IED | Istituto Europeo di Design
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Pós-Graduação

Marketing e Comunicação de Moda

SEMIPRESENCIAL
400 horas
21/09/2022
SEGUNDAS E QUARTAS das 19h30 às 22h45
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

O primeiro contato do cliente com um produto de moda é por meio de sua imagem, principalmente no digital. Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora e gerar desejo e negócios é o propósito que une Marketing e Comunicação. Profissionais destas áreas precisam estar constantemente atualizados, afinal, o marketing é parte vital do negócio da moda e deve interagir com a área do design para apresentar o produto da melhor maneira, no melhor contexto, para criar relação com o consumidor.

Para quem?

Para atuar no mercado da moda é preciso construir um repertório estratégico que permita conectar o universo fashion ao mundo dos negócios. A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda recebe profissionais de diversas áreas, como designers e estudantes, interessados em atuar em marketing e comunicação de empresas do setor de moda ou em agências/consultorias especializadas, e empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Como é?

O olhar do marketing de moda nos dias de hoje é digital. Pensar em moda significa pensar sua presença on-line: redes sociais, e-commerce, websites. O curso apresenta teoria e história com aprendizado hands-on para provocar insights, além de incentivar nos estudantes um senso de organização estratégica para criar projetos. Professores atuantes no mercado estimulam a construção do conhecimento pela troca de experiências e networking entre alunos, mestres e profissionais convidados.


Este curso é oferecido em ambos os campi do IED no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Curso

O mercado de moda cria novidades ao pensar no amanhã, observar e entender os caminhos de diversas tendências. Mas quais são os valores que precisamos ter e entender hoje para encontrar os caminhos mais apropriados? O que esperar e como construir o futuro? É impossível ter certeza do que é novo sem sabermos o que já passou. Ter uma visão abrangente da trajetória da moda no passado, como aspectos histórico-culturais e nomes que influenciaram sua época, e saber conectá-la à cultura, é repertório indispensável para compreender o presente e vislumbrar o que virá no futuro.

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED São Paulo conta com um time de professoras e professores especialistas em marketing, comunicação e moda, com atuação vasta e influente nas principais mídias que fazem a cobertura deste mercado no mundo. Ao longo da sua jornada, você desenvolverá um projeto para uma marca de moda, com a mentoria de profissionais, que são referência em suas áreas.

Com uma formação em gestão de marketing e comunicação específica para os negócios de moda, você desenvolverá criatividade e visão estratégica – chaves para o sucesso em um mercado extremamente competitivo. O curso ainda estimula liderança e o empreendedorismo, apresenta noções sobre planejamento estratégico e aprofunda conhecimentos sobre marketing e comunicação.


Entrega

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda é dividida em três módulos. No primeiro módulo, Fundamentos em Moda e Marketing, apresentamos um panorama sobre cultura, história da moda e tendências, assim como conceitos de marketing aplicado à moda, comportamento de consumo, cadeia produtiva, sustentabilidade e valores de mercado. 

No segundo módulo, Planejamento Estratégico, nos aprofundaremos na construção do branding com um olhar contextualizado, além de conhecer mais sobre disciplinas como Design Thinking, Gestão de Produtos e Serviços de Moda, Visual Merchandising, Pesquisa e Segmentação de Mercado e Varejo de Moda On e Off-line. Esse é o momento de criar estratégias, provocar insights e organizar ideias para elaborar soluções.

A comunicação é parte fundamental da estratégia de marketing, onde cada palavra e imagem devem ser pensadas para a construção de uma comunidade sólida de seguidores e embaixadores da marca. Comunicação e Experiência do Cliente é o assunto principal no terceiro e último módulo. Voltaremos o olhar, agora atualizado, para o estudo e desenvolvimento da comunicação, sem deixar de lado o design e a tecnologia.

Cada módulo é finalizado com uma mentoria em carreira e um projeto integrado que reúne os principais conhecimentos obtidos. O TCC será feito em equipe, a partir de um briefing fornecido por uma marca de moda, que será objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 33 horas de orientação para que o projeto final seja concluído e apresentado a uma banca examinadora formada por professores e especialistas.

 Algumas das marcas parceiras: 

  • Benetton (2012);
  • Un.i e Marcyn (2013); 
  • Hope (2014); 
  • Cia Marítima e Herchcovitch; Alexandre (2015);
  • Quiksilver Brasil e Lança Perfume (2016); 
  • Besni e Amaro (2017); 
  • Zoomp e Adriana Degreas (2018); 
  • Gig Couture e SideWalk (2019); 
  • Joulik (2020);
  • Levi’s, Havaianas e Natura (2021);
  • 2Collab, Anacapri (2022).

