IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Creative Startup: da Ideia à Execução

SEMIPRESENCIAL

36 horas

Reserve sua vaga

Segundas e Quartas das 19h às 22h
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Inscrições encerradas
Para mais informações sobre novas turmas:

Por quê?

Entre as 10 startups da América Latina que mais arrecadaram em 2021, 7 são brasileiras e receberam 64% dos investimentos (cerca de US$ 9,1 bilhões). Além disso, o Brasil registra a maior concentração de startups por setor, como fintechs, edtechs, healthtechs, agritechs e marketing. Isso mostra o domínio nacional sobre o ecossistema latino-americano de startups, com 60% dos unicórnios da região – com expectativa de crescimento de 21 para 100 nos próximos 5 anos. E aí, já pensou em fazer parte de uma startup avaliada em 1 bi?

Para quem?

Tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática exige um bom planejamento, além do conhecimento técnico para estruturação do negócio ou desenvolvimento de novos produtos e serviços. O curso de extensão do IED São Paulo busca pessoas interessadas em criar sua própria startup, assim como profissionais e estudantes que queiram desenvolver um mindset empreendedor, com conhecimentos técnicos sobre criação de negócios voltados às diferentes áreas dentro da economia criativa.

Como é?

Além de tirar a ideia do papel e transformá-la em negócio, o curso Creative Startup: Da Ideia à Execução proporciona o ferramental teórico e prático para a estruturação da sua própria startup, com uma abordagem moderna e inovadora, que foca na utilização de metodologias ágeis.


CURSO

Construir um negócio do zero não é fácil e até chegar ao patamar dos unicórnios (startups avaliadas em 1 bilhão), existe um longo caminho a ser percorrido. Mas o que é preciso fazer e quais estratégias são indispensáveis para não ficar entre os 25% de startups que fecham as portas ainda no 1º ano? 

O curso de extensão Creative Startup: Da Ideia à Execução conta com professores atuantes na área e que são especialistas em marketing, comunidades, empreendedorismo e inovação.

Desenvolva sua ideia com o repertório necessário de marketing e comunicação e apresente à banca avaliadora ao final do curso.


ENTREGA

O curso de extensão Creative Startup: Da Ideia à Execução começa com uma master class para apresentar a jornada de criação de uma startup, modelos de negócios criativos e o customer development.

Quais as oportunidades para negócios criativos no mercado contemporâneo? Quais os elementos para inovação e vantagem competitiva? Como estruturar o problema do negócio e como usar o design de arquétipo de persona a seu favor? Com estudos e análises de mercado para identificar possíveis concorrências e parcerias, além de compreender o tamanho do mercado de atuação.

Vamos estruturar experimentos de validação de problemas para testar ideias na prática, com Feedback de professores especializados no assunto.

Aprenda a modelar seu negócio criativo na prática, a partir de diferentes modelos de empreendimentos, para que sua startup tenha um bom desempenho em seus primeiros anos de vida.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: Segundas e Quartas das 19h às 22h
Duração: 36 horas

COORDENAÇÃO

LEANDRO QUEIROZ

Leandro Queiroz acredita que a educação e o empreendedorismo transformam pessoas e promovem a autorrealização. É acelerador de Startups nos Programas Meu Bolso em Dia – Febraban e Scale Up – FabLab Hub. Faz parte do time de aceleração e impacto da Aceleradora @VoeSemAsas, é coordenador de conteúdo e mentor no AWC Academic Working Capital – Instituto TIM, foi acelerador do programa de intraempreendedorismo Caçadores do Futuro – Danone Nutricia (2020-2021), idealizador, coordenador estadual e mentor do STARTUP SP – Sebrae SP e da Incubadora de Projetos Inovadores Sebrae SP. Atualmente, cursa o mestrado profissional em Empreendedorismo na FEA-USP. Possui especialização em Finanças (Fipecafi) e Planejamento Estratégico (FGV), e graduação em Turismo (Anhembi Morumbi) e Ciências Contábeis (Mackenzie). Foi aluno do Symposium for Entrepreneurship Educators – Babson College e Empretec – Sebrae. Nas horas que não faltam, é maratonista.

