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Fashion Law Executivo

ONLINE

36 horas

26/05/2022

Terças e Quintas: 19h30 às 22h30
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

O mercado da Moda também precisa proteger suas criações contra cópias, além de ser capaz de formalizar as relações com os trabalhadores que fazem parte dessa cadeia produtiva. Assim, o Fashion Law contribui para o desenvolvimento do setor, além de oferecer caminhos jurídicos para assegurar os direitos de criadores e marcas. Quem deseja atuar profissionalmente na área, precisa desenvolver o raciocínio jurídico para lidar com esses casos, com propriedade sobre negócios de moda.

Para quem?

A atuação do advogado do fashion business requer conhecimento do funcionamento e dinâmica dos negócios da moda, seus aspectos jurídicos e a visão do empresário. O curso Fashion Law Executivo é para profissionais das áreas do direito e administração que buscam competências, práticas e conhecimento no âmbito do Fashion Law para crescer profissionalmente e começar uma nova carreira.

Como é?

Com uma abordagem executiva para apresentar o papel do direito e aspectos jurídicos aplicados aos negócios da moda, o curso ensina as habilidades necessárias para transitar de forma profissional nesse ambiente. As aulas são presenciais com profissionais experientes na área para preparar os participantes para exercer uma atuação executiva e eficiente nas demandas jurídicas do fashion business.


CURSO

O Fashion Law é uma área dentro do direito voltada para questões próprias da indústria da moda. No mercado da moda, criações de designers e coleções de estilistas podem ser protegidas pelo direito autoral e pelo direito de propriedade industrial. Muito além disso, porém, o direito também se faz presente em toda a cadeia produtiva da moda nos diversos contratos firmados durante a produção, distribuição, comercialização e pós-consumo.

No pós-consumo, por exemplo, o direito ambiental estabelece as diretrizes para o descarte de produtos e seus respectivos impactos ao meio-ambiente. Nesse aspecto, o curso aborda a forma como empresas podem se adequar aos benefícios relativos ao ESG (Governança Social, Ambiental e Corporativa), um dos temas mais atuais no mundo jurídico corporativo das empresas de moda.

A coordenadora e professora do curso, Regina Ferreira, é doutora e mestre em Direito Penal, pós-graduada em Moda e Criação, premiada como “Most Influential Voice of Fashion Law in Brasil”. O curso conta com um corpo docente formado por especialistas no assunto e ainda promove uma interação com profissionais estrangeiros, que atuam no Fashion Law em seus respectivos países, e com in-houses de empresas de moda para uma conversa sobre a realidade prática da parte executiva do fashion business.


ENTREGA

O curso de extensão Fashion Law Executivo introduz os princípios de um Negócio da Moda e o papel do Direito na Moda, com objetivo de situar os participantes na abordagem executiva do curso, do papel do direito e dos aspectos jurídicos aplicados aos empreendimentos deste setor.

Vamos aprofundar o conhecimento sobre os elos da cadeia produtiva e analisar os modelos de negócios na moda (tradicionais e inovadores), como franquias e licenciamentos (teoria, legislação, COF, contrato, decisões judiciais e formas de resolução de conflitos). Quais as diferenças e aspectos legais relacionados às modalidades de franquias e licenciamentos? Como funciona a regulação de modelos digitais, como E-commerce? Onde entra a LGPD, termos de uso, logística, legislação de demais decisões judiciais?

As aulas para desenvolvimento de carreira também contam com mentoria para auxiliar os participantes no desenvolvimento de um planejamento pessoal e profissional, com seus objetivos específicos após a especialização nesta área do direito.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 26/05/2022
Término das aulas: 07/07/2022
Horário: Terças e Quintas: 19h30 às 22h30
Duração: 36 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 540,00

COORDENAÇÃO

REGINA FERREIRA

Doutora e mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Em 2019, foi premiada como “Most Influential Voice of Fashion Law in Brasil” pelo Fashion Law Institute Istanbul. Atualmente é sócia do Ferreira e Vita Advogados, escritório especializado na indústria e varejo de moda. Membro do Comitê da Indústria Têxtil da FIESP – COMTEXTIL, Joalheira pelo Serviço de Aprendizagem nacional – SENAI e Presidente da Comissão de Fashion Law do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Coordenadora das obras: “Fashion Law: direito e empresas de moda”, “Fashion Law: direito da moda” e “Fashion Law: direito da moda do pré ao pós-consumo”.

