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Utilizando-se de atividades experienciais como base, o curso oferece visão sistêmica do mercado joalheiro, colocando em perspectiva fatores que potencializam, organizam e viabilizam o negócio estratégico, no qual o participante irá experimentar também as técnicas mais atuais para a confecção de joias artesanais e industriais.
Idealizado para profissionais de diversas áreas ou interessados que queiram conhecer ou ampliar seus conhecimentos no universo das joias, o curso destina-se tanto a quem não tem qualquer conhecimento prático ou teórico e tem motivações para entrar no mercado, bem como para quem já possui um negócio e quer ampliar a visão sobre o mercado joalheiro.
Do design de joias e coleções à experimentação das técnicas de ourivesaria, passando pelo conhecimento da história da joia e das gemas e pela gestão de negócios, o aluno será conduzido a uma imersão no universo joalheiro, pela pesquisa e pela prática cuja finalidade é provocar e incentivar para que o aluno tenha condições de elaborar uma estratégia para alcançar suas metas.
ONE YEAR EM JOIAS: DESIGN & NEGÓCIOS COM SEMANA INTERNACIONAL EM UMA DAS SEDES DO IED NA EUROPA
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).
Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Início das aulas: 08/10/2022
Dias: sábados e domingos
Horário: das 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 156 horas
Valores:
15 parcelas de R$2.007,00
À vista com 4% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições
COORDENAÇÃO
Graduado em Arquitetura e pós-graduado em Design Estratégico, é autor de joias ou, em resumo, artista plástico. Com grande produção a partir de 1997 e dando aulas desde 2000, atuou como designer da Mirandouro Joias e expôs suas obras no Mercado Mundo Mix, no Espaço Galeria Paludeto, Feninjer, IED SP (DW 2017/DW 2018/DW 2019), além de feiras e lojas colaborativas. Foi selecionado para criar e desenvolver o troféu “Mulher Brasileira”, premiação da Rede Mulher, que contemplou personalidades femininas de destaque. Já ministrou cursos EAD e teve participações em programas de TV aberta. Possui amplo conhecimento sobre técnicas e materiais, trabalhando com metais nobres, pedras, madeiras e resinas na busca da joalheria contemporânea.
PROFESSORES
Publicitária pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduada em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Claudia Dayé também é fotógrafa, formada pelo Senac. Diretora da agência Lápis de Ponta, há mais de 25 anos, atua no desenvolvimento de projetos de comunicação e marketing, pesquisando, durante esse período, temas de relevância ligados à publicidade, marcas, identidade e cultura, moda e marketing.
Desde 2011, dedica-se à documentação da joalheira nacional, coordenando o projeto “Joalheria no Brasil”, pelo qual publicou o livro de mesmo título em 2017, do qual é autora e organizadora. Palestrante de história da joalheria, é também curadora do programa “Joia Brasileira”, série de encontros realizada pela Unibes Cultural, em São Paulo.
Formado em Engenharia de Materiais com Mestrado em Metalurgia pela USP, atua como consultor para fábricas de joias há 12 anos, trazendo conhecimento dos maiores centros produtores de joias do mundo para o Brasil.
É professor de Materiais e Processos e Gerenciamento de produção e sócio da BDG – fábrica de joias com 35 funcionários –, onde administra os setores de produção e criação.
É sócio-fundador da Arco Hub e designer estratégico pelo IED São Paulo, onde também atua como professor em cursos de pós-graduação e extensão. Possui formação pelo IED São Paulo, IED Madrid, ESPM-SP e Insper. Foi coordenador da pós-graduação de Design Estratégico e Inovação no IED entre 2016 e 2020. Acumula experiência na criação e aplicação de projetos e programas de estratégia de negócios, cultura de inovação e programas de aceleração corporativa. Na Arco, é o líder de estratégia desde 2010 e trabalha para empresas como Bradesco, Globo, B3, Air BP, Liberty Seguros, Siemens, BRF, Google e Mapfre Seguros. Suas principais linhas de estudos são a cultura do design aplicada às estratégias de negócios e cidades humanas sob a perspectiva do design estratégico.
Administrador de empresas pela FEA-USP, gemólogo pelo BIG — Instituto Gemológico Brasileiro, sócio honorário do IBGM — Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, pelo qual foi responsável técnico do laboratório gemológico e onde atualmente é instrutor na escola. Sócio honorário da VSAC (View Stone Association of China), participou de feiras internacionais como expositor de minerais de coleção. Presta serviços de consultoria e perícias para o setor joalheiro e pedrista pela empresa RGX.
Designer e autora de joias, graduada e mestre na área pela UAL (University of the Arts London): Central Saint Matins. Caroline Sindeaux também é formada em fashion design pela Faculdade Católica do Ceará, além de ser gemóloga pelo GIA (Gemological Institute of America). Atua na área da joalheria contemporânea há doze anos, participando de várias competições e parcerias importantes como com Swarovski, com peça publicada no livro de tendências “Gem Visions 2014”; “Palladium Visions showcase”, sendo finalista com sua peça financiada, desenvolvida e exposta no BFC Rock Vault — London Fashion Week; “New designers”, expondo suas peças no business design centre em Londres, e “Supersonix – Celebrate the art and science of sound”, Victoria & Albert Museum, participando da ocupação de parte desse museu.
Pós-graduada em Fashion Marketing and Communication pelo IED em São Paulo e formada em diversos cursos voltados ao Design de Joias.
