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Visual Merchandising: Varejo para Moda

SEMIPRESENCIAL

36 horas

Reserve sua vaga

segundas e quartas, das 19h30 às 22h30
Sexo

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Inscrições encerradas
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Por quê?

Com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso recorrer a estratégias inovadoras na hora de ganhar sua atenção e expor produtos de forma correta – afinal, o primeiro contato dos clientes em lojas físicas é através da vitrine, também responsável por uma grande parcela das decisões de compra. O Visual Merchandising apresenta ferramentas de comunicação entre loja e marca para otimizar o espaço e torná-lo ainda mais atrativo para seu público-alvo – conhecimento indispensável para o varejo de moda.

Para quem?

O mercado no qual este aluno será inserido acompanha as tendências de várias áreas do varejo e precisa de profissionais preparados para resolver problemas com criatividade e objetividade, e assumir postos estratégicos que agreguem diferenciação no mercado. O curso é voltado para gerentes, equipes de lojas, arquitetos, profissionais de moda, designers de interiores, de produto e gráfico, publicitários e da área de marketing.

Como é?

O Visual Merchandising trabalha a área de produto para criar formas de aproximação inovadoras com o consumidor. As aulas do curso são expositivas para apresentar os principais conteúdos, vídeos, jogos com conteúdos, atividades em grupo e individuais, utilizando uma metodologia dinâmica e interativa. Conheça conceitos, estratégias de VM, a profissão e o mercado, e aprenda a desenvolver vitrinas e merchandising dentro da loja, com treinamento de equipes e criação de ambientação/cenografias para marcas.


CURSO

O mercado está mais consciente a respeito da importância do Visual Merchandising para o sucesso dos negócios e seu impacto sobre consumidores. Para o varejo de moda não poderia ser diferente, uma vez que grande parte das decisões de compra acontecem no ambiente físico e são estimuladas pela construção de um espaço inovador e convidativo.

O curso extensão Visual Merchandising e Varejo para Moda traz as técnicas apropriadas para criar a melhor experiência de compra, como: valorizar marcas e produtos no ponto de venda, transmitir identidade, valores e causar um impacto visual positivo, além de simplificar a jornada de consumo, otimizando o espaço para evidenciar determinados produtos e instigar os consumidores a permanecer mais tempo naquele espaço para aumentar as vendas.

A coordenadora e professora do curso, Cintia Lie, atua na área de Retail Design e Visual Merchandising há mais de 20 anos com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. As aulas também contam com professoras especialistas em varejo e comunicação de marcas de moda.


ENTREGA

O curso de extensão Visual Merchandising e Varejo para Moda apresenta as bases teóricas e metodológicas para o processo de exposição de produtos no varejo de moda para construir e consolidar a identidade visual de uma marca. 

Processos criativos através de conhecimento, pesquisa e metodologias para melhor desempenho da profissão e entender como criar um merchandising de marca dentro de novos desafios e novos comportamentos de consumo que se transformam a cada dia.

Ao final do curso, os alunos desenvolvem um projeto gráfico relacionado à produção de produtos e ao storytelling da marca, dentro de um contexto real de mercado, para que estejam aptos a analisar produtos, categorizar, selecionar e criar estratégias de exposição na loja.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: segundas e quartas, das 19h30 às 22h30
Duração: 36 horas

COORDENAÇÃO

CINTIA LIE MATUZAWA

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED, é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012.

PROFESSORES

ANA ROMERO


ANELISE CAMPOI

+

Sócia fundadora da Acampoi Arquitetura e Consultoria. Atua há 12 anos no mercado de varejo com ampla experiência em marcas como Nike, Riachuelo, Claro, Vivo, Embratel, Vans, Timberland, Fila, entre outras. Formada em Arquitetura e MBA em Mercado e Consumo pela USP/Esalq, também é Presidente RDI (Retail Design Institute no Brasil), professora convidada pelo IED para cursos na área de Retail Design e palestrante em grandes eventos da área de Retail Design, como Latam Retail Show 2018 e 2019. Prêmios: Loja Scavone, em 2014; Agência Sicredi, em 2016; Puma, Loja Yes Sports Botucatu e Quiosque Agua de Cheiro, em 2018 e Loja Almaria Pluz Size e Odontomais Clínicas em 2019.


JULIANA LOPES

+
Depois de 10 anos trabalhando como jornalista em grandes redações, morou 8 anos na Itália, onde foi correspondente internacional para sites como UOL e FFW e pesquisadora de tendências do mercado de Moda para o portal Use Fashion. Acompanhou Semanas de Moda em Milão e Paris e foi docente de Moda Contemporânea, Tendências e Lifestyle no IED de Milão, onde lecionou Lifestyle & Trends e Contemporary Fashion, em inglês e italiano. Cobriu como editora das edições da SPFW, colaborou para Vogue Brasil, Elle Brasil e Harper’s Bazaar Brasil. Concebeu e implementou o curso de Fashion Styling do IED São Paulo, em 2018, e reformou e implementou o conteúdo da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda na mesma instituição, em 2019.

Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: segundas e quartas, das 19h30 às 22h30
Duração: 36 horas

DISCIPLINAS
VM: Introdução, importância, objetivos
VM: vitrina
VM: vitrina, cases, estratégias comerciais
VM: retail design – VM
VM: retail design – Imagem de Moda
Visual Merchandising: Varejo para Moda
VM: Apresentação trabalhos
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