IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Alunos criam vinheta para festival de cinema italiano

10 de outubro de 2017

Os estudantes foram responsáveis pelo projeto do vídeo, que apresenta referências da cultura italiana e brasileira

Em sua primeira edição, o Italian Film Fest surge com a intenção de juntar o melhor do audiovisual italiano com a cultura paulistana. Entre 10 e 21 de outubro, em diversas locações, serão apresentadas propostas ligadas às tradições culturais da Itália, com o objetivo de celebrar o cinema clássico e contemporâneo, grandes atores e autores, técnicos, produções, as novas plataformas, fotografia, documentários, vídeos industriais, moda, costume, comida e vinho.

O IED São Paulo, que está apoiando o evento, foi responsável pela produção de uma vinheta de divulgação do festival a partir do trabalho dos alunos da graduação de Design Gráfico e Digital, que desenvolveram todas as etapas do projeto, desde o atendimento ao cliente até a entrega final.

“Encontramos os responsáveis pelo festival em um primeiro momento em que os alunos fizeram perguntas e foi estabelecido um briefing de comum acordo. Depois passamos semanas pesquisando e estudando referências, testando possibilidades, discutindo”, comenta o professor do curso e orientador do projeto, Daniel Grizante.

O resultado da produção foi uma vinheta de 30 segundos inspirada na abertura de um clássico filme italiano Il Compagno Don Camillo de Luigi Comencini, que possui abertura feita pelo designer italiano Iginio Lardani, dando o tom de homenagem à peça.

De acordo com o professor, as ilustrações da vinheta representam as duas culturas envolvidas. “Ela é um jogo/brincadeira entre dois chapéus como metáfora para uma relação entre culturas distintas, a brasileira e a italiana. Um dos chapéus é de Totò, ator italiano homenageado na mostra, e o outro é um chapéu panamá, típico de sambistas”, descreve Grizante.

Para sua execução, houve a captação em estúdio de cenas para serem usadas. Em seguida, os alunos realizaram uma rotoscopia, processo trabalhoso em que cada frame do filme serve de base para um desenho. “Foram ao todo 405 desenhos realizados pela equipe, além de várias ilustrações”, detalha o orientador do projeto – montado e animado seguindo preceitos de direção de arte selecionados pelo grupo.

“Os projetos práticos para os alunos em formação são incríveis. Com eles trazemos o mundo real para a academia, proporcionando experiência profissional e entendimento de briefing, cliente, postura, prazo de entrega, que são pontos fundamentais para sair da faculdade mais robusto diante do mercado. Além de aumentar a gama de projetos com qualidade nos nossos portfólios”, afirma o aluno do 5º semestre de Design Gráfico e Digital, Bruno Rafael Eid, que participou do desenvolvimento da vinheta.

Nesse sentido, Grizante completa: “Participar de projetos assim é um privilégio, ainda mais em projetos de animação que são essencialmente coletivos devido à alta complexidade de produção.”. Para o estudante, esse tipo de envolvimento agrega conhecimento, trabalho em equipe, liderança e processo de design. Ao lado de Eid, também participaram os alunos Desireé Settembre Costa, Ana Karolina Vieira da Silva, Erick Kessar Rego Barros, Isabella Mazolini Miqueletti e Isabela Shiozuka Pareletti.

Como parte da programação, o IED São Paulo também receberá, no dia 16 de outubro às 18h, um debate – seguido de um coquetel – para abordar o papel das mulheres no audiovisual e a importância de se preservar um cinema feito de mulheres, com a participação das cineastas brasileiras: Caru Alves de Souza, Rita Batata, e Tatiana Lohmann. A entrada é gratuita e não requer inscrições.


Gabriela Nunes
Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Já atuou em assessoria de imprensa e redação de portais e revistas segmentadas. Possui experiência com produção de notícias sobre arquitetura, design e construção sustentável. Atualmente, se dedica à redação de conteúdos no IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.