Sua mensagem foi enviada com sucesso, em breve entraremos em contato.
Com as transformações digitais e os recentes impactos causados pela pandemia, é preciso questionar o papel do design enquanto fator de inovação na promoção do bem-estar social. A alta competitividade dos negócios gera uma nova demanda por soluções criativas, metodologias ágeis e ferramentas inovadoras. Com uma abordagem multidisciplinar contemporânea, o Design Estratégico aciona diversos campos do conhecimento para criar estratégias de construção de futuros desejáveis. Designers do século 21, ao conectar tendências e especular visões de futuro, podem antecipar estes cenários e desafiar padrões com experiências transformadoras.
Profissionais do campo do design e de outras áreas, como comunicação, moda, publicidade, administração, engenharia, tecnologia ou outros, que buscam assumir a posição de líderes estratégicos de inovação e precisam desenvolver o pensamento abdutivo e competências necessárias para transformar realidades e gerar prosperidade a partir do design. Com olhar generalista, mas uma visão sistêmica e estratégica, o curso oferece o conhecimento necessário para lidar com o desenvolvimento e implantação de projetos de inovação em quaisquer cenários onde esses profissionais venham a atuar.
A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos do curso e oferece aos estudantes uma jornada hands on, que combina conceitos relevantes do mundo dos negócios e experiências práticas de elaboração de projetos, com uma formação abrangente que amplia repertório, visão de mercado e desenvolve habilidades colaborativas, sempre tendo o design como catalisador do processo. A jornada constrói ainda a compreensão do papel social do design ao colocar estudantes na posição de protagonistas de suas carreiras e responsáveis por suas ações profissionais.
Pensar soluções inovadoras para a atualidade demanda uma dedicação extra ao analisar e compreender os diferentes contextos das demandas sociais, assim como das necessidades de mercado e potencialidades da indústria. O processo criativo do Design Estratégico vai além de projetar novos produtos e serviços, e busca a criação de soluções reais capazes de revolucionar mercados. A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo procura consolidar habilidades técnicas e criativas na formação de profissionais capazes de desenvolver projetos de alta complexidade.
Com um corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, referências em seus campos de estudo, o curso oferece uma rica troca de conhecimentos que vai além de fornecer acesso aos conteúdos e promove uma reflexão sistemática sobre a profissão.
As aulas valorizam a diversidade de perspectivas para que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais no mundo do trabalho contemporâneo. O Trabalho de Conclusão de Curso finaliza essa jornada com a síntese do aprendizado conquistado, além de abrir portas para novos desafios e possibilidades de inovação.
Em uma jornada que combina estudo acadêmico e desenvolvimento profissional, a pós-graduação em Design Estratégico e Inovação foi estruturada em quatro fases, onde são apresentados conceitos e ferramentas importantes para a evolução pessoal dos estudantes.
Na primeira fase, Fundamentação em Design, são apresentados os principais conceitos sobre design, inovação social, tecnologia e tendências. Também abordaremos os fundamentos da semiótica, como conceitos de signo e constituição da linguagem visual para decodificação de informações.
Conceitos de storytelling para construção de narrativas, estratégias para pesquisa, design experimental e as ferramentas para a criatividade e gestão da inovação serão introduzidos na segunda fase (Design, Inovação e Criatividade), bem como um aprofundamento nos conceitos de team building: proatividade, facilitação e liderança em projetos de design estratégico.
Na terceira fase, Business Design, focada em design de modelos de negócios, trabalharemos conteúdos relacionados à gestão do design, métodos ágeis, branding, empreendedorismo, finanças, captação de recursos e ainda algumas diretrizes para planejamento, organização e desenvolvimento de workshop.
Além da monografia, referente à pesquisa científica elaborada durante o curso, a quarta fase encerra com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que terá orientação de dois professores e será realizado em parceria com uma empresa de mercado.
Algumas das marcas parceiras que já trabalharam conosco:
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).
Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
Início das aulas: 21/09/2022
Horário: SEGUNDAS E QUARTAS das 19h30 às 22h45
Duração: 400 horas
Valores:
24 parcelas de R$ 1.752,75
À vista com 4% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições
COORDENAÇÃO
Consultor em design estratégico e inovação, Laercio Marques é mestrando no curso de pós-graduação em Design pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), possui graduação em Design de Produto, MBA em Branding – Gestão de Marcas e especialização em Design e Tecnologia Digital. Ajuda indústrias, executivos e empreendedores a alavancarem seus negócios através da inovação em produtos, marcas e serviços com design centrado no ser humano. Tem vasta experiência profissional, atuando há 20 anos com projetos voltados a diferentes segmentos, utilizando o design e a inovação como propósitos estratégicos, e vivência em consultoria, planejamento estratégico, gestão estratégica do design, branding, design thinking e service design, além da viabilização de projetos globais com foco em internacionalização para diferentes mercados. Foi consultor para o Centro Brasil Design e Apex-Brasil, no programa Design Export. Atualmente, é designer e consultor de uma consultoria global de inovação em negócios.
