09/07/2020 | 15h36
Com a suspensão de nossas atividades internacionais em 2020, o IED Brasil apresenta agora uma rodada de lives internacionais pensadas especialmente para os alunos IED, com 4 dias de bate-papos, 16 convidados e 7 temas que permeiam o mercado do design em outros lugares pelo mundo.
Nosso encontro e aquecimento para as atividades internacionais é de 20 a 23 de julho, no Zoom ; )
Confira a programação completa e participe!
20 DE JULHO
ENTRE NA SALA
Senha: 329116
Dentre as áreas afetadas pela condição de pandemia, o entretenimento é uma delas e um dos setores que mais tem buscado se reinventar de formas diversas e criativas. Em meio a uma revolução nessa área, é este o momento de lançar as bases do futuro, inaugurando novas formas de fazer arte, de fazer espetáculos, e de emocionar o público neste novo século.
Mentora e coordenadora do curso Master em Design do Entretenimento (IED Rio) — inédito no Brasil e raro no mundo — Suzane Queiroz convida para esse encontro Claudia Cattai, head de desenvolvimento de negócios da Balich WS, empresa italiana responsável pelos maiores e mais recentes eventos internacionais e autora do espetáculo Giudizio Universale (2018) em Roma, uma iniciativa que rompeu paradigmas ao propor ao público uma experiência completamente imersiva.
Suzane Queiroz é doutoranda em Arquitetura pelo PROARQ da UFRJ, mestre em Design pela PUC-Rio, e arquiteta pela UFRJ, atuando na área e como cenógrafa há 25 anos no Brasil e no exterior. A partir da fusão entre espaço, corpo e arte, com leveza, liberdade e criatividade, desenvolve um trabalho multidisciplinar no teatro, em shows, estandes, exposições, estúdios, desfiles, e eventos corporativos e culturais, que lhe garantiu reconhecimento nacional e internacional além de premiações como o título de melhor cenógrafa em 2019 pelo Prêmio IATEC. Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas voltadas para a investigação de orientações sustentáveis aplicadas a projetos de espaços de arquitetura e cenografia, coordena a pós-graduação em cenografia no programa de extensão continuada CCE da PUC-Rio e é mentora, coordenadora e professora do Master em Design do Entretenimento no IED Rio.
Claudia Cattai é especialista em eventos de alta qualidade, com vinte anos de experiência nas maiores produções mundiais. Estrategista e head de desenvolvimento de negócios na Balich Worldwide Shows, sua trajetória percorre diversas áreas da gestão de eventos. Começou sua carreira na produção de cerimônias nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Turim em 2006 e trabalhou em uma série de projetos de grande escala em países como Itália, Polônia, Ucrânia, Índia, Turcomenistão, Rússia, Indonésia, México, EAU e Reino Unido, assumindo agora uma posição estratégica para a produção de grandes eventos, atendendo clientes como o Comitê Olímpico Internacional (IOC), Comitês Olímpicos Nacionais, F1, FIFA, UEFA, Juventus FC, Shakhtar FC, federações esportivas internacionais, Copa América, e grandes corporações. É palestrante sobre a organização de megaeventos e é professora especialista em universidades na Itália, Suíça, Brasil, Qatar e Canadá.
ENTRE NA SALA
Senha: 329116
Sobre o design de espaços pós-crise, a arquiteta, urbanista e architectural lighting designer Diana Joels e o arquiteto catalão Josep Ferrando, respectivamente coordenadora e mentor do curso Master em Design de Espaços — MADE.IN do IED Rio, abordam a importância da versatilidade no design dos espaços no presente e no futuro, bem como a concepção dos espaços a partir de adjetivos (não nomes/funções programáticas).
Ambas as questões são partes da mesma temática referente a metodologias de concepção espacial na contemporaneidade, em que o design de espaços torna-se um tema ainda mais relevante em um cenário pós-crise.
Diana Joels é coordenadora do curso Master em Design de Espaços — MADE.IN do IED Rio, arquiteta, urbanista e architectural lighting designer com 17 anos de experiência profissional em design de iluminação arquitetônica no Brasil, na Espanha e na Suécia. Atuou como educadora no Lighting Laboratory do Instituto Real de Tecnologia (KTH) em Estocolmo, Suécia, concluiu seu próprio mestrado no Lighting Lab em 2006 e trabalhou no premiado escritório artec3 em Barcelona, atuando como designer e coordenadora de equipe em projetos desenvolvidos para arquitetos como Toyo Ito, Oriol Bohigas, Nieto Sobejano, b720 e Philippe Starck. Retornou ao Brasil em 2012 e, desde então, divide sua prática profissional entre projetos de pequena escala e atividades educacionais no Brasil e no exterior.
