Sua mensagem foi enviada com sucesso, em breve entraremos em contato.
Como serão as cidades do futuro em um cenário onde 70% da população mundial ocupa as zonas urbanas? Se essa previsão da ONU se concretizar até 2050, repensar a mobilidade e sustentabilidade nas cidades é o desafio atual para quem pretende entrar no mercado das Cidades Inteligentes. A sustentabilidade determinará o design urbano, suas ações, planos, projetos de cidades contemporâneas e respectivas infraestruturas, mas será que as novas tecnologias estão aliadas a esse processo de construção? Como os conceitos das Smart Cities podem auxiliar no planejamento e desenho de uma cidade mais criativa, inovadora, humana e sustentável?
Profissionais de design, interiores, arquitetura, urbanismo, engenharia e das mais variadas formações, que buscam fazer parte do planejamento e desenvolvimento urbano, com olhar voltado à sustentabilidade e humanização dos espaços coletivos, precisam estimular sua criatividade e inovação de forma disruptiva e sustentável sobre o novo desenho das cidades contemporâneas e futuras. O curso livre Smart Cities e o Novo Desenho Urbano do IED Rio apresenta os diferentes conceitos de Cidades Inteligentes, assim como as práticas necessárias para evolução dos espaços públicos.
Os participantes recebem o desafio de planejar e propor ações, planos ou projetos para uma cidade mais inteligente e sustentável, utilizando ferramentas e tecnologias adequadas. Serão apresentados em aula visão e conceitos de planejamento urbano baseados em inovação, design, criatividade e liderança em nossas cidades contemporâneas, imersas em transformações e adaptações, para que ao final do curso os participantes possam escolher um objetivo de desenvolvimento sustentável e uma meta (estipulados pela Agenda 2030 da ONU) para produção de um design, projeto que contribua com a construção de uma cidade mais inteligente para todos.
Parece coisa do futuro, mas falar em Cidades Inteligentes já é um desafio do presente: como transformar as cidades contemporâneas de modo que os espaços coletivos atendam a crescente população urbana e ofereçam soluções capazes de possibilitar um acesso rápido e fácil a diferentes serviços, como mobilidade, saúde e educação?
O curso Livre Smart Cities e o Novo Desenho Urbano apresenta os conceitos desse modelo de cidade, onde um conjunto de soluções para problemas urbanos é implementado com uso de tecnologias da informação e comunicação, a fim de oferecer serviços mais efetivos e com uma maior capacidade de atendimento.
A coordenadora e professora do curso, Rosana Motta Gomes, é arquiteta e urbanista da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro há 21 anos, pós-graduada em Administração Pública, com vasta experiência em planejamento urbano, desenhos urbanos, planejamento estratégico, macroplanejamento e estudos relacionados às Smart Cities.
O curso Livre Smart Cities e o Novo Desenho Urbano do IED Rio apresenta os diversos conceitos das Cidades Inteligentes ao redor do mundo e sua relevância para as próximas gerações, assim como as atuais, no desenvolvimento urbano responsável e sustentável. O novo desenho das cidades no contexto da pandemia e o desafio da Agenda 2030 da ONU, que resultou na criação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), serão alguns dos pontos de partida em nossa jornada. Para isso, apresentaremos detalhadamente a Agenda 2030, seus respectivos objetivos e suas 169 metas, com exemplos bem sucedidos no Brasil e no mundo.
Como é possível planejar uma cidade mais criativa e inovadora, mas que também seja mais humanizada e sustentável?
O curso propõe uma reflexão acerca da importância da gestão participativa para construção das Smart Cities, tendo o cidadão como elemento fundamental para mudança no trato comportamental e para desconstrução de antigos modelos. Ao final do curso, cada participante escolherá um objetivo e uma meta da Agenda 2030 para desenvolver um projeto de Cidade Inteligente que seja criativo, sustentável, eficiente e inovador.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).
Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Início das aulas: 04/11/2022
Término das aulas: 09/12/2022
Horário: Sextas-Feiras, das 09h às 13h
Duração: 24 horas
Valores:
6 parcelas de R$ 340,00
COORDENAÇÃO
Arquiteta e Urbanista da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (concursada há mais de 21 anos). Encantada pelos desafios do Planejamento Estratégico e do Planejamento Urbano Sustentável das cidades e pela temática de Cidades Inteligentes e a Indústria 4.0. Rosana dedica-se atualmente ao Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB) da cidade do Rio de Janeiro, destacando o seu papel inovador como ferramenta estratégica para o planejamento das cidades contemporâneas.
Principais áreas de atuação no âmbito da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro como servidora pública municipal (estatutária): Pós-Graduada em Administração Pública – CEPERJ; Arquiteta e Urbanista da Coordenadoria Técnica de Informações da cidade do Instituto Pereira Passos (SIURB/data.rio), lotada atualmente na gerência de Estudos Ambientais e Mudanças Climáticas; Realização de diversos artigos de autoria própria para publicação no data.rio, Revista Cidade INOVA e congressos nacionais e internacionais com as temáticas Smart Cities, Políticas Públicas, Gestão Pública e Planejamento Urbano Sustentável; Realização do capítulo 2 (Planejamento Urbano e Infraestrutura) do livro Smart Cities – Cidades Inteligentes nas Dimensões: Planejamento, Governança, Mobilidade, Educação e Saúde; Palestrante em workshops e seminários com temas relacionados ao Planejamento Urbano, Administração Pública, Sistema de Informações Urbanas e Smart Cities.
Atuações passadas no âmbito da Prefeitura da cidade do Rio: Titular das desapropriações no Plano de Mobilidade Urbana da cidade do Rio de Janeiro no âmbito da Secretaria Municipal de Urbanismo (desapropriações para a implantação da Transolímpica, Transoeste, Transcarioca e Transbrasil entre outras); Plano Diretor (monitoramento das políticas setoriais) – Coordenadoria de Macroplanejamento – SMU; Projetos Urbanos: Porto Maravilha, praças e parques, entre outros projetos – Centro de Arquitetura e Urbanismo – SMU; Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro; Pesquisa iconográfica/periódicos sobre a cidade do Rio de Janeiro; Estudos e pesquisas na Secretaria Municipal de Fazenda para implantação de equipamentos públicos na cidade do Rio; Assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo.
Início das aulas: 04/11/2022
Término das aulas: 09/12/2022
Horário: Sextas-Feiras, das 09h às 13h
Duração: 24 horas
Valores:
6 parcelas de R$ 340,00
DISCIPLINAS | |
---|---|
As Smart Cities: conceito e relevância + Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU | 4h |
Detalhando a Agenda 2030 e suas 169 metas + Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 11 | 4h |
O novo desenho das cidades no contexto pandêmico e o desafio da implantação das metas da Agenda 2030 da ONU | 4h |
O design urbano e os projetos no viés da sustentabilidade + Planejando uma cidade mais criativa, inovadora, humana e sustentável | 4h |
Gestão participativa nas cidades e sua contribuição para as Smart Cities + Introdução ao metaverso | 4h |
Apresentação dos projetos alinhados com um dos ODS e pelo menos uma das metas da Agenda 2030 da ONU | 4h |
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000