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


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    Baixe o programa do curso

    Início das aulas: 21/09/2022
    Horário: SEGUNDAS E QUARTAS das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.685,25
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento
    Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições

    COORDENAÇÃO

    JULIANA LOPES
    Depois de 10 anos trabalhando como jornalista em grandes redações, morou 8 anos na Itália, onde foi correspondente internacional para sites como UOL e FFW e pesquisadora de tendências do mercado de Moda para o portal Use Fashion. Acompanhou Semanas de Moda em Milão e Paris e foi docente de Moda Contemporânea, Tendências e Lifestyle no IED de Milão, onde lecionou Lifestyle & Trends e Contemporary Fashion, em inglês e italiano. Cobriu como editora das edições da SPFW, colaborou para Vogue Brasil, Elle Brasil e Harper’s Bazaar Brasil. Concebeu e implementou o curso de Fashion Styling do IED São Paulo, em 2018, e reformou e implementou o conteúdo da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda na mesma instituição, em 2019.

    PROFESSORES

    ANDREIA MENEGUETE

    -
    Andreia Meneguete é jornalista especialista em Cultura Material & Consumo (USP), Estética e Gestão da Moda (USP) e Branding (Business School São Paulo) com especialização em Fashion Business & Brand Management pelo Istituto Marangoni de Londres. Com 17 anos de experiência no segmento de comunicação, é coordenadora de comunicação e marketing digital na Vivara, fundadora e diretora criativa da agência IAM Inteligência em Moda e professora em cursos de Moda em escolas de São Paulo. Já atuou como jornalista freelancer da Vogue Brasil, no marketing do estilista Ricardo Almeida, foi coordenadora de planejamento de Branding na INPRESS para O Boticário, consultora de comunicação estratégica na Editora Trip para Natura e editora de beleza da revista Glamour.

    CALINE MIGLIATO

    +

    Mestre em Gestão de Negócios (FIA), pós-graduada em Jornalismo de Moda (UFV, Madri), graduada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Campinas), certificada Scrum Product Owner (Scrum Alliance) e autora do livro “Moda em Pauta”. Morou dois anos na Espanha, onde trabalhou para as edições espanholas das revistas Vogue e InStyle, e como relações públicas da marca Delpozo. De volta ao Brasil, atuou no Grupo Estado, nas revistas Manequim e Glamour, e no Dafiti Group, como gerente de marketing de conteúdo.

    Trabalha como designer de projetos na área de marketing e comunicação e também como especialista em marketing de conteúdo. Com uma visão holística de todas as áreas do negócio, atua desde a estratégia de conteúdo ao desenvolvimento de produtos digitais por meio de métodos ágeis, como o Scrum.


    CINTIA LIE MATUZAWA

    +

    Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED, é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012.


    DéBORA CARAMMASCHI

    +

    Com experiência na área de moda e design, atua em temas como moda, história social, projeto de criação e cultura contemporânea. Possui mestrado interdisciplinar pela Universidade Mackenzie em Educação, Arte e História da Cultura, especializações pela Universidade SENAC-SP em História da Indumentária e da Moda e Formação de Professores com ênfase em Imagem Pessoal. É graduada em Serviço Social pela PUC- SP, tendo atuado por 19 anos em RH, articuladora e facilitadora em políticas educacionais e gestão de recursos humanos, diretora da empresa RHEMO Consultoria e, atualmente, é professora na graduação do IED em história e cultura da moda e moda contemporânea.


    FABIO SILVEIRA

    +

    Fabio Silveira é pós-graduado em Branding, especialista em Pedagogia para o Ensino Superior com mestrado em Educação pela Universidade Del Salvador, de Buenos Aires, Argentina. Atuou durante 15 anos na Editora Abril com a implantação de diversos processos que englobam desde a Fotografia Digital a Fluxos Editoriais para diversas revistas do Grupo Abril, tais como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova — Cosmopolitan, Casa Claudia, Guia do Estudante, Playboy e Você S.A. É professor há dez anos, foi sócio-fundador da OcaBrasil Design, desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, incluindo Vogue, CSN, Senai, Nike, TAM, Volkswagen, Folha de S. Paulo, Ministério da Indústria e Comércio, foi finalista do IF Design Award e do Prêmio Abril de Jornalismo. Atualmente, desenvolve projetos de Design Gráfico e Design Editorial.


