a aula inaugural, apresentaremos o IED Rio, suas instalações, o curso, sua coordenação e corpo docente, formado por profissionais renomados com experiência na academia e que adotam abordagens distintas em aula, a fim de estimular o desenvolvimento de métodos próprios por parte dos estudantes, assim como a readaptação de ferramentas existentes para ampliar sua metodologia de uso.


Entrega

A pós-graduação em Branding aborda comunicação e cultura de marca, com pesquisas em campo para que os estudantes tenham o hábito de entrevistar pessoas e coletar dados importantes para os projetos que serão realizados. O curso possui três disciplinas principais, que serão os pilares do aprendizado: Investigação e Diagnóstico, Estratégia de Marca e Expressão de Marcas – cada uma com uma carga horária de 60h.

Em Investigação e Diagnóstico, vamos estimular os instintos e habilidades de pesquisa e análise dos estudantes para que desenvolvam práticas que vão ajudá-los ao longo de toda a jornada, sobretudo na hora de estudar a identidade de diferentes marcas para, então, conseguirem identificar pontos positivos e negativos (o que funciona e o que pode ser melhorado). Nas disciplinas “Estratégia de Marca” e “Expressão de Marcas”, vamos pensar o universo das marcas a partir dos dados levantados e avaliar quais os melhores caminhos para a comunicação de uma marca e quais as melhores formas de expressar sua personalidade recém-criada.

O curso propõe a elaboração de quatro projetos com foco em: coolhunting & trends mindset; arquétipo de marcas; branding aplicado (place branding e branding para mercado da moda) e transformação digital. Dessa forma, os estudantes serão capazes de desenvolver um projeto de marca pessoal e o TCC, realizado em parceria com grandes empresas, marcas ou organizações.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 21/09/2022
Dias: Segundas e Quartas - Poderão ocorrer algumas aulas aos sábados
Horário: Das 19h às 22h
Duração: 400 Horas

Valores:
24x de R$ 1.752,75 R$ 1.472,17
E ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições

COORDENAÇÃO

ANA COTTA

Ana Cotta é mineira formada em design no Rio, com mais de 25 anos de experiência, é interessada em criatividade, estratégia e boas histórias de marcas. Trabalhou durante 13 anos em uma grande agência do Rio, onde era Sócia Diretora de Criação & Estratégia. Lá, criou metodologias de trabalho, liderou uma equipe multidisciplinar de 40 pessoas e desenvolveu projetos diversos, desde Branding e Retail Design até Estratégia de Precificação de ponto-de-venda.

Em 2016, já com alguns cabelos brancos, entende que é hora de construir histórias ainda mais suas. Decide empreender e abre a sua própria consultoria, a Transversa, pois acredita que o Branding ajuda negócios a prosperarem, potencializa gestores e empreendedores, além de poder fazer do mundo um lugar melhor. E, para isso, precisa ser mais acessível, tanto na forma quanto no valor. A Ana acredita que propósitos devem ser relevantes, a comunicação, clara, e o processo, simples. A Transversa trabalha com estratégia de marcas, design e educação – com aulas, palestras e oficinas corporativas em alguns temas como: Branding, Design Thinking, Comunicação, Criatividade, Retail Design, O Futuro das Marcas, Storytelling para Negócios, Expressão de Marcas e Apresentação de Impacto.

Ana é graduada pela Faculdade da Cidade, com MBA em Marketing pela escola de negócios da PUC-Rio. É, também, pós-doutorada em trocadilhos que, feliz ou infelizmente, pratica em suas aulas e workshops. É idealizadora e coordenadora do Master em Branding do Instituto Europeo di Design. Também é professora do IED, Casa Firjan e do Criável, além de ser mentora de empresas e parceira estratégica de agências de Design e Branding. É mãe do Tomás, humana do Tonico e é adepta ao movimento slow web > slow life.

PROFESSORES

ANDRé CARVALHAL

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Escritor, consultor e especialista design para sustentabilidade. Orientador de projetos em marketing, diversidade & inclusão e sustentabilidade. Membro de conselho ou consultor de projetos e ações para marcas como Diageo, Do Bem, Disney, e Unilever. Colunista da MIT Technology Review e Revista Ela -O Globo. Autor dos best-sellers “A Moda Imita a Vida” e “Moda com Propósito”, do livro finalista do prêmio Jabuti 2019: “Viva o fim: Almanaque de um novo mundo”, e o mais recente, “Como salvar o futuro”.


