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Pessoas amam sapatos e bolsas e desejam atuar nesse mercado. Para isso é necessário conhecer sua história, seus players, sua dinâmica de produção e comercialização. É preciso aprofundar o conhecimento sobre o segmento, desenvolver um olhar atento às tendências globais, capaz de identificar produtos e processos inovadores. O curso prepara o participante para atuar no mercado global, estudando o design do produto conectado com a inovação e as tendências de consumo, conceito de marca e comunicação.
Pensado para profissionais do setor de moda, calçados e bolsas que busquem dominar a prática projetual focada nas principais demandas, seja para produção em escala ou de forma artesanal, para o grande varejo ou segmentos de luxo. O curso Shoes & Bags – Design and Business prepara os participantes para atuar no mercado de calçados e bolsas, da concepção ao design, passando pelo desenvolvimento das peças, conceito da marca, visão estratégica de mercado, utilização das ferramentas de marketing, até a comercialização no varejo.
O curso apresenta o processo de concepção de uma marca e sua coleção de calçados e bolsas, desde o planejamento e design estratégico até a montagem da coleção. Branding e conceito da marca, assim como marketing e comunicação, são elaborados em paralelo com o design do produto, levando em consideração as tendências globais e as experiências de consumo. Conheça os artigos disponíveis no mercado e sua aplicabilidade; as fôrmas e estruturas utilizadas para o planejamento e montagem de uma coleção e desenvolva habilidades de ilustração e desenho digital para criar seus modelos, sketches e apresentações de alto nível.
No atual contexto mercadológico, a prática da pesquisa é fundamental para expandir a visão e entendimento sobre comportamento e funcionamento do segmento de calçados e bolsas. É preciso estimular o desenvolvimento de um olhar sensível, capaz de procurar, detectar e registrar comportamentos e manifestações emergentes. Mas para atender a novas demandas, é preciso saber viabilizar a concepção de novos produtos e entender como diferentes estratégias de marketing afetam diretamente o resultado de um projeto.
O time de professores do curso Shoes & Bags: Design and Business é formado por profissionais com atuação relevante no mercado nacional e internacional (Brasil, Espanha, Itália e EUA), para garantir aos estudantes uma vasta troca de experiência na área, com metodologias de ensino voltadas à pesquisa, reflexão e prática, com atividades que os aproximam da realidade do mercado.
A aula inaugural apresenta o IED, curso, coordenação e corpo docente, e busca alinhar informações gerais sobre a dinâmica e objetivos do curso, bem como aproximar os participantes, suas expectativas e intenções.
Conheça os elementos formadores do Brand Equity, o processo de criação da marca e estratégias de marketing e comunicação utilizadas para conquistar e formar comunidades de seguidores. Marcas emergentes e inovadoras serão apresentadas aos participantes como casos de estudo, para entendermos a lógica por trás do sucesso.
Com mais de 700 lojas no Brasil, o maior grupo de varejo de calçados femininos fashion da América Latina é parceiro do curso Shoes & Bags — Design and Business do IED.
Há 47 anos, a Arezzo&Co trabalha para identificar comportamentos e necessidades da mulher para despertar seus desejos. Foi assim, buscando entender o universo feminino, que se tornou líder de mercado, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo bem definidos em suas seis marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme.
Com a parceria, nossos alunos participam do Módulo Arezzo&Co., com acesso a uma visita técnica imersiva de um dia em seu complexo industrial, no Rio Grande do Sul.
O curso Shoes & bags – Design and Business prepara os participantes para atuar no mercado global e, para isso, foi dividido em 3 fases: Fundamentação Conceitual, Fundamentação Específica e Projetual. As aulas da primeira fase serão ministradas em português, com a participação de professores internacionais, que exercem diferentes profissões na área e lecionam em escolas no exterior.
Ao longo do curso, será desenvolvido um projeto de coleção levando em consideração produto, branding, perfil do consumidor, tecnologia, assim como exercícios pontuais de criação de produtos, pensando na segmentação do mercado. A jornada pelo universo da concepção projetual de bolsas e calçados chega ao fim com a apresentação da coleção elaborada.
Os participantes estarão aptos para atuar em: estúdios de design; desenvolvimento de produtos; comercial de marcas; comunicação; áreas de inovação e outras posições onde a visão estratégica seja relevante para a organização.
Marcas de ex-alunos do curso Shoes & Bags – Design and Business:
Como parte da experiência de aprendizado no universo das bolsas e calçados proposto pelo curso Shoes and Bags: Design and Business, do IED São Paulo, o módulo internacional na Europa leva os estudantes à Itália para uma imersão técnica no reconhecido selo “Made In Italy“. A programação* conta com visitas às duas das mais importantes feiras do segmento, The Micam e Mipel, que acontecem em Milão, cidade berço da moda e do design. Os participantes vão percorrer as principais lojas das marcas que ditam a moda de luxo mundial para reconhecer as particularidades e excelências dos seus produtos. Na região da Toscana, reconhecida mundialmente por fornecer os melhores artigos em couro do mundo, os participantes farão visitas técnicas monitoradas nas industrias fornecedoras das grandes marcas globais. Em Florença, será elaborada uma imersão na história do calçado e artigos em couro, com a visita aos Museus Ferragamo e Gucci.
*A programação da Semana Internacional está sujeita a alteração.
Obs: O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).
Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Início das aulas: 28/05/2022
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas
Valores:
15 parcelas de R$1.852,00
À vista com 4% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições
COORDENAÇÃO
PROFESSORES
Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.
Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.
Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.
É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.