    FERNANDA BASSANELLO

    +

    Graduada em Marketing e pós-graduada em Propaganda e Marketing, atua como gerente de conta na Kantar Millward Brown, na área de segmentação de mercado.


    FERNANDA LEITE

    +
    Empreendedora da moda trilíngue (português, inglês e espanhol), com mais de 18 anos de experiência internacional colaborando com designers de moda e desenvolvedores de produtos na criação de marcas e linhas de produtos, além de mais de 10 anos de experiência como professora universitária de cursos de moda em gestão de produtos, marketing de moda e empreendedorismo na moda. Possui excelentes habilidades de comunicação, construção de relacionamento, liderança, pensamento crítico, coaching e gestão.

    FERNANDO DINELLI

    +

    Possui mais de 20 anos de experiência, sua carreira foi desenvolvida na indústria de Marketing e Publicidade, com sólida experiência em Marketing/Planejamento Publicitário e Desenvolvimento de Novos Negócios e mais de 4 anos como parceiro de um estúdio móvel inovador. Como professor de Marketing, já deu aula em curso de Seminários Avançados de Marketing – Empreendedorismo; Tendências; Técnicas; Modelos; Marketing Digital: Curso de Gestão e Relacionamento da Informação (CRM) e Marketing Móvel: Cenário de Negócios, Técnicas Estratégicas e Táticas Móveis, Modelos de Mercado.


    FERNANDO SOUZA

    +

    Fernando Souza é consultor e professor de Negócios Digitais, Marketing e Mídias Sociais, publicitário, palestrante e empreteco. Possui 20 anos de atuação no mercado digital e 10 como empreendedor. É docente em cursos de pós-graduação de UX e Marketing e Comunicação de Moda no IED, Marketing e Negócios e E-commerce, além de palestrar em convenções, capacitar equipes e conduzir treinamentos e workshops para diversas instituições, entre elas: Globosat, Hospital Israelita Albert Einstein, Jornal do Commercio, Danone, Vida Funcional, Sabrina Sato, Outlet Lingerie, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, G.O.Eyewear (Cartier, Montblanc, Ana Hickmann etc.), Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass e Shopping Eldorado. Desenvolveu projetos para Editora Planeta, Alpargatas, Instituto Rodrigo Mendes, Portal Lunetas, Aprendiz, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Alana, Corinthians, Editora Abril, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.


    GISELE REGISTRO

    +

    Graduada em Administração de Empresas (FAAP), mestre profissional em Administração de Empresas (FIA Business School), MBA em Marketing (USP/FEA), graduada em Administração Industrial (USP/Fundação Vanzolini) e especializada em Varejo (USP/PROVAR). Possui mais de 20 anos de experiência de sucesso na área comercial de grandes empresas multinacionais, sendo 15 anos diretamente responsável pelos resultados da área. Grande habilidade em negociação com clientes, key accounts e fornecedores em todo território nacional; desenvolvimento de unidade de negócios para atuar no mercado premium e luxo; exploração e desenvolvimento de canais alternativos de venda e parcerias estratégicas (B2B e B2C); habilidade em estratégia de entrada no mercado, planejamento estratégico e gestão financeira; fortes resultados históricos com foco na constante superação de metas, principalmente em cenários de alta complexidade; facilidade de relacionamento com o mestre dos processos de liderança, gestão, criação, desenvolvimento e motivação de equipes multifuncionais.


    GUSTAVO CAVALHEIRO

    +

    Publicitário (Research & Insight Build Manager da CRANE.is), professor universitário com doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), mestre e doutor em Comunicação e Semiótica da PUCSP (bolsista CAPES — 2010/2014); especialista em Design Gráfico pela Belas Artes de SP (2002) e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (1998). É professor em cursos de pós-graduação, graduação e extensão.


    INGRID PERGENTINO

    +

    Bacharel e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Mercado e Consumo, MBA em Gestão Empreendedora e MBA em Gestão e Estratégia em varejo. Coach Certificada em The Coaching Clinic pela CCU (Corporate Coach U). Atua há 9 anos como diretora da i9Vendas em atividades de consultoria, treinamento, palestras e Coach com o atendimento a empresas como Riachuelo, Renner, Camicado e outras.


