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O profissional da área de comunicação de Moda é aquele que parte da criação de uma narrativa para a imagem, seja em campanhas, editoriais e redes sociais, ressaltando o desejo de compra. Para isso, é preciso desenvolver referencial crítico, repertório teórico e as chaves de leituras para a criação e interpretação dessas imagens.
Elaborado para pessoas interessadas no universo fashion, com foco em imagens de Moda, o curso é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Moda, comunicação e marketing, publicidade, fotografia, cinema e ciências humanas.
O curso Teoria da Imagem de Moda desenvolve a percepção crítica sobre a imagem de Moda contemporânea, a construção de repertório cultural e de referências teóricas e artísticas que possibilitam a leitura conceitual e comercial das imagens na comunicação e narrativas de Moda, e como utilizar essas teorias para o processo de análise da sociedade e na criação.
Nas sociedades contemporâneas, antes de se tornar uma aquisição material, o consumo na Moda propõe experiências visuais através de aspectos narrativos, lúdicos e sensoriais, cristalizados pela imagem na fotografia.
Pensando nisso, o curso oferece as principais visões das teorias e a história da fotografia de Moda, partindo dos anos de 1920 até a atualidade, com uma análise sociológica, filosófica e psicanalítica da Moda como distinção e pertencimento social, o papel da criação de desejo no consumo, quais as características que compõem a narrativa da imagem, e como ler e interpretar aspectos simbólicos, signos e o imaginário da imagem de Moda tanto na cultura pop como na cultura de luxo, na Moda comercial e conceitual.
Coordenado por Bruno Maia, pesquisador em Filosofia e Teoria de Moda, o curso Teoria da Imagem de Moda aborda ao longo de 36 horas de conteúdo: teoria e história da fotografia de moda, sociologia e filosofia de moda, semiótica de moda e consumo e cultura na imagem de moda.
O curso Teoria da Imagem de Moda aborda os principais aspectos envolvendo a construção de imagens de moda, com uma introdução à teoria e história da fotografia de Moda – temáticas fortemente relacionadas com a arte durante o século XX. Em um segundo momento, vamos entrelaçar sociologia, filosofia e psicanálise para refletir criticamente sobre as principais características e conceitos de Moda na história e no contemporâneo.
Considerando que a Moda pode ser entendida como um sistema simbólico que possui regras, a terceira disciplina proporciona a capacidade de aplicar as ferramentas da Semiótica para a compreensão e construção de imagens e discursos da Moda.
Em nossos últimos encontros, falaremos sobre consumo e cultura na imagem de moda – da alta-costura ao prêt-à-porter – para entender como a moda legitima conceitos de afirmação de identidade a partir da composição visual individual. Com isso, vamos propor caminhos para conexão com interpretação e a produção de narrativas imagéticas que transcendam o desejo de consumo e a efemeridade das mídias sociais, através de uma perspectiva sensível e lúdica.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).
Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Início das aulas: 20/10/2022
Horário: Terça e Quinta das 19h às 22h
Duração: 36 horas
Valores:
6 parcelas de R$ 384,00
COORDENAÇÃO
Pesquisador em Filosofia pela Unifesp, em 2018 foi pesquisador residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS — Museu da Imagem e Som) com a pesquisa “Talvez num tempo da delicadeza: o amor no contemporâneo”, que resultou em um filme-documentário. É professor e já ministrou aulas sobre a relação entre a moda, a filosofia e a arte em espaços como Fundação Ema Klabin, Adelina Instituto Cultural, MAM — Museu de Arte Moderna de São Paulo, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, nos Sesc Consolação, Pompeia, Ipiranga, Jundiaí, 24 de maio e Belenzinho, CPF — Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Casa da Palavra Mário Quintana, Oficina Cultural Hilda Hilst, Galeria AMDO, Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava e Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862), de José de Alencar, no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico na formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente, trabalha em seu próximo livro, “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).
PROFESSORES
Bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, com MBA em Comunicação Integrada pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com estágio no Brazil Institute do Kings College London. É autor de diversos trabalhos sobre processos de significação na cultura contemporânea, além de fazer parte do corpo editorial dos periódicos Rua; Língua e Instrumentos Linguísticos e Semeiosis. Atualmente, desenvolve e leciona cursos sobre Semiótica e Moda para o Adelina Instituto e Bureau Moda & Mercado.
Especialista em Coolhunting e Styling pelo Senac, Fashion Campaigns & Advertising pelo Instituto Marangoni, além de bacharel em Design de Moda, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Técnico em Vestuário pelo Senai. Com trajetória iniciada no ano de 1999, ingressou aos estudos de expressões artísticas contemporâneas diversas, passando a desenvolver domínio técnico em processos criativos multifacetados. Ao ingressar no mercado fashion, trabalhou como estilista de street wear masculino, além de figurinista e produtor de moda em teatro, TV, assim como stylist em publicidade, editoriais e fashion films, possuindo ampla bagagem na produção executiva e coordenação de backstages em diferentes escalas do varejo: Tanto em fashion shows comerciais, quanto conceituais, incluindo passagens por algumas das principais semanas de moda do calendário nacional como Casa de Criadores e São Paulo Fashion Week.
Influenciado pela cultura pop global, e discussões horizontais contemporâneas, atua como docente em comunicação, cultura, e comportamento desde 2013, em diferentes níveis de aprendizagem com passagens por instituições como Adelina Instituto, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Senac e Sesc. Desde 2015, leciona em cursos livres da Belas Artes e faz parte do corpo docente dos cursos de pós-graduação em Consultoria de Imagem e Beleza, Mercado de Moda e Consumo e Produção de Moda e Styling Criativo. Profissionalmente conduz projetos de direção criativa e design de produção, direcionados ao campo audiovisual e em suas aulas, propõe conteúdos embasados em teoria e prática, utilizando metodologias ativas aplicadas através do ensino híbrido e customizado.
Início das aulas: 20/10/2022
Horário: Terça e Quinta das 19h às 22h
Duração: 36 horas
Valores:
6 parcelas de R$ 384,00
DISCIPLINAS | |
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Teoria e história da fotografia de Moda | 9h |
Sociologia e filosofia de Moda | 9h |
Semiótica de Moda | 9h |
Consumo e cultura na imagem de Moda | 9h |
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000