Com diversas experiências no setor joalheiro e em varejo, atua como diretora da DGNG – Design & Negócio, escritório especializado em desenvolvimento de produtos, pesquisa de tendências e treinamento de varejo para marcas do segmento de joias, prata, folheados e bijuterias.
Finalista no prêmio IBMG de Design de Joias, em 1999, na categoria industrial, finalista Brasil do Signity Facet Award 2011, e ficou em terceiro lugar entre designers brasileiros no concurso internacional World’s Best Jewelry Designer 96/97.
Teve suas peças expostas em Nova York, Tóquio, Paris, Milão e Lisboa.
Formada em Design de produto, atua desde 2004 como designer de joias para empresas renomadas do setor, tanto indústrias quanto varejo. Com ampla experiência no desenvolvimento de coleções, todo o processo é extensivamente planejado, desde a pesquisa de tendências, provida através de diversos eventos que envolvem o setor, incluindo feiras internacionais como VicenzaOro, até a identificação do público-alvo, seleção da tendência a ser seguida, escolha e análise de custos dos insumos e ficha técnica para produção. Todo o acompanhamento do processo produtivo e ações de marketing envolvendo o produto fazem parte da consultoria de criação e produção. Atua como docente do IED desde 2011, ministrando workshops, cursos de extensão e One Year de Joias, onde descobriu a paixão em dividir experiência e amor contribuindo para a formação de profissionais de joias e amigos de jornada.
Possui Master em Fashion Editor pelo IED Milano (IT) e é graduada em Comunicação Social, atuando em mídias impressa, eletrônica e digital desde 1997 no segmento de Comunicação e Moda. Trabalhou em revistas especializadas da Editora Abril e da Editora Três com destaque para edição de moda e coberturas jornalísticas de semanas de moda de São Paulo, Milão, Paris e Nova York. Colaborou também com o jornal Folha de São Paulo e com as revistas Vogue, Harper’s Bazaar, Revista Made, Iguatemi e Unique, sempre com textos na área de moda, luxo, lifestyle e joalheria. Com a agência Blossom Brasil, presta consultorias e serviços de direção criativa, shooting fotográfico e criação de conteúdo, além de estratégias de comunicação digital e imagem para marcas de moda, joalheria e lifestyle desde 2017. Especializou-se em Jewelry On-line para estudar nosso consumo bem brasileiro de joias pela internet. Também realiza palestras, mentorias e workshops sobre o assunto.
Atua há mais de 30 anos no mercado joalheiro, com ampla experiência em indústria e varejo (H.Stern, Julio Okubo Joias, Indústrias Frankel, Danielle Metais, Ivo Katz, Luiz Carlos Okubo, entre outros). Foi sócia proprietária da joalheria Shizen Joias, oferecendo um atendimento personalizado ao cliente. Possui MBA em Marketing Estratégico pela ESPM, pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP e graduação na Escola de Comunicações e Arte (USP). Vencedora do prêmio IBGM de Design de Joias na categoria Industrial Nacional e Estadual. Atualmente, coordena o Núcleo de Criação da Julio Okubo Joias e acompanha todo o processo produtivo da empresa.
Graduada em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduada em Creative Design Business pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Trabalha há mais de 10 anos com modelagem 3D e execução de protótipos para o mercado joalheiro e já atuou como professora/instrutora nos cursos de modelagem 3D para joalheria. Atualmente, atua na área de modelagem 3D e prototipagem rápida em uma empresa do setor joalheiro.
Inquieta e amante do saber, é conectora cultural e especialista em Identidades. Tem mergulhado em temas de complexidade, fluxos imaginários e construção de narrativas para apoiar empresas, criativos e startups a decodificarem culturas para promover o encontro de identidades, potencializar diálogos e negócios. Neste processo, atua desde a concepção, ou reconexão, com a vocação até a inspiração de grupos de criativos no desenvolvimento de territórios de linguagem e na tradução deste conceito em experiências. Tem uma trajetória de 16 anos com passagem por diferentes setores, moda, varejo, saúde e cidades em empresas como Le Lis Blanc, Brasil Foods, Pão de Açúcar e importantes escritórios de design. É fundadora da La Lima Identidades, educadora e palestrante nos temas de Identidade Cultural e Diálogos de Marca.
Publicitário (Research & Insight Build Manager da CRANE.is), professor universitário com doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), mestre e doutor em Comunicação e Semiótica da PUCSP (bolsista CAPES — 2010/2014); especialista em Design Gráfico pela Belas Artes de SP (2002) e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (1998). É professor em cursos de pós-graduação, graduação e extensão.
Início das aulas: 08/10/2022
Dias: sábados e domingos
Horário: das 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 156 horas
Valores:
15 parcelas de R$2.007,00
À vista com 4% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições
DISCIPLINAS | |
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Abertura e Integração | 3h |
Pensando Joalheria – o “Eu Criativo” | 3h |
História da joia | 6h |
Digital Fashion Communication | 6h |
Processos, Gerenciamento e Custo de Produção | 6h |
Ilustração de joias | 12h |
Desenho técnico | 12h |
Gemologia | 18h |
Técnicas de Bancada | 18h |
Desenho digital de joias 3D | 12h |
Processo criativo e percepção de valor | 6h |
Panorama da joalheria contemporânea | 6h |
Semiótica: a simbologia do luxo | 6h |
Design Thinking | 6h |
Identidade da marca | 6h |
Desenvolvimento de coleção | 12h |
Pitch – TCC/Negócios | 6h |
Atendimento para TCC | 6h |
Apresentação de TCC | 6h |
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000