    LORENA BORJA

    +

    É futurista com 20 anos de experiência em pesquisa de tendências, desenvolvimento de produtos e branding para indústrias Criativas. É professora da área de tendências, possui Mestrado em Design Management pela London College of Fashion. Atuou em grandes empresas de moda, beleza e varejistas como gerente geral de Estilo na Lojas Marisa, gerente de marca na Contém1g makeup e gerente de marketing de produto na Focus Têxtil. Hoje é proprietária da consultoria Lorena Borja, que pesquisa tendências de Comportamento, Produto e Marca.


    MARIA JOSé ORIONE

    +

    Formada em Engenharia Mecânica Têxtil com especialização em MáquinasTêxteis pela “Scuola Superiore Mecanotessile e Tessile”, de Pordenone, Itália. Atualmente é Diretora de Planejamento Estratégico e Marketing na Capricórnio Têxtil. Atua no setor Jeanswear há mais de 20 anos com vivências anteriores na Tavex/Santista, Zoomp, e SantaConstância Tecelagem.


    ROSANGELA MARTINS

    +

    Com mais de 15 anos de experiência no mercado digital, Rosangela iniciou sua carreira na área publicitária, atendendo clientes como Schrader Bridgeport, Rádio Metropolitana FM, Imprensa Oficial e Grupo CBS de Comunicação, e introduziu a cultura das mídias sociais em marcas como Leroy Merlin, Grupo PSA, Centauro e Lancôme do Brasil.

    Atualmente, é gerente de Marketing focada em branding e conteúdo na Blue Group, foi supervisora de planejamento digital na WMcCann e coordenadora do branding do Walmart.com, um dos maiores varejos online do Brasil, onde desenvolveu uma estratégia de relacionamento e conteúdo capaz de aproximar a marca do consumidor, influenciando de forma positiva na reputação e presença do e-commerce nos ambientes digitais.


    CAROL PICCIN

    +

    Carol Piccin é gestora ambiental com foco em inovação para sustentabilidade e sócia-diretora da MateriaBrasil, cujo objetivo é inspirar para que o modelo de produção e consumo seja mais equilibrado com o planeta. Pesquisando produtos e tecnologias mais responsáveis, iniciou-se um banco de dados bem robusto e, hoje, a empresa está presente no Rio de Janeiro e em São Paulo com o sonho de montar uma “materioteca”, um local que respira inovação para pesquisa e desenvolvimento de produto. Carol acredita que é por meio do despertar do indivíduo como agente de mudança que alcançaremos uma economia mais sustentável.


    ANA FOSSATI

    +

    Profissional de marketing com sólida experiência em gestão de marketing, marcas e produtos, vivenciada em grandes empresas de bens de consumo e varejo tais como Nestlé, Nissin, JDE, BRF e Grupo Bunge, tendo como principais qualificações a experiência com o desenvolvimento de Planos Estratégicos de longo prazo para as marcas, assim como sua implementação, incluindo todas as etapas de planejamento, execução e avaliação de resultados; implementação e monitoramento dos principais KPIs de negócio como Market Share, rentabilidade, hábitos de consumo e Brand Health; forte vivência em Consumer Insights e análise de todo o ambiente competitivo, trabalhando com pesquisas de mercado contínuas, assim como com estudos Ad Hoc; gestão integrada das agências parceiras (propaganda, digital, PR, branding); liderança de equipe nas atividades de Marketing, assim como de times multifuncionais em projetos de inovação de produtos, envolvendo desde a elaboração de um pipeline até o planejamento e execução do mesmo, e vivência internacional em treinamentos, workshops e reuniões. É mestre em Gestão de Negócios (FIA), tendo como tema de pesquisa a Gestão de Marcas e o Branding.

    Início das aulas: 21/09/2022
    Horário: SEGUNDAS E QUARTAS das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.685,25
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento
    Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições

    DISCIPLINAS
    FASE I – FUNDAMENTOS EM MODA E MARKETING
    Panorama e tendências18h
    Cultura e história de moda18h
    Marketing Aplicado à Moda18h
    Comportamento de consumo18h
    Cadeia têxtil e a nova indústria18h
    Sustentabilidade e novos valores do mercado18h
    FASE II – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
    Design Thinking no negócio de moda18h
    Gestão de produtos e serviços de moda18h
    Branding18h
    Visual Merchandising18h
    Pesquisa e segmentação de mercado18h
    Varejo de moda online e offline18h
    FASE III – COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
    Planejamento de Comunicação18h
    Plataformas digitais18h
    Relações Públicas18h
    Imagem de moda18h
    Marketing de Relacionamento18h
    Inteligência de mercado18h
    Projeto Integrado e Mentoria36h
    Trabalho de Conclusão de Curso40h
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    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.