PROFESSORES
Inquieta e amante do saber, é conectora cultural e especialista em Identidades. Tem mergulhado em temas de complexidade, fluxos imaginários e construção de narrativas para apoiar empresas, criativos e startups a decodificarem culturas para promover o encontro de identidades, potencializar diálogos e negócios. Neste processo, atua desde a concepção, ou reconexão, com a vocação até a inspiração de grupos de criativos no desenvolvimento de territórios de linguagem e na tradução deste conceito em experiências. Tem uma trajetória de 16 anos com passagem por diferentes setores, moda, varejo, saúde e cidades em empresas como Le Lis Blanc, Brasil Foods, Pão de Açúcar e importantes escritórios de design. É fundadora da La Lima Identidades, educadora e palestrante nos temas de Identidade Cultural e Diálogos de Marca.
Pai de Nina e Cadu. Sócio e designer da Symnetics. Professor de Design Experimental na pós-graduação do IED, L’Ècole de Design Nantes Atlantique, e Inovação na Sustentare. Coautor dos livros: “As 10 faces da Estratégia” e “Design Estratégico — Diretrizes Criativas para um mundo em Transformação” (Altabooks). Membro do conselho editorial e colunista da revista ABC Design. Cocriador do Pitch Fights — batalha entre criativos e fundador do CONTRAFLUXO, um delírio coletivo que suporta projetos experimentais na região do ABC paulista, com intuito de ajudá-la em sua transformação.
Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, e professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.
Mestre em Gestão de Negócios (FIA), pós-graduada em Jornalismo de Moda (UFV, Madri), graduada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Campinas), certificada Scrum Product Owner (Scrum Alliance) e autora do livro “Moda em Pauta”. Morou dois anos na Espanha, onde trabalhou para as edições espanholas das revistas Vogue e InStyle, e como relações públicas da marca Delpozo. De volta ao Brasil, atuou no Grupo Estado, nas revistas Manequim e Glamour, e no Dafiti Group, como gerente de marketing de conteúdo.
Trabalha como designer de projetos na área de marketing e comunicação e também como especialista em marketing de conteúdo. Com uma visão holística de todas as áreas do negócio, atua desde a estratégia de conteúdo ao desenvolvimento de produtos digitais por meio de métodos ágeis, como o Scrum.
Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.
Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.
Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.
É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.
Graduado em Administração de Empresas (USP 1990) e mestre em Administração de Empresas com concentração em Estratégia e Finanças (The Wharton School, Upenn, 2001), Eduardo é fundador da Factor 4 Consulting Strang (novos negócios e planejamento financeiro pessoal) e cofundador da JobCoach (HR-tech de avaliação e seleção de candidatos). Possui carreira no mercado financeiro, de trainee (lançamento Unibanco 30 Horas, 1991), gerente do Segmento PME (Prêmio Marketing Best, 1995), superintendente de Fusões & Aquisições (2001), da expansão da rede Fininvest (de 102 para 290 lojas, 2005) e da regional Centro-Oeste e Norte (33 filiais, ganhador campanha de vendas, 2008). É ex-diretor do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo e ex-presidente do Wharton Alumni Club do Brasil.
Designer estratégico que tem combinado expertises do processo de criação de soluções educacionais com experiências de gestão de inovação e liderança criativa de negócios nos seus últimos 10 anos atuação. Atualmente, é diretor do Centro de Inovação do IED Brasil, que auxilia empresas e instituições a identificarem novas oportunidades de negócios, endereçando soluções para desafios de aquisição de novos conhecimentos necessários para a geração de soluções efetivas de inovação em diferentes segmentos de mercado, tais como: saúde, financeiro, digital, alimentos e bebidas, economia criativa e inovação social. Atua também como palestrante e curador de iniciativas e eventos de design e inovação. É mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em “Teoria U — Leading Change in Times of Disruption” pelo MIT e “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como convidado do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim.
É designer de serviço, atua em projetos de inovação usando o design como abordagem estratégica. Também é professora, facilitadora e palestrante, formada pela USP – FGV – EISE – NN/g. Trabalha como Designer de Serviço na Wake Insights e dá aulas no IED. Participa de projetos como especialista em customer experience e service designer para a MESA.
