IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Gemologia: gemas coloridas aplicadas à joalheria

PRESENCIAL

48 horas

Reserve sua vaga

Terças e Quintas, das 19h às 22h
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Inscrições encerradas
Para mais informações sobre novas turmas:

Por quê?

O Brasil comercializa 22 toneladas de joias por ano, isso nos coloca em uma posição de destaque mundial, não só pela qualidade do design das joias produzidas aqui, mas também pelas características das gemas nacionais. Cerca de ⅓ da produção mundial de ametistas, turmalinas, topázios, quartzos, água-marinhas e citrinos é nossa – por isso, atuar nesse mercado requer o entendimento sobre materiais gemológicos, suas aplicações, cuidados e estilos de lapidação.

Para quem?

Para pessoas interessadas em trabalhar com gemas e se aprofundar na área de joalheria, como designers de joias, joalheiros, comerciantes de gemas, ourives, lapidadores, geólogos e entusiastas, precisam obter os conhecimentos básicos sobre os diferentes tipos de minerais, naturais e artificiais, para a produção e comercialização de joias.

Como é?

O curso Gemologia: Gemas Coloridas Aplicadas à Joalheria une conhecimento e prática na abordagem das gemas e técnicas gemológicas, para incentivar a segurança e autoconfiança, do ponto de vista teórico e aplicado, na utilização desses materiais, uma vez que pedras preciosas são frequentemente usadas no desenvolvimento de projetos e na produção de joias.


CURSO

Conhecer os ambientes geológicos formadores de minerais e todo o processo que envolve a cadeia produtiva das pedras preciosas, da extração à joia, é parte importante para quem quer atuar na área, assim como saber identificar as principais imitações de gemas coloridas e os materiais gemológicos importantes utilizados na joalheria, suas propriedades físicas, identificações, características ópticas (classificação e causa da cor) e cuidados exigidos durante a produção de joias.

Trabalhar com gemas exige conhecimentos sobre os diferentes materiais gemológicos, suas espécies, variedades e nomenclaturas corretas, estilos de lapidação, tratamentos, além de ser capaz de diferenciar uma gema natural de uma artificial. 

Gemologia: Gemas Coloridas Aplicadas à Joalheria é um curso que promove o conhecimento básico sobre gemologia. Para isso, as aulas são com a professora e coordenadora Andressa Roberta Borotti, gemóloga especialista em gemas coloridas, diamante, pérolas e substâncias orgânicas, com ampla experiência na área.


ENTREGA

O curso Gemologia: Gemas Coloridas Aplicadas à Joalheria começa com a apresentação curricular e uma introdução à origem dos minerais: quais suas definições, origens e classificações?

Para que o estudo sobre as gemas seja completo, será preciso conhecer alguns dos principais equipamentos gemológicos, que permitem identificar pleocroísmo em materiais gemológicos (dicroscópio), separar materiais isotrópicos, amorfos e anisotrópicos (polariscópio) e identificar índices de refração de gemas coloridas (refratômetro).  

Os equipamentos serão aplicados em aula para identificar gemas coloridas e classificá-las de acordo com suas respectivas nomenclaturas (materiais naturais X artificiais), além de serem apresentados os principais tratamentos em gemas coloridas e a lapidação: sua história, processos, estilos e avaliação.  

Ao final do curso, o participante será capaz de de utilizar equipamentos gemológicos básicos para identificar materiais gemológicos coloridos brutos e lapidados e possíveis tratamentos em gemas, além de conhecer as principais espécies minerais e variedades utilizadas no campo joalheiro para saber separar materiais naturais de artificiais.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: Terças e Quintas, das 19h às 22h
Duração: 48 horas

COORDENAÇÃO

ANDRESSA ROBERTA BOROTTI

Há mais de sete anos, a gemóloga é especialista em gemas coloridas, diamante, pérolas e substâncias orgânicas pelo Instituto Gemológico Alemão — Deutsche Gemmologische Gesellschaft (DGemG, 2014). Membro da Sociedade Gemológica Alemã (GGA, 2015) e a única brasileira com o título de gemologista europeia pela Federation For European Education in Gemmology (FEEG, 2015). É pesquisadora nas áreas de gemologia, lapidação livre, joalheria e gravação em gemas em baixo e alto relevo, objeto de pesquisa do mestrado iniciado em 2019 pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2014, dedica-se à análises de gemas, à educação e ao compartilhamento de conteúdos relacionados à gemologia através de cursos, palestras e redes sociais. Em 2013, iniciou sua atuação como monitora voluntária das aulas de técnicas gemológicas no Instituto de Geociências na Universidade de São Paulo (USP); como gemóloga assistente no laboratório gemológico LAB-GEM USP, em 2015, e como professora de gemologia em importantes ateliês de joalheria na cidade de São Paulo.

Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: Terças e Quintas, das 19h às 22h
Duração: 48 horas

DISCIPLINAS
Introdução: definições, origem e classificação dos minerais3h
Espécies minerais e variedades3h
Propriedades físicas dos minerais3h
Identificação de minerais3h
Características ópticas das gemas3h
Introdução aos equipamentos gemológicos I3h
Introdução aos equipamentos gemológicos II3h
Manipulação de equipamentos gemológicos I3h
Manipulação de equipamentos gemológicos II3h
Identificação de gemas coloridas I3h
Classificação de gemas coloridas: nomenclaturas3h
Principais imitações de gemas coloridas3h
Principais tratamentos em gemas coloridas3h
Lapidação: estilo e qualidade3h
Identificação de gemas coloridas II3h
Gemas coloridas mais utilizadas na joalheria3h
CURSOS RELACIONADOS
01/08/2022
PRESENCIAL
Design de Produto e Serviço
08/10/2022
156 horas
PRESENCIAL
Joias: Design & Negócios
início imediato
PRESENCIAL
Academia de Joias
Reserve sua vaga
PRESENCIAL
Desenho de Joias
Reserve sua vaga
36 horas
ONLINE
Shoes and Bags: Brand Project
28/05/2022
144 horas
SEMIPRESENCIAL
Shoes & Bags — Design and Business
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.