IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Urban Sketching – SP

PRESENCIAL

30 horas

25/07/2022

Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

A beleza de ser um urban sketcher está na inspiração cotidiana – de objetos pessoais e pessoas que cruzam seus caminhos, até paisagens, ruas, veículos e o que mais atrai sua atenção por onde passa. Para capturar essa visão pessoal de mundo, é preciso conhecer algumas técnicas de desenho para criar narrativas únicas e cativantes. Esse é o propósito do curso Urban Sketching – SP, do IED São Paulo.

Para quem?

Para alguns, carregar um caderno de esboços e registrar pessoas, objetos, veículos e paisagens que observa é um processo cotidiano, mas o curso também é voltado para estudantes e profissionais de Design Industrial, Arquitetura, Design de Interiores, e interessados em técnicas de representação gráfica – independente da experiência.

Como é?

O movimento Urban Sketching é um fenômeno global, com praticantes em todos os continentes do planeta. O curso de Urban Sketching – SP pretende desenvolver fundamentos, teoria e prática, necessários para ser um urban sketcher. Com aulas expositivas em sala de aula e exercícios práticos, mas também aulas externas, em espaços urbanos de São Paulo, para praticar in loco o desenho de observação da cidade.


CURSO

O Urban Sketching – SP consiste na prática de observar e documentar, por meio da representação gráfica, suas experiências pessoais. Se você anda sempre com um sketchbook na mochila, a prática do esboço urbano é mais uma forma de conhecer e explorar ruas e suas arquiteturas para contar histórias com um olhar único.

Com técnicas do desenho de observação, vamos desenvolver sua caligrafia gráfica individual, atentos às potencialidades de cada participante. Assim, os desafios propostos terão o mesmo tema, mas adequados ao nível de domínio técnico prévio individual. Ao final, após a oportunidade de desenhar edificações de grande valor arquitetônico, artístico e cultural da cidade de São Paulo, sua percepção estará mais acurada.

O curso também possui aplicação profissional, com as chamadas reportagens visuais, no qual artistas percorrem diferentes localidades a fim de realizar registros gráficos pelo desenho. Para isso, é necessário desenvolver a capacidade de observação e interpretar para capturar – e evidenciar – traços da cultura local que passam despercebidos nas fotografias, embora estejam presentes.

Coordenado por Gil Tokio, professor, designer e cartunista; e com aulas com Eduardo Bajzek, professor de desenho e instrutor em 4 simpósios internacionais de Urban Sketchers.

*Este curso possui materiais que precisam ser adquiridos à parte após a primeira aula. Confira a lista completa aqui.


ENTREGA

O curso Livre Urban Sketching – SP busca o desenvolvimento das habilidades e sensibilidades ligadas à observação e documentação gráfica da paisagem arquitetônica, com foco na característica de urgência deste tipo de desenho, em que a busca da síntese e sugestão do traço do desenho prevalecem sobre o detalhe e a mimese fotográfica, a fim de criar maior intimidade entre desenho à mão livre e o aluno, desbloqueando a cerimônia com o papel em branco e o medo do erro. 

Privilegiar a urgência do registro da percepção, em vez da busca pelo desenho acabado, contribuirá para que o aluno desenvolva sua própria linguagem. Para isso, faremos uma demonstração de materiais e práticas de desenho de observação, com exercícios de composição simples de edificações, com auxílio do visor. O curso ainda te leva para aulas externas para desenhar uma edificação simples, utilizando apenas linhas, e em perspectiva. 

Ao final do curso, com a finalização dos sketchbooks, será feita a apresentação e avaliação coletiva dos resultados. Se você se identificou, prepare seus materiais favoritos e vamos juntos registrar à mão tudo aquilo que salta aos olhos.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 25/07/2022
Dias: Segunda à sexta
Horário: Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Duração: 30 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 524,83

COORDENAÇÃO

GIL TOKIO

Gil Tokio é ilustrador, professor, designer e cartunista. Graduado em Arquitetura pela FAU USP e mestre na área de Design pela mesma escola, é sócio e ilustrador do estúdio Pingado. Tem trabalhado para as principais editoras e jornais do país, para o mercado publicitário, de animação e jogos digitais desde 2001, e recebeu, dentre outros prêmios em Salões de Humor pelo país, o prêmio HQMix em 2006. Atua como professor do IED, é membro da SIB — Sociedade dos Ilustradores do Brasil e da banda maker Laikabot.

PROFESSORES

EDUARDO BAJZEK

-

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e premiado pela American Society of Architectural Illustrators, tem em seu portfólio mais de 2.100 ilustrações, atendendo o mercado nacional e outros países como Portugal, França, Reino Unido e Hong Kong. Com 11 anos de experiência no ensino de desenho, já atendeu centenas de estudantes e profissionais das áreas criativas, incluindo arquitetura e design. Foi instrutor em 04 simpósios internacionais de Urban Sketchers: Santo Domingo (2012), Barcelona (2013), Porto (2018) e Amsterdam (2019). É autor de dois livros: “Rio Sketchbook” (2016) pela Editora M’Arte, premiado no 59º Prêmio Jabuti na categoria Ilustração e “Técnicas de Ilustração à Mão Livre” (2019), pela Editora Olhares.

Início das aulas: 25/07/2022
Dias: Segunda à sexta
Horário: Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Duração: 30 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 524,83

DISCIPLINAS
Introdução e fundamentos3h
Aula prática externa 1: Desenho de silhuetas3h
Luz e Sombra3h
Aula prática externa 2: Aplicação das técnicas de luz e sombra3h
Experiência com Desenho Urbano3h
Aula prática externa 3: Planejamento e experimentação3h
Aplicação de cor no urban sketch3h
Aula prática externa 43h
Linguagem e técnicas de urban sketch3h
Exercícios de colagem, processos experimentais e produção de painel coletivo3h
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.