De origem espanhol, executivo com 18 anos de experiência em inovação e marketing, tendo atuado em empresas como McCann, MasterCard, SulAmerica, Grupo Abril e Accor. CMO no grupo italiano Mazzaferro. Estatístico com: pós em marketing; MBA pela Kellogg School (USA); pós-MBA em Economia Criativa pela Fundação CUOA (Itália); Mestrado acadêmico pela ESPM e atualmente doutorando na Universidad de Salamanca, Espanha, onde atua como professor convidado/investigador, articulista para canais do meio e membro de comitês, IAB. Também já teve suas experiências como empreendedor e consultor.
Gil Tokio é ilustrador, professor, designer e cartunista. Graduado em Arquitetura pela FAU USP e mestre na área de Design pela mesma escola, é sócio e ilustrador do estúdio Pingado. Tem trabalhado para as principais editoras e jornais do país, para o mercado publicitário, de animação e jogos digitais desde 2001, e recebeu, dentre outros prêmios em Salões de Humor pelo país, o prêmio HQMix em 2006. Atua como professor do IED, é membro da SIB — Sociedade dos Ilustradores do Brasil e da banda maker Laikabot.
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação; publicitária e
especialista em gestão do Design, com experiência em marketing e
desenvolvimento de produtos.
Leciona em instituições como o IED São Paulo, entre outras. Atualmente reside nos Estados Unidos, atua como professora na Saint Louis University, onde ensina Comunicação e Cultura, e também na Maryville University, onde ensina Consumer Behavior e Global Communication.
É também autora do livro “Sobre Tendências e o Espírito do Tempo”,
lançado pela editora Estação das Letras e Cores, com sua segunda
edição publicada em 2017.
Nascida no final dos anos 80 na cidade de São Paulo, onde teve várias experiências, desde o Festival do Minuto até estar no TalentLab, um experimento de tendências da Talent Marcel que acabou se tornando o time digital da agência. Em 2009 se mudou para Madrid, onde continuou a trabalhar como Diretora de Arte em agências multinacionais e a estudar Design Digital. Logo recebeu uma bolsa para fazer um Master em Publicidade Criativa. Em 2013 foi para Milão, onde teve experiências em publicidade, consultoria e produto. Já trabalhou em diferentes setores e com grandes marcas como: Ferrari, Lavazza e Microsoft. No mundo da moda, teve a oportunidade de trabalhar com: Pedro del Hierro, Cortefiel e Brunello Cucinelli. Atualmente é Experience & Design Manager na fintech italiana Banca AideXa, além disso ensino no Master de Creative Direction no IED Milano, desde 2017.
Nascido em São Paulo, Luiz Otávio Abreu tem mais de nove anos de experiência como designer industrial, tendo trabalhado inicialmente com consultoria, se aventurando em uma variedade de produtos, desde mobiliário à ventilação e ao mundo da ‘linha branca’. Nos últimos cinco anos, tem se dedicado à função de designer como ponto estratégico, seja no âmbito da mobilidade ou da papelaria através do seu trabalho dentro do grupo Piaggio e, mais recentemente, Moleskine, ou até mesmo como professor no Master em Inovação, Estratégia e Design de Produtos do IED Milão.
Designer de Produto formado em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo IED São Paulo, Raul tem mais de 10 de anos de experiência no mercado de moda, atuando nos segmentos de vestuário e acessórios e tendo trabalhado com marcas como Carmim, Everlast e Fellipe Krein, onde solidificou sua experiência com bolsas em mais de 7 anos de trabalho. Sua trajetória profissional passa por pesquisas internacionais nos grandes centros de moda, além do trabalho de desenvolvimento de produto junto a fornecedores e fabricantes na Ásia. É docente no curso de One Year em Shoes & Bags do IED São Paulo e consultor na Moum House Creative Design Studio, onde desenvolve projetos e coleções para empresas do mercado fabril e varejista.
Viegas carrega a paixão pelo design desde o momento em que consegui segurar lápis e pincéis nas mãos. Sempre mais interessada por construir e personalizar brinquedos, cresceu também amando as idas às papelarias e lojas de calçados. Com ampla aptidão por tecnologia, teve o privilégio de ver a evolução das ferramentas e programas de design e pôde aperfeiçoar uma técnica única com anos de trabalho prático com marcas renomadas nas fábricas do Polo de Nova Serrana e região. Durante anos de estudos, também pôde treinar e moldar inúmeros profissionais, tanto treinees quanto seniores, dando cursos particulares, em escolas especializadas e faculdades de design internacionais. Com especialização em marketing, branding & produto, Viegas coleciona cases de sucesso ao longo de toda carreira ao lado dos melhores profissionais do Brasil, unindo pesquisas e cursos nacionais e internacionais, referências históricas e designs originais de produtos, marcas, peças publicitárias, materiais e tecnologias próprias.
Início das aulas: 28/05/2022
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas
Valores:
15 parcelas de R$1.852,00
À vista com 4% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições
DISCIPLINAS | |
---|---|
Apresentação do IED + Mentoring | 3h |
Ambiente de Negócios 1 | 6h |
Branding Aplicado à Moda | 6h |
Ambiente de Negócios 2 | 6h |
Tendências e Comportamento do Consumidor | 9h |
Marketing aplicado à Moda | 9h |
Design Estratégico Aplicado | 9h |
Tendências de Mercado 1 | 3h |
Tendências de Mercado 2 | 3h |
Tendências de Mercado 3 | 3h |
Desenvolvimento de Produto | 9h |
Planejamento de Coleção-Bolsas | 9h |
Planejamento de Coleção-Calçados | 9h |
Design de Produto 1 | 12h |
Design de Produto 2 | 15h |
Técnicas de Representação | 9h |
Projeto de Coleção | 18h |
Apresentação do Projeto | 6h |
Módulo Internacional em Milão e Florença | 40h |
Módulo Arezzo&Co. | 8h |
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000