PROFESSORES

ANNALUCIA FASSON LLOSA

-

Advogada pela Universidade de Lima com Magnum Cum Laude. Mestre em Finanças e Direito Societário pela Universidade da ESAN. Possui especialização em Fashion Law pelo Fashion Law Institute da Fordham Law University, em Nova York. Da mesma forma, ela se formou no Programa de Gestão de Luxo Sustentável emitido pelo Centro de Gestão de Luxo Sustentável da Argentina em conjunto com o Pacto das Nações Unidas da Colômbia e Argentina. Atualmente é sócia da área societária e responsável pela área de direito da moda e varejo da Muñiz, Olaya, Meléndez, Castro, Ono & Herrera Abogados. Além de professora dos cursos de Direito da Moda e do Varejo nas Universidades ESAN, na Universidade de Ciências Aplicadas (UPC) e no Instituto Centro de Altos de la Moda (CEAM) e no curso de Sociedades II e III da Universidade de Lima. É mentora de projetos de varejo e moda na incubadora de startups Emprende UP da Universidad del Pacífico. Escreveu vários artigos em blogs e meios de comunicação nacionais e internacionais, bem como deu conferências no Peru e no exterior sobre temas relacionados ao direito da moda e varejo. Em 2019, 2020 e 2021 foi reconhecida como Leader in Fashion Law pela revista jurídica Leaders League. É membro do comitê de Direito da Moda da ASIPI, da Associação de Especialistas em Direito da Moda da Espanha e da Associação de Direito da Moda Latam do Peru.


ANTONELLA DI CAMPO

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Professora de Direito da Moda no Mestrado em Produto de Moda do IED (Madri). É responsável pela fundação e direção do Fashion Law Institute Espanha FLIS (Madrid). Mestre em Propriedade Industrial, Intelectual, Novas Tecnologias e Competências pela Universidade Rey Juan Carlos e Pons Business School, Madrid. Mestre em Relações Internacionais e Comércio Exterior pela Aliter International Business School, Madrid. Pós-graduada em Direito Comercial pela Universidade Católica Andrés Bello, Caracas.


CARISIA BALDIOTI SALLES VIDAL

+

Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), Executive LL.M. em Direito Empresarial com foco em Gestão Jurídica na Era Digital e Lei Geral de Proteção de Dados pelo CEU Law School – (2018-2019), Business Digital Inovation –Disruptive Business Model – AESE Business School – AESE Lisboa – Portugal (2019) – Short Course, Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 


CAROLINA ALBANESE

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Advogada e palestrante. Professora e pesquisadora da Universidad Argentina de la Empresa (UADE). Professora Adjunta da USAL. Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade de Valência, Espanha. Especializada em Fashion Law pelo Fashion Law Institute da Fordham University. Certificada em Expressões e Conhecimentos Culturais Tradicionais pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Diretora Acadêmica do primeiro programa executivo de Fashion Law na Argentina, na Universidad Torcuato Di Tella. Conferencista no seminário Fashion Law no Master of Business Law da Universidad de San Andrés. Autora do capítulo argentino do livro Direito Ambiental da Moda. Escreveu artigos e trabalhos diversos em revistas e conferências nacionais e internacionais.


DANIELA FAVARETTO

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Advogada que atua desde 2005 na área de direito empresarial com ênfase em contratos. Especialista em Fashion Law pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Pós-graduada em Master of Laws em Direito dos Contratos pelo Insper. Especialista em Direito Penal e Processual Penal, pela Escola Paulista de Direito (EPD). Vice-presidente da Comissão de Estudos em Fashion Law do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Autora de diversos artigos sobre Fashion Law.


JOANA WHYTE

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Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito da União Europeia pela Universidade do Minho, onde também lecionou, no referido Mestrado, temas relacionados com o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça. Pós-graduada em Direito dos Contratos e do Consumo pela Universidade de Coimbra. Frequentou Summer Courses sobre Direito da União Europeia no Kings College London e no Instituto Universitário Europeu de Florença. Vice-Presidente da Comissão de Fashion Law da Union Internationale des Avocats (UIA). Oradora em várias conferências nacionais e internacionais. Autora de vários artigos em publicações nacionais e internacionais.