Como designer de serviço, faz parte da rotina de Fernanda estar imersa em processos que envolvem ciclos de descoberta, análise e definição, o que já faz há bastante tempo (mais de 10 anos). Neste período, trabalhou com grandes corporações de diferentes segmentos e que são referência em suas áreas, o que a permite saber sobre assuntos diversos e se manter conectada com a inovação.
É sócio-fundador da Arco Hub e designer estratégico pelo IED São Paulo, onde também atua como professor em cursos de pós-graduação e extensão. Possui formação pelo IED São Paulo, IED Madrid, ESPM-SP e Insper. Foi coordenador da pós-graduação de Design Estratégico e Inovação no IED entre 2016 e 2020. Acumula experiência na criação e aplicação de projetos e programas de estratégia de negócios, cultura de inovação e programas de aceleração corporativa. Na Arco, é o líder de estratégia desde 2010 e trabalha para empresas como Bradesco, Globo, B3, Air BP, Liberty Seguros, Siemens, BRF, Google e Mapfre Seguros. Suas principais linhas de estudos são a cultura do design aplicada às estratégias de negócios e cidades humanas sob a perspectiva do design estratégico.
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação com o Mercado pela Fundação Cásper Líbero, tecnólogo em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista, e formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Trabalha com marketing, comunicação, design e semiótica na construção de identidade de marcas e na prototipagem de conceitos de design. Possui experiência profissional como executivo de marketing de grandes multinacionais da área automotiva, na qual atuou por mais de 15 anos. Na área acadêmica, é professor nos campos de Marketing, Branding, Semiótica e Design de Negócios.
Jornalista formada pela PUC-SP, investiga sobre empreendedorismo criativo e novas economias. É autora do livro Empreendedorismo Criativo, publicado pela Companhia das Letras. Trabalhou no Grupo Estado e na Editora Abril antes de ir para o jornalismo online, onde atuou como editora executiva de política, mundo, ciência e educação. Também foi diretora de estratégia digital da Editora Globo e, atualmente, integra a equipe do KES, plataforma de conteúdo que tem como objetivo disseminar a mentalidade de inovação.
Mauricio Medeiros é arquiteto, designer industrial e mestre em Ambientes Narrativos pela Central Saint Martins, Londres. Dedicado ao design estratégico e com uma visão Future Centric Design, encontra na narrativa as ferramentas certas para potencializar o storytelling e story-making entre marcas e seu público, através de produtos, serviços e experiências imersivas. Durante seus 25 anos de carreira, foi responsável por inúmeros cases nacionais e internacionais nas áreas de retail e design de experiência. Seu portfólio conta com clientes de diversos segmentos como Nike, Philips, Selfridges e L’Occitane. Como design thinker e future thinker, sempre busca uma perspectiva de inovação nos projetos que desenvolve.
Graduado em Design (Esdi — Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas e sistemas digitais, e gerente de pesquisa e desenvolvimento no Luizalabs — área de tecnologia e inovação do Magalu.
Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Sociais pela mesma Universidade (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP). Membro do grupo de pesquisa Pensamento e Política Brasileira da Universidade de São Paulo. Tem experiência e interesse nas áreas de Comportamento Político e Eleitoral, Voto Religioso, Cultura Política, Pentecostalismo, Metodologias Qualitativas e Métodos Mistos em Ciências Sociais, Relações entre Arte e Política.
Início das aulas: 21/09/2022
Horário: SEGUNDAS E QUARTAS das 19h30 às 22h45
Duração: 400 horas
Valores:
24 parcelas de R$ 1.752,75
À vista com 4% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições
DISCIPLINAS | |
---|---|
FASE I – Fundamentação em Design | |
Masterclass 1 – Aula Magna Design | 3h |
Teoria e História do Design | 18h |
Sustentabilidade e inovação social | 18h |
Tecnologias emergentes e futurismo | 18h |
Fundamentos de Marketing para Design Estratégico | 18h |
Workshop – Design Thinking | 18h |
Tendências Socioculturais | 18h |
FASE II – Design, Inovação e Criatividade | |
Metadesign | 18h |
Design Etnográfico | 18h |
Workshop – Design Experimental | 18h |
Design de Serviço | 18h |
Gestão e Processos de Inovação | 18h |
UX, Design Experience e produtos digitais | 18h |
FASE III – Business Design | |
Empreendedorismo e Novas Economias | 18h |
Branding e Identidade Sistêmica | 18h |
Design de Modelo de Negócios | 18h |
Finanças e Captação de Recursos | 18h |
Gestão do design e métodos ágeis | 18h |
Governança ESG nas Organizações | 18h |
Projeto Integrado e Mentoria | 33h |
FASE IV – TCC | |
Trabalho de conclusão de curso (TCC) | 40h |
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000