PROFESSORES

CHARLES BONANI

-

é economista de formação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, está no 2º ano do curso de Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde desenvolve a tese sobre os temas da educação empreendedora e empreendedorismo. Forte atuação profissional nas áreas de empreendedorismo e inovação, em especial na construção de novos negócios, em instituições como Sebrae e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, onde teve a oportunidade de colaborar e mentorar empreendedores nas fases iniciais de seus negócios, e construir programas e conteúdos voltados ao empreendedorismo. Além de participar como mentor convidado em programas como Speed Mentoring (Sebrae-SP), Startup-SP (Sebrae-SP), Campus Party, Inovativa Brasil, entre outros.


DOUGLAS BRAZ SANTOS

+

É especialista em marketing, movido pela criatividade e inspirado pelo poder transformador da inovação. Douglas se dedico em aprender sobre o tema diariamente. Engajado em compartilhar conhecimento e troca de vivências, atua em projetos voluntários de mentoria para jovens com foco em desenvolvimento de competências e preparação para entrada no mercado de trabalho. Há mais de 10 anos lidera equipes na América Latina no desenvolvimento de produtos e soluções estratégicas para canais de venda, marketing digital, posicionamento de marca e produto, programas de fidelidade & geração de demanda. Publicitário formado pela Metrocamp de Campinas/SP. MBA em Gestão de Negócios pela UEM (Universidad Europea de Madrid). Especializações em Modelagem de Negócios, Gestão projetos Ágeis e Estratégias de Negócios Digitais, pelo MIT. Mestrando em Inovação, pela FEA/USP – Linha de Pesquisa: Inovação Aberta.


LAURA GURGEL

+

é especialista em comunidades e responsável pelo time de Community Managers do Clube de Negócios, que fundou em 2014. É pós-graduada em Business Innovation e ChangeMaking, além de co-fundadora do Clube de Negócios e da Soul.Working. Em 2016, co-fundou o Female Founders Meetup. É business developer na Sai do Papel Aceleradora, e se dedica constantemente ao desenvolvimento de comunidades empreendedoras e manutenção de cultura empresarial.


LETíCIA DINIZ GONçALVES

+

Letícia Diniz Gonçalves é uma curiosa. Ela acredita que a vida é curta para pesquisar sempre sobre os mesmos temas, por isso, ela desenhou sua carreira multipotencial (muito antes de Bill Gates defender que generalistas são legais ;))

Graduada em Design e Direito, pós-graduada em Marketing e Psicopedagogia, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e doutoranda em Comunicação e Semiótica, atua no desenvolvimento das competências de aprendizagem criativa e educação empreendedora com foco no desenvolvimento de práticas inovadoras, metodologias ágeis e nas possibilidades de monetização delas (nossos talentos são os maiores ativos financeiros que possuímos).

É pesquisadora, palestrante, consultora, mentora e professora. Atualmente, possui atividades em escolas de ensino superior em competências que correlacionam design, gestão ágil e empreendedorismo com foco nas trilhas de future skills, as habilidades para o futuro, porque o passado é história, o presente é incerto e o futuro é complexo e deve ser imaginado e cocriado coletivamente.

Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: Segundas e Quartas das 19h às 22h
Duração: 36 horas

DISCIPLINAS
kickoff – Master Class3h
Problema de Mercado: Oportunidades para Negócios Criativos3h
Economia Criativa como Mercado3h
Validação do Problema: Testando sua ideia na prática3h
Problem Solution Fit: Proposta de Valor3h
Modelando seu negócio Criativo na prática: Sua ideia como negócio3h
Marketing e Comunicação para novos negócios3h
Design de MVP: Transformando sua ideia em produto/serviço3h
Mentoring3h
Finanças essenciais para criação de negócios criativos3h
Storytelling e Pitch: LabPitch – Seu pitch para clientes e investidores3h
Demoday3h
CURSOS RELACIONADOS
Reserve sua vaga
36 horas
SEMIPRESENCIAL
Design Thinking
17/05/2022
SEMIPRESENCIAL
Future Studies & Trend Hunting
Reserve sua vaga
36 horas
ONLINE
Marketing Digital: do planejamento à execução
Reserve sua vaga
36 horas
ONLINE
Smart cities: inovação e tecnologia para cidades sustentáveis
21/09/2022
SEMIPRESENCIAL
Design Estratégico e Inovação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.