CARLOS DENISIESKI

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Fotógrafo, diretor de arte e professor, Carlos é formado em comunicação com pós-graduação em artes visuais. Já fez trabalhos para Reserva, Nike, Banco do Brasil, Coca-cola, Tik-Tok, Banco Inter, Vale, Globo e diversos outros clientes ao longo de mais de 20anos de carreira. Carioca, vive e trabalha em São Paulo como fotógrafo e diretor de criação do estúdio Macaco Ciano. Nos últimos 12 anos, ministra cursos nas áreas de fotografia, comunicação e design em instituições como IED, e muitas empresas privadas e órgãos públicos. Aos 49 anos, acredita que só está começando. Aprendendo enquanto ensina a contar boas histórias.


CAIO ESTEVES

+

Caio Esteves é Global managing partner of placemaking na Bloom Consulting. Fundou em 2015 a Places for Us, a primeira consultoria especializada em Place Branding do Brasil que em 2020 se juntou a Bloom Consulting. Pioneiro da abordagem de marcas-lugar no país, entendendo o place branding como algo muito além das identidades visuais ou das campanhas de marketing, contribui para o fortalecimento dos lugares e a resiliência das cidades através da identificação das vocações, fortalecimento das identidades e participação popular. Escreveu em 2016 o livro “Place Branding”, foi co-autor da edição brasileira do livro “Imaginative Communities” com Robert Govers e lançou “Cidade Antifrágil” em 2021. Presente na discussão internacional sobre o tema foi colaborador e jurado do City Nation Place, congresso internacional de Place Branding em Londres. É membro do Institute of Place Management de Manchester-UK, membro do Research Panel do The Place Brand Observer, associado a IPBA-International Place Branding Associaton e revisor convidado do Place Branding & Public Diplomacy. No Brasil é colunista do “O Futuro das Coisas”. Coordenou da Pós-graduação Branding Experience no IED-SP e o MBA Place Branding nas Faculdades Integradas Rio Branco em São Paulo e foi professor na pós graduação das disciplinas de branding e place branding no IED-SP, Rio Branco-SP, SENAC-SP, ANPROTEC-RJ, Alfa-GO e FIA -SP.


DANIELE ARAGãO

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Mestre em Comunicação pela linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Marketing (MBA) pela PUC-Rio e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua há mais de 25 anos em diferentes setores como de infraestrutura, recursos naturais, bens de consumo e serviços, nas áreas de planejamento, comunicação corporativa e mercadológica e gestão de marcas. Trabalhou em diversas instituições como Indio da Costa AUDT, RIOetc, Bureau de Estilo Renata Abranchs, Fundação Renova, Grupo EBX, Crama Design Estratégico, Oz Design, Plan B, FSB Comunicação, dentre outras. Fez parte do corpo docente da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e coordenou o Master Profissional de Marketing de Moda no Istituto Europeo di Design (IED Rio). Atualmente integra a equipe da FutureBrand, uma agência global de branding, e leciona no IED-Rio.


GLáUCIA NEVES

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Sócia-diretora da eConecta Consultoria de Marketing, Gláucia Neves é mestre, pesquisadora e doutoranda no programa de pós-graduação em Comunicação na UERJ, formada em Jornalismo, com MBA em Marketing pela Coppead/UFRJ e tem 25 anos de experiência profissional nas áreas de gestão de relacionamento com clientes e planejamento de marketing, tendo trabalhado em empresas como Infoglobo (Jornal O Globo) e Cantão/Redley. Como professora de Comunicação e Marketing Estratégico, atuou em instituições de ensino e cursos in-company. Atualmente, é professora na ECO/UFRJ e coordenadora da pós-graduação em Comunicação e Marketing de Moda no IED Rio.


LíVIA BOESCHENSTEIN

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Doutora e Mestre pela PUC – Rio. É pesquisadora associada do Laboratório de Antropologia do Consumo (LAC/PUC – Rio) e do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE/CoppeUFRJ). Trabalhou com pesquisa e planejamento estratégico para marcas e agências como: Box 1824, YouTube, Youse Seguradora, W3 Haus, Spot Educação, Ipiranga, L’Oreal, DataSUS e Instituto Unibanco. Hoje é responsável pela frente Pesquisa & Insights no time de Branding da Ancar Ivanhoe Shopping Centers.

