Sua mensagem foi enviada com sucesso, em breve entraremos em contato.
O ambiente de compra físico e virtual tem assumido papéis distintos na construção da percepção dos consumidores. O varejo está em busca de profissionais especializados, capazes de criar estratégias únicas em resposta a este cenário. Elementos como tamanho e formato de lojas, ambientes digitais e desenvolvimento da cadeia de suprimentos passaram a demandar cada vez mais projetos de loja assertivos. O curso Retail Design & Visual Merchandising oferece um entendimento amplo sobre a profissão e os desafios a serem superados, como saber trabalhar tendências no ponto de venda.
O curso foi elaborado para profissionais de varejo que buscam aprimorar suas competências, com suporte técnico, artístico e intelectual a arquitetos, designers de interiores, produto e moda, decoradores, publicitários e marcas interessadas em conhecer ferramentas novas. O profissional que atua nesse mercado encontrará desafios que vão demandar soluções inovadoras para formas de organização comercial, considerando a amplitude de produtos e seu impacto no desenho da área de loja. O que é preciso saber para melhorar a performance da marca e produtos ao alinhar exposição, vendas, setorizações e imagem global da loja?
Para projetar uma experiência ideal, é preciso se aprofundar em conceitos, estratégias e metodologias. Para isso, o curso procura organizar o olhar e entendimento dos participantes sobre a exposição estratégica de produtos a partir do viés do Visual Merchandising. Conheça cases nacionais e internacionais, ferramentas para desenvolvimento de projetos e saiba construir um ponto de vendas único, que represente a identidade da marca e utilize diferentes elementos para engajar novos consumidores.
A busca do cliente contemporâneo pela personalização e sofisticação de produtos e serviços alterou as formas de consumo. O profissional que atua com varejo precisa se atualizar constantemente a respeito de conceitos de marketing, global e local, suas estratégias, perfil do consumidor, aspectos do produto e as diferentes formas de comunicação destes elementos conjuntos.
O curso de Retail Design & Visual Merchandising busca refinar o olhar dos participantes para que sejam capazes de levantar dados a partir de sinais encontrados no mercado, manifestações do comportamento de consumo e práticas sociais, que podem servir como indicativos de tendências. Vamos apresentar o cenário multidisciplinar do mercado de varejo a fim de formar profissionais capazes de performar em projetos de design estratégicos para marcas.
O corpo docente é composto por profissionais especialistas, com atuação relevante na área, para contribuir com o aprendizado e networking dos participantes e ensiná-los a relacionar elementos como sons, aromas, iluminação, imagens e demais elementos visuais para criar ambientes capazes de transmitir a identidade da marca e, ao mesmo tempo, instigar diferentes percepções sensoriais dos consumidores. Com olhar investigativo e muita pesquisa, faremos uma leitura sobre a imagem de marca para melhor comunicação com seu público.
O curso de Retail Design & Visual Merchandising do IED possui uma jornada dividida em 3 fases de aprendizado: Conteúdos Base, que aborda temas como marketing, branding, neurociências, coolhunting e sustentabilidade; Conteúdos Específicos, que trata do Visual Merchandising e outros elementos de comércio (Store Design, Iluminação, Sons e Aromas, Branding, Customer/Shopper Experience e Design Serviços), e Projeto Final Loja Omnicanal, que é a terceira e última fase, onde será desenvolvido um projeto final para ponto de venda omnicanal com acompanhamento individual.
Durante o curso, serão realizadas pequenas atividades pontuais sobre assuntos ministrados para, então, organizar e formatar um trabalho final contendo todas as atividades e informações num projeto de loja completo.
A jornada chega ao fim com a conquista de habilidades e conhecimentos sobre temas relevantes para atuar em retail design e visual merchandising, como referências bibliográficas e de mercado, que possibilitam ao profissional se manter sempre atualizado.
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).
Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Início das aulas: RESERVE SUA VAGA
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas
COORDENAÇÃO
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED, é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012.