Josep Ferrando é arquiteto catalão que combina o design e a construção com suas atividades acadêmicas. Ministra aulas em diferentes universidades desde 1998, como na Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB), La Salle Engineering y Architecture School, University of Illinois em Chicago (UIC), IED Barcelona e Escola de Disseny i Art de Barcelona (Eina). Foi professor convidado da Hochschule für Technik Zürich (HSZT), Escola da Cidade, em São Paulo, Universidade Positivo (UNICENP), em Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad Torcuato di Tella de Buenos Aires (UTDT). Seu trabalho tem sido exibido em diversos países, como Estados Unidos, Suíça, Suécia, Noruega e Portugal.
21 DE JULHO
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Senha: 265721
Designer de moda com experiência nacional e internacional em acessórios e produtos de couro, Lívia Ridondelli é a convidada de Meline Moumdjian para discutir como o cenário atual está influenciando o comportamento e as escolhas do consumidor e, consequentemente, o mercado da moda.
Livia Ridondelli é designer de moda com experiência nacional e internacional em acessórios e produtos em couro e em design de interiores. Graduada pelo Politécnico de Milão com ênfase em produto e moda, foi docente na Universidad de Los Antes no departamento de design, em LCI, e LaSalle College na área de Marketing e Comunicação de Moda. Agora, desenvolve sua tese e um curso voltado para sapatos e artigos de couro no IED Itália. Participou na Bienal de Arquitetura de Toscana com o “Vivere alla Ponti”, em colaboração com Molteni&C, e no projeto de espaços na Universidad de Pisa e Escola Sant’Anna.
Meline Moumdjian é designer de moda e acessórios com mais de 35 anos de atuação. Especialista em processos de inovação, de design estratégico, processos criativos e gestão do conhecimento, é diretora da MoumHouse Creative Design Studio, onde atua como consultora de inovação e design e desenvolve projetos para empresas e marcas que produzem ou comercializam moda e acessórios, concebendo novos conceitos, posicionando, reposicionando e criando marcas e produtos para o mercado. Com 12 anos de atuação na academia, é coordenadora do One Year em Shoes & Bags — Design and Business do IED São Paulo, e professora na graduação e pós-graduação, além de lecionar no curso de Estética e Gestão de Moda na ECA – USP.
22 DE JULHO
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Senha: 223829
Os parquinhos infantis em Helsinki são muitos, com estilos e brinquedos variados, uns mais tradicionais e outros bem modernos. Chama atenção o quanto os playgrounds dos condomínios são abertos: como não há cercas, é possível circular e usar o play dos diferentes condomínios. Mas, mais do que o design dos brinquedos ou a abertura dos playgrounds, é impressionante observar a liberdade das crianças, que circulam sozinhas pela cidade a partir de uns 7 ou 8 anos. Numa rotina normal, vemos muitas crianças sozinhas pegando metrô e tram, de bike, ou simplesmente andando nas ruas, comprovando que Helsinki é uma das cidades mais seguras do mundo.
Andrea Bandoni é uma designer paulistana formada pela FAU USP e Mestre pela Design Academy Eindhoven (Holanda). Premiada no Brasil e no Reino Unido, teve trabalhos expostos e adquiridos por galerias e museus no Brasil, na China, em diversos países da Europa e na Austrália, além de publicados em importantes revistas e livros. Alguns de seus principais projetos são “The Object Without a Story” e “Objetos da Floresta” — este último na Amazônia brasileira. Foi fundadora do Fab Lab Brasil e coordenadora da graduação em Design de Produto do IED São Paulo. Atualmente, é Designer in Residence na Aalto University, na Finlândia.
Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana, formado pela FAU-USP, e coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo. Com vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura, fundou, em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.
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Senha: 223829
Sylvia Dyches, gerente de Space and Assortment Planning na Petco Animal Supplies, líder no setor de petshop nos EUA, no México e em Porto Rico, e Thais Ricci, consultora em gestão de marcas e varejo e da SSACHS.CO, são as convidadas de Cíntia Lie para a conversa sobre as estratégias dos EUA e Canadá no varejo.
Cíntia Lie é arquiteta, mestranda em Comunicação e Semiótica com MBA em Trade Marketing. Coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo, atua nessa área desde 2001, tendo agregado vasta experiência trabalhando como VM da Burberry, diretora geral da INVarejoB, professora, e consultora para empresas como Alice Wonders, Sebrae e Senac, Le Lis Blanc, C&A, Natura, Fila e NK Store.