NATHáLIA BASIL

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Nathália Basil é filha de rio e mar. Nascida no Rio Grande do Sul, com morada no Rio Grande do Norte e coração fincado no Rio de Janeiro, é administradora formada pela UFF. Curiosa, falante e orgulhosa de sua ancestralidade, acredita na construção de narrativas plurais e inclusivas, que rompam a esfera das palavras, num mergulho profundo pela reconstrução de perspectivas. Criadora do @Rebobinese, um portal que se propõe a repensar ideias e atitudes, a partir de um lugar de empatia, Nathália tem passagens por empresas como Enel, Nielsen, Stone e Americanas. Botando fé na educação como caminho, possui Master em Branding pelo IED-Rio, cursos de Gestão da Diversidade pela PUC/SP e a Fundação Cásper Líbero e é mestranda em Relações Étnico Raciais pelo CEFET/RJ.


RAFAELA BASTOS

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Presidente da Fundação João Goulart – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Gestora Pública, Geógrafa, especialista em Gerenciamento de Projetos, Economia Comportamental e Branding. Uma carreira de mais 14 anos como gestora pública. No setor energético federal, executou projetos de sistemas de informações geográficas, análises espaciais, territoriais e mapeamento temático para licenciamento ambiental. No âmbito municipal, atuou com planejamento estratégico, conteúdos estratégicos, narrativas governamentais e portfólio de projetos. Nas Olimpíadas e Paralimpíadas 2016 coordenou o planejamento e a operação de conservação de toda a cidade do Rio de Janeiro no Centro de Operações Rio. Exerceu função de Economista Comportamental para Políticas Públicas, coordenando os projetos da 1ª Unidade de Nudge governamental do país, a NudgeRio, e atuou no desenvolvimento de lideranças em servidores públicos municipais do Rio de Janeiro e Niterói. Na área de Branding tem se especializado em projetos para instituições culturais e carnavalescas sendo responsável pelo projeto de Branding da Estação Primeira de 2Mangueira e, no setor público, em projetos de Branding para políticas e instituições públicas. Criou o coletivo Brand-Aid, parceria com o Istituto Europeo di Design. Atua em projetos de educação e empreendedorismo com ênfase em processo criativo, pesquisa estratégica, economia comportamental e branding para a facilitação de jovens, principalmente periféricos.


SUSANA ARBEX

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Palestrante, investidora e mentora da rede Google de empreendedores na ACE Startups, é Especialista em Personal Branding e co-fundadora da Betafly Brandmakers, com escritórios em SP e Palo Alto. Professora de Personal Branding no IED-Rio (Istituto Europeo de Design) e do RenovaBR. Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e Liderança na FGV, MBA Executivo na Fundação Dom Cabral e Pós-MBA na Kellogg School of Management. Estudou Antroposofia na Adigo, Creative Problem Solving no CSPI da Buffalo University, é certificada nas metodologias de Cultura Organizacional pela Walking the Talk® e Denison Consulting®, Personal Branding pela Reach CC e facilitação pela Lego Serious Play®. Participa do ABP-W -Programa de formação de Conselheiras da St. Paul Escola de Negócios. Foi executiva de Marketing, Branding e Planejamento Estratégico por 20 anos em empresas relevantes no Brasil como Natura, Santander e T4F, e como consultora liderou projetos de Branding para marcas como Klabin, Brastemp, Raízen, Cacau Show, BTG Investimentos, BRF, Pepsico dentre diversas outras. Criadora com Giuliana do Método FLY® para Personal Branding, gosta de dizer que usa sua experiência trabalhando com “grandes empresas” para ajudar “grandes pessoas” a mostrarem para o mundo a melhor versão de si mesmas.

Início das aulas: 21/09/2022
Dias: Segundas e Quartas - Poderão ocorrer algumas aulas aos sábados
Horário: Das 19h às 22h
Duração: 400 Horas

Valores:
24x de R$ 1.752,75 R$ 1.472,17
E ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições

DISCIPLINAS
Metodologias Ágeis18h
Negócios e Empreendedorismo18h
Introdução ao Branding18h
Investigação e Diagnóstico de Marca60h
Estratégia de Marca60h
Expressão de Marca60h
Planejamento em Comunicação de Marca21h
Marketing Digital para Marcas18h
Implementação & Cultura de Marca21h
Apresentações e Workshops de Marca18h
Personal Branding18h
Projeto Integrado30h
Trabalho de Conclusão de Curso40h
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