PROFESSORES
Arquiteta formada na Universidade Federal de Santa Catarina, transferiu-se para a Itália em 2005 para ampliar seus estudos com especialização na área de Moda, com um Master em Visual Merchandising e outro em Fashion Buyer, ambos no IED de Milão. Durante quase 5 anos trabalhou na Diesel, inicialmente como Shop Designer e Visual Merchandiser, e sucessivamente como Visual Merchandiser Manager, coordenando as atividades em todo o território italiano. Desde 2012, é Arquiteta e Store Planner para a Giorgio Armani, desenvolvendo o concept de imagem bem como projetos de lojas e pop up stores em todo o mundo e para diferentes linhas. Em 2016, foi professora de Design Method no curso de Fashion Stylist do IED Milão e deu palestras no Master di Retail Design no mesmo Instituto.
Sócia fundadora da Acampoi Arquitetura e Consultoria. Atua há 12 anos no mercado de varejo com ampla experiência em marcas como Nike, Riachuelo, Claro, Vivo, Embratel, Vans, Timberland, Fila, entre outras. Formada em Arquitetura e MBA em Mercado e Consumo pela USP/Esalq, também é Presidente RDI (Retail Design Institute no Brasil), professora convidada pelo IED para cursos na área de Retail Design e palestrante em grandes eventos da área de Retail Design, como Latam Retail Show 2018 e 2019. Prêmios: Loja Scavone, em 2014; Agência Sicredi, em 2016; Puma, Loja Yes Sports Botucatu e Quiosque Agua de Cheiro, em 2018 e Loja Almaria Pluz Size e Odontomais Clínicas em 2019.
Especialista em Iluminação Arquitetônica e Cênica, possui graduação em Design de Interiores pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2009) e faz Pós-Graduação de Docência em Ensino Superior na Uninove. Carina trabalha em projetos de iluminação desde 2005, com trajetória em grandes escritórios de lighting design do Brasil, com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Iluminação. Também atua em consultoria e desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais, de iluminação e gesso, planejamento de infraestrutura local e planejamento e distribuição de novos circuitos elétricos.
Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.
Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.
Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.
É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.
Empreendedora social e designer estratégica, Clara é manager de Startup Business Development na Amazon AWS. Foi diretora e responsável pela criação da área de corporate venture da Kyvo Design-Driven Innovation, onde coordenava programas de inovação organizacional e inovação aberta. É uma das líderes da 1ª rede de mulheres atuando em design e inovação, fundadora do programa “Change as Mindset” de empoderamento feminino e cofundadora da Namoa, plataforma de apoio a pessoas em estado de refúgio para resgatar suas identidades por meio do trabalho.
Com ampla formação acadêmica em gestão financeira, marketing, produtos e empreendedorismo, além de especializações em neurociências e neurolinguística aplicadas aos negócios, Fabrizzio protagonizou mais de 20 projetos empresariais próprios, cinco dos quais ainda realiza mentoração e direcionamento consultivos.
Conhecido como empreendedor, consultor e professor pelo mercado de gestão empresarial por atuar há mais de 20 anos à frente do desenvolvimento de produtos, marcas e na modelagem de grandes negócios digitais no mercado nacional e internacional.
Atualmente, além de fundador da premiada consultoria de desenvolvimento de negócios digitais TopperMinds, também é diretor da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), vice-presidente do POPAI Brasil (Associação Internacional de Marketing de Varejo) coordenador técnico da escola de negócios digitais ComSchool e professor da cadeira de Tecnologias Avançadas para o Varejo e Design de Experiência de Consumo.
Ao longo de sua carreira em planejamento, atuou junto a diversos segmentos, sempre com o objetivo de modelar e aprimorar a atuação junto a seus mercados consumidores, atendendo a marcas como Pernod Ricard, JBS, Microsoft, Apple, Claro, Telefônica, Experian, Renault, Volkswagen, Movida, TokStok, Leo Madeiras, SWIFT, Sephora, Ellus, Camila Klein, HBO, Abril, Estadão, entre tantas outras de renome e relevância em seus nichos de atuação.