Sylvia Dyches é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP-SP com MBA em Marketing pela National University em San Diego, Califórnia. Possui mais de vinte anos de experiência em Store Design, Visual Merchandising e Space Planning e, atualmente, é gerente de Space and Assortment Planning na Petco Animal Supplies, empresa americana líder no setor de petshop, com mais de 1.500 lojas nos Estados Unidos, no México e em Porto Rico.
Thais Ricci é especialista em Marketing e Negócios de Moda. Curiosa, dinâmica e apaixonada por gente, possui 20 anos de experiência em gestão de marcas e desenvolvimento de produtos, desde a concepção até o lançamento nos mercados. Foi professora no IED e no Senac Moda, em São Paulo. Atua como consultora em gestão de marcas e varejo, e é colaboradora na revista eletrônica e consultoria inglesa SSACHS.CO.
23 DE JULHO
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Senha: 239579
Cofundadora da agência espanhola de comunicação Nota Bene, Guillemette Sanz e Caline Migliato, coordenadora da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda no IED São Paulo, discutem as mudanças estratégias de comunicação com o novo cenário de comportamento de consumo partindo da experiência na Espanha, que já se encontra em um momento de reabertura e que pode adiantar algumas reflexões que estão por vir na realidade brasileira.
Guillemette Sanz é cofundadora da Nota Bene, agência de comunicação que, com a revolução digital, passou de assessoria de imprensa para agência criativa especializada em lifestyle, atendendo clientes de setores como moda, beleza, gastronomia, turismo e esporte. Seus interesses se pautam na sustentabilidade em todos os seus aspectos — não somente na ecologia, como no respeito ao ecossistema de empresas, à diversidade, igualdade de gênero, ao empoderamento feminino, e ao encontrar um sentido em suas ações e nas de sua empresa.
Caline Migliato é jornalista especializada em moda, pós-graduada em Madri, Espanha, e mestranda em Gestão de Negócios pela FIA. Possui 18 anos de experiência e é autora do livro digital Moda em Pauta. É coordenadora da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED São Paulo, atua como estrategista de marketing de conteúdo para pequenas e médias empresas, e trabalhou na Espanha para as edições espanholas da VOGUE e da InStyle e para a marca Delpozo como diretora de comunicação. De volta ao Brasil, foi repórter de moda no Grupo Estado, editora-assistente de texto e editora de beleza na revista Manequim e repórter de moda na Glamour. Durante quatro anos, foi gerente de marketing de conteúdo no Dafiti Group.
ENTRE NA SALA
Senha: 239579
A coordenadora Glaucia Neves e a professora Maya Marx, do Master em Marketing de Moda do IED Rio, propõem uma conversa sobre fashion film com o cineasta e fotógrafo franco-libanês Hadi Moussally, fundador da h7o7Films, cujos trabalhos estão em alta na Europa, com uma linguagem experimental que une arte, cinema e moda.
Hadi Moussally é um cineasta e fotógrafo franco-libanês com mestrado em Fiction Cinema e Documentary and Anthropological Cinema, cursados em universidades de Paris. Em 2015, cofundou a produtora h7o7, cujo principal objetivo é possibilitar a realização e promoção de filmes e fotos com vocação “híbrida”, em que é privilegiada a mistura de gêneros entre experimental, documentário, moda e ficção. Em 2020, fundou a Hybrid Wave com mais de 30 artistas híbridos de todo o mundo.
Glaucia Neves é coordenadora do Master em Marketing de Moda do IED Rio, sócia-diretora da eConecta Consultoria de Marketing, pesquisadora e mestranda no Programa de pós-graduação em Comunicação Social na UERJ. Formada em Jornalismo com MBA em Marketing pela Coppead — UFRJ, possui 25 anos de experiência profissional nas áreas de gestão de clientes e planejamento de marketing, tendo trabalhado em empresas como Infoglobo e Cantão/Redley. Como professora de Comunicação e Marketing, atuou em instituições de ensino como a Escola de Comunicação da UFRJ, além de ministrar cursos in-company.
Maya Marx é professora no Master em Marketing de Moda do IED Rio, doutora e graduada em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Espanha, e especialista em Design de Moda pelo Senai Cetiqt. Pesquisa sobre a interação entre arte, moda e corpo na atualidade com desdobramentos em identidade, comportamento e consumo. É palestrante internacional sobre a relação entre arte e moda, especialista em workshop de processos criativo relacionado ao corpo, e cocoordena o GT Gestão e Negócios de Moda do Colóquio Internacional de Moda.
IED SÃO PAULO
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