LUIS RAMOS

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Advogado empresarial, gerente jurídico na C&A Modas S.A. e coordenador do Comitê Jurídico da ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil. Pós-graduado com MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, coautor dos livros “Fashion Law – Direito em Empresas de Moda” e “Proteção de Dados e Experiências Setoriais – A visão do setor privado na implementação da LGPD”, publicados pela Revista dos Tribunais e pelo JOTA, respectivamente.


MARIA FERNANDA CURY

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Doutora e Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Foi Visiting Researcher na Fordham University New York. Graduada em Direito pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 13  anos de experiência em transações nacionais e internacionais em corporativo e escritórios de advocacia. Atualmente é sócia do Desio Senra Advogados, da área de societário, contratos e M&A. É professora convidada de diversos cursos de pós graduação. É autora de diversos artigos e livro publicados.


MATHEUS DIOGO FAGUNDES

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Diretor Executivo de Marketing e Vendas na Audaces e Membro do Conselho da ABIT. Formação em Comércio Exterior; MBA em Gestão Empresarial; Internacionalização e Competitividade – Fundação Dom Cabral; Gestão de Inovação – Fundação Vanzolini; Business and Design Program – Bunka Fashion University Tokyo; Managing the Company of the Future – London Business School; MBI Indústria Avançada e Confecção 4.0 – Senai Cetiqt. Co-autor dos Livros “WorkCases – Transferência e Aplicação da Aprendizagem” e “A Quarta Revolução Industrial do Setor Têxtil e de Confecção – A Visão de Futuro para 2030”, co-autor do livro “Fashion Law”. Experiência de negócios em mais de 30 países e expansão da marca 2Rios Lingerie. Medalha do Mérito ABIT na Categoria Inovação e Sustentabilidade 2017. Mentor no Senai/Cetiqt e InovAtiva Brasil.


PATRíCIA BARBOSA

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Advogada, especialista em Criminologia. Bootcamper pela FORDHAM University em NYC em Fashion Law, especialista em Fashion Law pela Faculdade Santa Marcelina em SP. Tem 16 anos de experiência em Direito Civil, Empresarial, Terceiro Setor e Criminal, em Belo Horizonte, e Direito Imobiliário, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde morou por 4 anos. Diretora criativa das marcas com propósito By My Hands Fashion, nascida na Indonésia em 2015, e da marca inclusiva Inconsciente Coletivo Concept, criada em 2020. Ativista na área da moda pelo movimento Fashion Revolution desde 2015, designer de Moda e Produtora de moda e Fashion Buyer pelo Senac SP. Fundadora dos projetos “ModaOn Social”, “Moda que Fala” e do recém-criado Hub de Negócios “Indie Alternative Business”.


VANESSA VITA

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Advogada com atuação na área de direito empresarial com ênfase em contratos. Especialista em Fashion Law pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Possui Master of Laws – LL.M em Direito Empresarial pela CEU Law School. Secretária da Comissão de Estudos em Fashion Law do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Autora de diversos artigos sobre Fashion Law.

Início das aulas: 26/05/2022
Término das aulas: 07/07/2022
Horário: Terças e Quintas: 19h30 às 22h30
Duração: 36 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 540,00

DISCIPLINAS
Introdução ao Negócio da Moda e o papel do Direito na Moda3h
Desenvolvimento de Carreira e Mentoring no Fashion Business Law – parte 13h
Modelos de negócios na moda3h
Modelos de Negócios: Franquia e Licenciamento (teoria, legislação, COF, contrato, decisões judiciais)3h
Modelos de Negócios: Digital/E-commerce (LGPD, termos de uso, logística, legislação, decisões judiciais)3h
Fashion Law: international experience6h
ESG – environmental, social & governance – impactos nas empresas de Moda3h
Fusões e Aquisições de Empresas de Moda3h
Desenvolvimento de Carreira e Mentoring no Fashion Business Law – parte 23h
Conversa com fashion law in-houses – mesa redonda3h
Conversa com o setor3h
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