Arquiteto e ex-aluno do One Year em Design de Mobiliário do IED, Herbert Holdefer é responsável por projetos como Casa do Porco, Holy Burguer, Fornô e Sorveteria do Centro, sócio-diretor da 134 office/bar e especialista em desenvolvimento de projetos de arquitetura, branding e design mobiliário, sempre cuidadoso em suas obras, equilibrando forma, função e sentimento que, aliados à experiência profissional, reflete em uma arquitetura integrada que incentiva a convivência e torna seus projetos únicos.
Bacharel e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Mercado e Consumo, MBA em Gestão Empreendedora e MBA em Gestão e Estratégia em varejo. Coach Certificada em The Coaching Clinic pela CCU (Corporate Coach U). Atua há 9 anos como diretora da i9Vendas em atividades de consultoria, treinamento, palestras e Coach com o atendimento a empresas como Riachuelo, Renner, Camicado e outras.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, com pós-graduação em Negócios da Moda pelo Senac SP, especialização em Retail Merchandising pela University of Toronto e Consumer Insights, Antropologia do Consumo pela ESPM SP, tem mais de vinte anos de experiência em projetos de varejo, com ênfase em Visual Merchandising e Store Design. Gerenciou equipes em marcas como Estée Lauder Companies, C&A, VGB (Valdac Global Brands), Pernambucanas e Itaú, onde liderou o desenvolvimento de inúmeros projetos comerciais, no Brasil e na América Latina. Atualmente, é docente, membro diretivo do Retail Design Institute Brasil e consultora da FAL Design Estratégico.
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação; publicitária e
especialista em gestão do Design, com experiência em marketing e
desenvolvimento de produtos.
Leciona em instituições como o IED São Paulo, entre outras. Atualmente reside nos Estados Unidos, atua como professora na Saint Louis University, onde ensina Comunicação e Cultura, e também na Maryville University, onde ensina Consumer Behavior e Global Communication.
É também autora do livro “Sobre Tendências e o Espírito do Tempo”,
lançado pela editora Estação das Letras e Cores, com sua segunda
edição publicada em 2017.
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação com o Mercado pela Fundação Cásper Líbero, tecnólogo em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista, e formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Trabalha com marketing, comunicação, design e semiótica na construção de identidade de marcas e na prototipagem de conceitos de design. Possui experiência profissional como executivo de marketing de grandes multinacionais da área automotiva, na qual atuou por mais de 15 anos. Na área acadêmica, é professor nos campos de Marketing, Branding, Semiótica e Design de Negócios.
Diretora Data Strategy na W3haus, pioneira em economia digital no Brasil, com o propósito de criar o que nunca foi pensado antes, para solucionar problemas sociais e mercadológicos. Antes, foi Head de Estratégia na SapientAg2, plataforma de Transformação Digital do Publicis Groupe. É especialista em ciências comportamentais e pesquisadora no laboratório de neurociências da UNIFESP (com foco em tomada de decisão).
Início das aulas: RESERVE SUA VAGA
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas
DISCIPLINAS | |
---|---|
Apresentação do IED + Mentoring | 3h |
Mercado de Varejo | 3h |
Marketing de marcas para varejo | 6h |
Coolhunting para varejo | 6h |
Neuroestética para varejo | 6h |
Branding para Retail Design | 6h |
Visual Merchandising I – Espaços e sensorialidade | 6h |
Visual Merchandising II – Merchandising estratégico | 6h |
Visual Merchandising Concept III – Vitrine | 6h |
Store Design I – Inteligência e criatividade digital | 6h |
Store Design II – Concept Store | 6h |
Store Design III – Estratégias de Setorização em loja | 6h |
Design de serviços para varejo | 6h |
Fragrance branding | 6h |
Sound Branding | 6h |
Shopper Digital e Omnishopper | 6h |
Customer experience em varejo | 6h |
Produto: Persona, Imagem e Estilo | 6h |
Produto: Gestão de Produto | 6h |
Sustentabilidade em Retail Design | 6h |
Lightning Design para Lojas | 6h |
Projeto Final de Retail Design & VM – Mentoring | 18h |
Projeto Final de Retail Design & VM – Apresentação | 6h |
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000